Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

“A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal”: inscrições abertas para o curso on-line e gratuito!

Saiba mais sobre a formação e veja como se inscrever

Escrevendo

10 de abril de 2024

Estão abertas as inscrições para o curso do Programa Escrevendo o Futuro: “A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal”, voltado para professoras(es) dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a formação é gratuita, on-line, oferece 1000 vagas e dá direito a certificado de 30 horas.

Inscrição

Segundo uma das autoras, Giovana Segat, “exercitar a escrita ajuda a(o) docente a se colocar no lugar de sua(seu) estudante, relembrar como a atividade pode ser desafiadora e o quanto é necessário ter coragem para se expor por meio de um texto”. E complementa: “Propomos atividades que vão apoiar as(os) professores em sala de aula, mas que também podem reverberar em sua atuação na sociedade como um todo”, resume. Flexível, o curso pode ser feito de acordo com a disponibilidade de tempo de cada participante, nos dias e horários de sua preferência. “Fizemos um curso pensando nas condições de trabalho de professoras e professores, que é muitas vezes exaustiva, e em como viabilizar a necessidade e desejo de continuarem investindo na sua própria formação, por isso a carga horária menor e possível de ser cumprida com flexibilidade”, explica Alana Queiroz, coordenadora de produção do curso.

Partindo da reconstrução de memórias afetivas sobre a escrita, “A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal” aborda temas como a função social do texto, os diferentes gêneros textuais e a avaliação da produção escrita, além de proporcionar reflexões sobre as práticas de ensino. “Buscamos proporcionar uma vivência prática e, em seguida, propor uma reflexão a partir dessa experiência. É um formato que tem a ver com o próprio processo de escrita”, conta Margarete Schlatter, uma das autoras.

Para construir uma comunidade de aprendizagem virtual, a formação ainda conta com fóruns de discussões temáticas e o "Sala de professoras e professores", que permite a interação livre entre as(os) cursistas. “O curso coloca a experiência com a escrita no centro, iniciando com a retomada de memórias afetivas, passando pelo convite de escrever com leveza e prazer, e caminhando em direção ao registro reflexivo e compartilhado dos desafios e aprendizados do dia a dia do fazer docente”, reflete Tereza Ruiz, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro.

Veja como se inscrever!

  • Número de vagas: 1000.

  • Quem pode se inscrever: professoras e professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e pessoas interessadas no ensino e aprendizagem de escrita e e leitura.

  • Data de abertura das inscrições: dia 10 de abril.

  • Período de oferta do curso: de 10 de abril a 02 de setembro.

  • Carga horária e certificação: certificado de conclusão de 30 horas.

  • Clique no botão “Inscreva-se” em destaque no início desta notícia.  Importante: para fazer sua inscrição, é necessário ter um cadastro no Portal Escrevendo o Futuro (aqui) e estar logado no momento de se inscrever. Caso tenha dúvidas ou dificuldades, acesse o tutorial de inscrição para desktop ou smartphone.

  • Dúvidas e informações: envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br.

  • Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Inscrição

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

livros, literatura, formação leitora, feiras literárias

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, multissemiose, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade, BNCC

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

literatura, poesia, planejamento docente, formação leitora, produção de texto, gênero textual, poema

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000