Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua formação/cursos on-line

O processo de escrita: nos passos do miniconto 2024

Quero me inscrever!

Público-alvo

Professoras(es) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Carga horária

30 horas

Certificados

30 horas

Público-alvo

Professoras(es) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Carga horária

30 horas

Certificados

30 horas

Reflita sobre os desafios do processo da escrita e a construção da autoria!

Objetivos


  • Refletir sobre os desafios da escrita, o processo de escrita, a construção da autoria e a reescrita;
  • Vivenciar uma sequência didática sobre a escrita e a reescrita de minicontos;
  • Analisar atividades de escrita na escola;
  • Revisar e aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino de produção escrita.

 

Programa


O curso está organizado em quatro unidades:

Unidade 1:

  • Experienciar o desafio de escrever um miniconto;
  • Conscientizar-se dos desafios da escrita;
  • Refletir sobre possíveis estratégias de escrita;
  • Estabelecer relações entre leitura e escrita no ensino de produção escrita.

 

Unidade 2:

  • Experienciar a leitura, a escrita e o compartilhamento de minicontos;
  • Analisar as características do gênero miniconto;
  • Compreender que a escrita acontece a partir da própria escrita e envolve atividades de preparação para a escrita;
  • Compreender que a escrita é resultado da relação dialógica entre escritora/or e leitora(or);
  • Refletir sobre atividades de ensino de produção escrita.

 

Unidade 3:

  • Analisar aspectos que constroem a autoria de um texto;
  • Conscientizar-se da importância de encontrar sua própria voz para posicionar-se na escrita;
  • Analisar a natureza social e coletiva da autoria;
  • Refletir sobre a construção da autoria como um processo pedagógico que envolve participação social em práticas reais com a escrita.

 

Unidade 4:

  • Avaliar os efeitos de sentido pretendidos a partir de comentários sobre o seu texto e, então, reescrevê-lo;
  • Compreender que a reescrita é parte do processo de escrita;
  • Compreender que a reescrita não é resultado de um processo solitário, mas demanda a interlocução com uma leitora ou um leitor;
  • Compreender os critérios de avaliação textual como algo negociado coletivamente;
  • Refletir sobre atividades de ensino de escrita que promovam o autorar.

Metodologia


É um curso autoformativo. Isso significa que foi desenhado para ser realizado sem a presença de uma pessoa, formadora ou formador, que acompanhe o percurso. A mediação da aprendizagem acontece por meio de explicações e reflexões a partir de respostas às atividades. Em cada atividade, a(o) cursista será convidada(o) a usar seu conhecimento sobre o conteúdo em foco e, após concluir, poderá refletir acerca do que respondeu a partir de devolutivas e comentários.

Para oferecer uma aprendizagem colaborativa, mesmo através de um curso autoformativo, criamos espaços para trocas sobre os  conteúdos estudados, reflexões sobre as convicções construídas ao longo da formação e também para o compartilhamento de experiências pessoais. As trocas entre as(os) cursistas multiplicam conhecimentos: o que era uma relação da(o) cursista somente com os materiais do curso passa a ser uma relação com os materiais, com as ideias e as indicações de colegas, com as perguntas a partir dessas conversas e, assim, pouco a pouco, se constrói uma comunidade de aprendizagem.

Público-alvo


Professoras(es) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e educadoras(es) que atuam em outras instâncias que tenham interesse no ensino da escrita.

Carga horária e Certificação


Para obter e emitir a certificação de 30h, a(o) cursista deve:

  • Realizar a avaliação diagnóstica Meu ponto de partida, na Unidade de Boas-vindas, e Ponto de chegada, na Unidade de Conclusão.
  • Preencher as avaliações de satisfação de cada Unidade.
  • Preencher a avaliação de satisfação ao final do curso.

O que é preciso para participar


  • Dispor de cerca de 30 horas no período de aproximadamente dois meses.
  • Dispor de conexão estável regular com a internet.
  • Ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso a última versão do programa gratuito: Adobe Reader.

 

Em caso de dúvidas e informações sobre os cursos on-line do Programa Escrevendo o Futuro, envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br. As mensagens serão respondidas em até 24 horas, nos dias úteis.

Quero me inscrever!
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000