Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / histórias do Escrevendo o Futuro

De onde é aquele sotaque que passou ali?

Luiz Henrique Gurgel

07 de agosto de 2023

Ouvir a língua portuguesa sendo falada das formas mais diversas é uma das experiências mais marcantes para quem participa das oficinas para semifinalistas da Olimpíada, reunindo estudantes e professores de todo o Brasil.

 

A cada edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, durante as oficinas regionais que reúnem semifinalistas do concurso, uma das coisas mais surpreendentes de observar é a Babel de sotaques brasileiros, presente nas falas de estudantes e professores de todo o país. Esses encontros ocorrem sempre em hotéis, nalguma capital estadual, e é um evento a parte. A surpresa ao ver como outros utilizam a mesma língua que a sua, acaba por se tornar uma experiência enriquecedora. Estudantes e professores têm a oportunidade de conhecer tantos Brasis quanto possível por meio de meninos e meninas, homens e mulheres que vivem nos nossos mais distantes recantos, com modos de vida diferentes e - quem disse que não? – falando um português diferente. É comum se deparar com estrangeiros, hospedados nesses mesmos hotéis, admirados pelo mosaico da nossa diversidade com seus sotaques, tons de pele, jeitos de andar e de sorrir, oportunidade única de conhecer o Brasil inteiro num só lugar, por meio de amostras de sua gente e dos modos distintos como se utilizam da mesma língua.

Em 2010, durante a semifinal do gênero Crônica que aconteceu em Curitiba (PR), os sotaques, as prosódias ou a novidade de ouvir pela primeira vez palavras e expressões típicas de uma região fascinaram a estudante Jamila de Sousa Azevedo, de Macapá (AP). Curiosa, a cada colega que passava por ela falando pelos corredores do hotel, nas atividades, ou nos passeios programados, ela perguntava a quem estivesse por perto: “De onde é aquele sotaque que passou ali?”. Jamila, que jamais havia saído de seu Estado, foi rápida ao entender a situação que vivia, transformando o sotaque em signo de identidade. Nos crachás que estudantes e professores ostentavam no peito, ela e os hóspedes estrangeiros ainda podiam ter outra experiência de diversidade ao ler e pronunciar nomes de cidades brasileiras: Caiapônia (GO), Regeneração (PI), Marataízes (ES), Derrubadas (RS), Xanxerê (SC), Bacabeira (MA), Poconé (MT), Japaratuba (SE), Manacapuru (AM), Goioerê (PR), Chalé (MG), Salinas da Margarida (BA), Itaquaquecetuba (SP).

“Oportunidade que abre um mundão de possibilidades de identidades para além das [identidades] locais”, explicou o linguista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pedro de Moraes Garcez, que realiza oficinas para professores da Olimpíada. Ele diz que esse tipo de convivência permite que professores e principalmente estudantes ouçam, talvez pela primeira vez e de uma maneira inescapável, outros sotaques, ou as outras variedades da língua. É gente do Acre ao lado de alguém do interior de Minas ou de São Paulo; outra que veio de Roraima, na divisa com a Guiana, encontra-se com alguém que vive na zona rural de Santa Catarina onde ainda há quem fale alemão. E o que dizer então se a criança for índia xavante, do interior do Mato Grosso, e que fala com desenvoltura sua língua nativa e o português? (Aliás, clique aqui para conhecer a história desse menino, que chegou à final da Olimpíada em 2010).

O caldeirão cultural, sonoro e linguístico, em que se transformam as oficinas para os semifinalistas alimenta o espírito de quem passa por lá. Também funciona, de certa forma, como um espelho que ajuda a enxergar-se e a perceber-se no reflexo do outro. Portanto, não é apenas pela oportunidade de interiorização e de reflexão que o trabalho com a escrita permite, que isso acontece, mas porque ao ouvir a reação ao seu sotaque, o estudante se dá conta que não apenas os outros, mas ele também tem... sotaque. E para quem está na fase de descobertas do mundo – como todo estudante – esta experiência não é nem um pouco banal. É chance de se ver com o outro, de captá-lo e entendê-lo.  De perceber o que diferencia e também o que une. Quem diria que para esses meninos e meninas, os sotaques poderiam proporcionar tanta coisa.

 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literaturas e identidades, ensino de literatura, formação leitora, literatura de autoria feminina

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poema, poesia, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000