AVALIANDO OS TEXTOS

"Avaliar uma produção escrita não é simplesmente observar se ela está escrita de modo correto, não é acionar a gramática como árbitro absoluto, mas é observar os fenômenos em uso (inclusive os relacionados à análise linguística) e os efeitos de sentido provocados pela escrita, tendo em vista seu espaço de circulação. Isso significa que a avaliação só exercerá uma função formativa se, efetivamente, contribuir para que os alunos construam, consolidem e ampliem sua capacidade como escritores letrados, autônomos, críticos e historicamente situados".

Elizabeth Marcuschi

Bem-vindo ao especial sobre Avaliação de Textos! A seguir, você encontrará uma seleção de materiais que complementam e ampliam o trabalho de avaliação. Por isso, antes de continuar, é importante que você já tenha realizado o curso autoformativo disponível no Portal Escrevendo o Futuro.

     

Bate-papo virtual: Avaliação de Textos

Avaliar as produções dos alunos definitivamente não é tarefa fácil. Qual a melhor maneira de cumprir esse desafio? Como fazer desse momento um processo formativo? Como ser um avaliador e não apenas um corretor de textos? Como avaliar, segundo os critérios da Olimpíada? Essas e muitas outras questões foram tratadas em um bate-papo virtual com Cristiane Mori.

Avaliar é preciso. Saber como, também

Entre os maiores dilemas de quem trabalha com a produção de textos em sala de aula está a maneira de como avaliá-los. A professora Lívia Suassuna, da Universidade Federal de Pernambuco, propõe novas formas de lidar com a questão. Para ela, as produções devem ser confrontadas e discutidas pelo professor num processo de escrita e reescrita. “Só o vai e vem do texto permite a aprendizagem, o investimento, a descoberta de novos caminhos”.
    


      

Análise de textos

Para auxiliar professores e avaliadores a esmiuçarem o que os alunos-autores têm a dizer nas múltiplas camadas de suas escritas, selecionamos um texto de cada um dos gêneros – poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião - e analisamos de acordo com os critérios propostos na Coleção da Olimpíada.

Para saber mais

Avaliação em Língua Portuguesa

Neste vídeo, Lívia Suassuna, da UFPE, trata de diferentes aspectos da avaliação em língua portuguesa: o papel da avaliação na escola, a relação entre avaliação e organização curricular e a importância da avaliação para os processos de letramento e alfabetização.

Parte I
Parte II
         
Saber perguntar ao texto do aluno

Professora Maria Imaculada Pereira fala sobre a importância de criar uma interlocução entre professor e aluno no processo da escrita.

Avaliar x corrigir: Como perceber e levar em conta o "eu" que está no texto do seu aluno?

Revista Na Ponta do Lápis nº 24, edição especial sobre avaliação

Percurso Formativo | Aprimoramento de Texto

Conteúdos selecionados para aprimorar as produções textuais da turma.

A mediação docente no processo avaliativo da produção textual

Pesquisa que investiga intervenções realizadas por professoras em situações de produção, revisão e reescrita textuais.

SEMPRE TEMOS UM CANAL ABERTO COM VOCÊ

Dúvidas ou sugestões? Compartilhe conosco! Não se esqueça de deixar seu comentário, queremos ouvir (ler) você.