Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, formação leitora, literatura, livros
O mês de abril tem se consolidado como um período de intensas reflexões sobre a cultura e a história dos povos originários, reconhecendo suas contribuições para a sociedade e para a formação da identidade brasileira.
Até 2022, o 19 de abril era conhecido como o Dia do "Índio", uma palavra que carrega uma visão preconceituosa construída a partir de nosso passado colonial, associando o "índio" a "selvagem", e também escondendo toda a pluralidade de línguas, culturas e modos de viver e ver o mundo das populações originárias. Foi através de um projeto de lei de Joenia Wapichana, a primeira mulher indígena eleita deputada federal, que essa data passou a ser chamada oficialmente de Dia dos Povos Indígenas.
No contexto escolar, muitas vezes, a celebração dessa data envolvia atividades como pintar o rosto de alunas e alunos com tinta ou fazer montagens com penas, explorando representações rasas e únicas de culturas que são complexas e diversas entre si. Além de reforçar estereótipos, essas ações serviam a uma “pedagogia do evento”, ou seja, abordavam a questão indígena de forma pontual, sem de fato integrá-la ao currículo.
Pensando na importância de professoras e professores se aprofundarem em história e culturas indígenas para incluí-las em seus planejamentos anuais, reunimos nesse especial conteúdos que buscam desconstruir narrativas estigmatizantes e preconceituosas sobre os povos originários e repertoriar as abordagens em sala de aula sobre essas temáticas.
Reflexão teórica
Revista Na Ponta do Lápis – Semear, reflorestar e sonhar o Brasil
Conheça a edição nº 40 da revista Na Ponta do Lápis, que reúne diversos conteúdos com enfoque nas línguas, culturas e literatura dos povos indígenas que habitam, cultivam e preservam o território multicultural do nosso país. Neste número você encontra:
Podcast Educação na ponta da Língua
Ouça também os episódios História e cultura dos povos indígenas na educação e Línguas e literatura indígena na escola do podcast Educação na ponta da Língua, com experiências reais, desafios e reflexões de educadoras sobre o trabalho com as temáticas indígenas na sala de aula.
Literatura indígena
- A gênese maraguá e a origem do mundo
- Ka’apora’rãga e as mães da mata
- Meus olhos bonitos
No Portal, você ainda encontra uma entrevista com o autor e o plano de aula Apresentando a literatura indígena: orientações para a leitura do conto “A gênese Maraguá e a origem do mundo”, de Yaguarê Yamã, elaborado pela pesquisadora e escritora Macuxi Sony Ferseck.
Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, formação leitora, literatura, livros
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
multissemiose, letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, BNCC, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade
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