Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

“A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal”: inscrições abertas para o curso on-line e gratuito!

Saiba mais sobre a formação e veja como se inscrever

Escrevendo

10 de abril de 2024

Estão abertas as inscrições para o curso do Programa Escrevendo o Futuro: “A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal”, voltado para professoras(es) dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a formação é gratuita, on-line, oferece 1000 vagas e dá direito a certificado de 30 horas.

Inscrição

Segundo uma das autoras, Giovana Segat, “exercitar a escrita ajuda a(o) docente a se colocar no lugar de sua(seu) estudante, relembrar como a atividade pode ser desafiadora e o quanto é necessário ter coragem para se expor por meio de um texto”. E complementa: “Propomos atividades que vão apoiar as(os) professores em sala de aula, mas que também podem reverberar em sua atuação na sociedade como um todo”, resume. Flexível, o curso pode ser feito de acordo com a disponibilidade de tempo de cada participante, nos dias e horários de sua preferência. “Fizemos um curso pensando nas condições de trabalho de professoras e professores, que é muitas vezes exaustiva, e em como viabilizar a necessidade e desejo de continuarem investindo na sua própria formação, por isso a carga horária menor e possível de ser cumprida com flexibilidade”, explica Alana Queiroz, coordenadora de produção do curso.

Partindo da reconstrução de memórias afetivas sobre a escrita, “A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal” aborda temas como a função social do texto, os diferentes gêneros textuais e a avaliação da produção escrita, além de proporcionar reflexões sobre as práticas de ensino. “Buscamos proporcionar uma vivência prática e, em seguida, propor uma reflexão a partir dessa experiência. É um formato que tem a ver com o próprio processo de escrita”, conta Margarete Schlatter, uma das autoras.

Para construir uma comunidade de aprendizagem virtual, a formação ainda conta com fóruns de discussões temáticas e o "Sala de professoras e professores", que permite a interação livre entre as(os) cursistas. “O curso coloca a experiência com a escrita no centro, iniciando com a retomada de memórias afetivas, passando pelo convite de escrever com leveza e prazer, e caminhando em direção ao registro reflexivo e compartilhado dos desafios e aprendizados do dia a dia do fazer docente”, reflete Tereza Ruiz, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro.

Veja como se inscrever!

  • Número de vagas: 1000.

  • Quem pode se inscrever: professoras e professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e pessoas interessadas no ensino e aprendizagem de escrita e e leitura.

  • Data de abertura das inscrições: dia 10 de abril.

  • Período de oferta do curso: de 10 de abril a 02 de setembro.

  • Carga horária e certificação: certificado de conclusão de 30 horas.

  • Clique no botão “Inscreva-se” em destaque no início desta notícia.  Importante: para fazer sua inscrição, é necessário ter um cadastro no Portal Escrevendo o Futuro (aqui) e estar logado no momento de se inscrever. Caso tenha dúvidas ou dificuldades, acesse o tutorial de inscrição para desktop ou smartphone.

  • Dúvidas e informações: envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br.

  • Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Inscrição

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Abril indígena: aproximando as narrativas dos povos originários do cotidiano escolar
especiais

Abril indígena: aproximando as narrativas dos povos originários do cotidiano escolar

Veja o especial que reúne conteúdos sobre literatura e culturas indígenas para auxiliar no planejamento anual de suas aulas

planejamento docente, culturas indígenas, literatura indígena, ensino de leitura literária, formação leitora

Imagem de capa de Uma ampliação de Pontos de Vista
sobre o Programa

Uma ampliação de Pontos de Vista

Saiba o que mudou na nova edição do Caderno Docente de artigo de opinião

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, formação docente, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000