Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Novas turmas do curso “O processo de escrita: nos passos do miniconto” estão com inscrições abertas

Saiba mais sobre a formação on-line e gratuita e inscreva-se!

Escrevendo

24 de abril de 2024

O Programa Escrevendo o Futuro abre inscrições para novas turmas do curso on-line e gratuito “O processo de escrita: nos passos do miniconto”, voltado para professoras e professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e pessoas interessadas no ensino e aprendizagem de escrita e leitura. A formação oferece 1000 vagas e dá direito a certificado de 30 horas (carga horária total do curso). Flexível, o curso pode ser feito de acordo com a disponibilidade de tempo de cada participante, nos dias e horários de sua preferência.

Inscrição

Este é o segundo de uma trilogia de cursos que busca incentivar professoras(es) a revisitar suas próprias práticas de escrita de forma reflexiva e relacioná-las às propostas de produção textual que desenvolvem com suas turmas. “Um convite para repensar o ensino e o fazer pedagógico através de memórias, relatos pessoais e práticos, da vivência reflexiva desses processos de escrita e também das trocas com estudantes e entre colegas. Sensibilizar as(os) professoras(es) para que possam calibrar suas práticas e com isso despertar o interesse e incentivar alunas e alunos a escreverem”, explica Margarete Schlatter, uma das idealizadoras dos cursos.

Nesta formação, as(os) cursistas são convidadas(os) a vivenciar uma sequência didática sobre a escrita e reescrita de minicontos. Além de proporcionar reflexões sobre os desafios do processo de produção de textos e a construção da autoria, o curso permite o aprofundamento sobre o ensino da produção escrita na escola a partir de conteúdos reflexivos, atividades interativas e fóruns de produção escrita e de discussões temáticas. “Criamos também um espaço aberto para todo tipo de troca, seja pessoal ou pedagógica, o ‘Sala de professoras e professores’. De alguma forma, tenta reproduzir on-line o que acontece na escola, apostando  que efetivamente a formação acontece de forma consistente e robusta na troca entre professoras e professoress”, pontua Margarete.

Os cursos relacionam as práticas escritas com a criação lúdica e artística por meio de metáforas e, neste segundo curso, a inspiração é a dança.. “É um convite para dançar, para fruir e escrever minicontos. O foco é refletir sobre o processo de escrita e sobre a autoria. Nos fóruns de trocas de experiências a gente traz uma discussão sobre a inteligência artificial, de como a autoria é entendida a partir daí”, conta a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Saiba mais e inscreva-se!

  • Número de vagas: 1000.

  • Quem pode se inscreverprofessoras e professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e pessoas interessadas no ensino e aprendizagem de escrita e leitura.

  • Data de abertura das inscrições: dia 24 de abril.

  • Período de oferta do curso: de 24 de abril a 02 de setembro.

  • Carga horária e certificação: certificado de conclusão de 30 horas.

  • Clique no botão “Inscreva-se” em destaque no início desta notícia. Importante: para fazer sua inscrição, é necessário ter um cadastro no Portal Escrevendo o Futuro (aqui) e estar logado no momento de se inscrever. Caso tenha dúvidas ou dificuldades, acesse o tutorial de inscrição para desktop ou smartphone.

  • Dúvidas e informações:  envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br.

  • Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Inscrição

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Abril indígena: aproximando as narrativas dos povos originários do cotidiano escolar
especiais

Abril indígena: aproximando as narrativas dos povos originários do cotidiano escolar

Veja o especial que reúne conteúdos sobre literatura e culturas indígenas para auxiliar no planejamento anual de suas aulas

planejamento docente, formação leitora, ensino de leitura literária, culturas indígenas, literatura indígena

Imagem de capa de Uma ampliação de Pontos de Vista
sobre o Programa

Uma ampliação de Pontos de Vista

Saiba o que mudou na nova edição do Caderno Docente de artigo de opinião

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000