Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

Histórico do Programa: 2002-2023

Criado em 2002 pelo Itaú Social e o Cenpec, com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras, o Programa Escrevendo o Futuro transformou-se em política pública em 2008, por meio da parceria com o Ministério da Educação e a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Navegue pela linha do tempo abaixo e conheça os principais destaques de cada ano.

 

Escolha um ano

2002
No ano de criação do Programa Escrevendo o Futuro, foi realizada a primeira edição do concurso, que à época chamava-se Prêmio Escrevendo o Futuro. O concurso era voltado para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em três gêneros textuais: Poema, Artigo de opinião e Reportagem turística. Para auxiliar o trabalho docente, foi produzido o Kit Itaú de Criação de Textos, que reunia orientações sobre as oficinas dos gêneros textuais.
2003
Em 2003, foram promovidas ações de formação de educadores(as), com o fornecimento de material pedagógico (vídeos e publicações) com o objetivo de ampliar seus repertórios de práticas de ensino de leitura e escrita. Também foram produzidos os materiais de apoio “Voz do Aluno”, a partir da análise dos textos dos alunos semifinalistas do primeiro concurso, e “Voz do Professor”, com base nos relatos de prática elaborados pelos(as) seus(suas) professores(as).
2004
O programa seguiu sua realização em duas vertentes: o concurso, nos anos pares, e as ações de formação presenciais e a distância, nos anos ímpares. Em 2004, o gênero Reportagem foi substituído por Memórias Literárias.
2005
A criação da Revista Na Ponta do Lápis, distribuída a todos os professores participantes, e da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, ambiente virtual do Programa, marcaram o ano de 2005.
2006
Em mais um ano de concurso, o Kit Itaú de Criação de Textos passou por uma revisão e o Programa passou a premiar também os professores na categoria Relato de Prática.
2007
Até 2007, podiam participar do Programa Escrevendo o Futuro escolas, professores e alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, escolhendo um dos gêneros: Poesia, Memórias Literárias ou Artigo de Opinião.
2008
No ano de 2008, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, ampliando a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos: além do 5º e do 6º anos, foram incluídos os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os 2º e 3º anos do Ensino Médio. O programa foi incluído como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação e o concurso passou a ser denominado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, aumentando a abrangência do Programa.
2009
Em 2009, os encontros de formação presencial foram pautados pela Maleta do Formador, com materiais destinados a reuniões pedagógicas. Também foi produzido o Jogo Q.P. Brasil, para contribuir com a melhoria da capacidade argumentativa dos alunos de Ensino Médio.
2010
Em 2010, 2ª edição da Olimpíada, foram enviadas a todas as escolas públicas - que atendem um ou mais anos escolares entre o 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio - a "Coleção da Olimpíada", material com Cadernos do Professor nos gêneros: Poema, Crônica, Memórias Literárias e Artigo de Opinião. O material apresentou uma sequência didática, organizada em oficinas e planejada para estimular a vivência de uma metodologia de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais.
2011
2011 foi o ano de três grandes ações de formação: o Seminário "A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes", que reuniu professores, técnicos de secretarias e especialistas de universidades públicas; lançamento do curso a distância "Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas", oferecido para professores e técnicos de todo o Brasil, e realização do curso "Caminhos para o ensino da escrita", com encontros presenciais realizados nas 27 UFs.
2012
No ano de 2012, a 3ª edição da Olimpíada lançou o Caderno Virtual Pontos de Vista, com a sequência didática do gênero Artigo de Opinião adaptada para o meio digital, áudios, vídeos e jogos. Além disso, abriu novas turmas no curso a distância "Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas". A Comunidade Virtual passou a se chamar Portal Escrevendo o Futuro, e ganhou novas seções interativas. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro envolveu todos os Estados e mais de 91% dos municípios brasileiros, contando com a participação de mais de 100 mil professores em todo o país.
2013
Em 2013, a Olimpíada ofereceu mais turmas do curso a distância "Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas" e apoiou encontros de formação presencial realizados pelas Secretarias de Educação municipais e estaduais. Além disso, também organizou o "Seminário Nacional Olimpíada em Rede", que reuniu educadores e especialistas envolvidos com políticas públicas para o ensino da língua portuguesa, e que atuam nas ações de formação presencial e a distância.
2014
No ano de 2014, a 4ª edição do Programa lançou os Cadernos Virtuais, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos). Nos cursos a distância ampliou as turmas do curso "Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas" e lançou um novo curso, "Caminhos da Escrita". A Olimpíada manteve a abrangência em todos os Estados brasileiros: participação de 91% dos municípios e mais de 170 mil inscrições.
2015
Em 2015, além de aumentar as turmas dos cursos a distância "Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas" e "Caminhos da Escrita", o Programa passou a oferecer um novo curso, "Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula". Realizou o "Seminário Internacional Escrevendo o Futuro" com o tema "Práticas de escrita: da cultura local à sala de aula" e apoiou as formações presenciais realizadas pelas secretarias de educação municipais e estaduais.
2016
Em 2016, o Programa realizou a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, com a participação de 4.876 municípios brasileiros, cerca de 40 mil escolas envolvidas e mais de 170 mil inscrições de professores. Lançou os Percursos Formativos - um diagrama interativo que oferece autonomia para o educador escolher seu caminho de formação. Novas turmas dos cursos on-line "Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas", "Caminhos da Escrita" e "Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula" também foram oferecidas ao longo do ano, além de diversos recursos didáticos interativos, disponibilizados no Portal.
2017
Em 2017, foi realizado o “Seminário Nacional Escrevendo o Futuro: com a palavra, o professor-autor”, que reuniu educadores e pesquisadores para discussões e trocas de experiências sobre o ensino da leitura e da escrita nas diferentes regiões do país. Também foram realizadas formações presenciais e oferecidas vagas para os cursos on-line "Caminhos da escrita", "Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas" e "Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula". No Portal foram inauguradas duas novas seções: Literatura em Movimento e Banco acadêmico, que reúne pesquisas de todo o país sobre os materiais formativos do Programa.
2018
No ano de 2018, a equipe do Programa percorreu o país para conversar com os diversos grupos envolvidos em suas ações e redesenhar o formato da Olimpíada de Língua Portuguesa. Entre as novidades, destaca-se a inclusão do gênero Documentário. Além das formações presenciais e da abertura de vagas para os cursos a distância já existentes, foram criados dois novos cursos on-line: "Avaliação textual: análises e propostas” e “Nas tramas do texto”. Já os Percursos Formativos ganharam uma nova ferramenta, os “Planos de aula / Pautas de formação” – um espaço para os professores ou formadores planejarem suas aulas a partir dos conteúdos disponíveis.
2019
Em 2019, foi realizada a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Além da inclusão de um novo gênero, o Documentário, a Olimpíada passa a homenagear um(a) escritor(a). Neste ano, foi escolhida a autora Conceição Evaristo. Também foi lançada a websérie “Meu lugar tem histórias - Olimpíada de Língua Portuguesa: uma escrita coletiva sobre o Brasil”, que narra as transformações na vida de seis estudantes e uma professoraao participarem da Olimpíada. Outra novidade foi o lançamento do jogo de aprendizagem “Pontos de vista”, que convida os estudantes a treinar a argumentação. Além disso, foram oferecidas vagas para os cursos on-line do Portal.
2020
Para apoiar professores durante o período da pandemia, o Programa Escrevendo o Futuro elaborou e disponibilizou recursos didáticos, textos, áudios, vídeos e lives em 2020. Também organizou formações estaduais remotas para professores e multiplicadores da Olimpíada de Língua Portuguesa nas redes e escolas. Além disso, foram oferecidas vagas nos cursos on-line "Caminhos da escrita", "Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas", "Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula", "Avaliação textual: análises e propostas" e "Nas tramas do texto". Outra novidade foi a Microcertificação dos Percursos Formativos para os educadores.
2021
Em 2021, foi realizada a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa que, pela primeira vez, ocorreu de forma remota por conta da pandemia. Foram destaques o novo formato do concurso com foco nos Relatos de prática, a participação do(a) professor(a) com toda a turma de estudantes nos Encontros de Semifinalistas e o critério da reserva de vagas para docentes que atuam em escolas com Inse (Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica) baixo ou muito baixo, e que estão abaixo da meta regional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Uma música foi composta especialmente para esta edição, que homenageou a escritora Geni Guimarães. Também foram oferecidas vagas nos cursos on-line do Portal.
2022
Neste ano, as ações do Programa Escrevendo o Futuro serão focadas no apoio ao trabalho dos(as) professores(as). As ações formativas incluem a oferta de cursos on-line mediados e autoformativos, a disponibilização de materiais de apoio pedagógico, a realização de webinários com especialistas, além da publicação de conteúdo especial sobre a escrita do relato de prática. Outra novidade é a formação para docentes que atuam em escolas com Inse (Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica) baixo ou muito baixo, e que estão abaixo da meta regional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
2023
O Programa Escrevendo o Futuro ganha nova identidade visual em seus canais de comunicação, como boletim e redes sociais. O Portal, reestruturado para facilitar o acesso aos conteúdos, estreia a seção “Sala de professoras” para o diálogo com docentes e dedica um espaço exclusivo para a revista Na Ponta do Lápis, que chega à 40ª edição. Ocorre o lançamento dos cursos on-line “A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal” e “O processo de escrita: nos passos do miniconto”. Em parceria com o Cenpec, é criado o podcast “Educação na ponta da língua” que promove debates sobre temas pertinentes à educação.

Histórias do Escrevendo o Futuro

Em mais de vinte anos do Programa Escrevendo o Futuro, muitas são as histórias vividas pelas(os) participantes, estudantes, professoras(es) e comunidades. Experiências em sala de aula ou fora dela, provocadas por um texto, um encontro, um passeio ou pesquisa, um causo narrado, pela opinião construída.

Conheça histórias e situações únicas que marcaram a vida de gente dos quatro cantos do Brasil.

Imagem de capa Aprendizagem no sangue e na ponta da Língua
histórias do Escrevendo o Futuro

Aprendizagem no sangue e na ponta da Língua

Conheça a história das irmãs Bianca e Brenda que podem conquistar um inédito “bi” na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Imagem de capa Garantir um lugar no Futuro
histórias do Escrevendo o Futuro

Garantir um lugar no Futuro

Em Santa Catarina, seis cidades se unem para lançar um livro com textos de estudantes que participaram da Olimpíada. Saiba mais.

Imagem de capa De onde é aquele sotaque que passou ali?
histórias do Escrevendo o Futuro

De onde é aquele sotaque que passou ali?

De onde é aquele sotaque que passou ali?

histórias do Escrevendo o Futuro

Eu sou o lugar onde vivo

Numa escola indígena, a memória dos mais velhos, transformada pelos estudantes em versos e narrativas, torna-se fer (...)
Objeto assine Newsletter

Fique por dentro! Cadastre seu e-mail e receba as novidades do portal.

inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000