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Uma ampliação de Pontos de Vista

Caderno Docente sobre Artigo de Opinião ganha edição nova em folha!

Camila Prado

27 de março de 2024

O Caderno Docente Pontos de Vista, voltado ao gênero Artigo de Opinião, acaba de ser renovado. O volume traz ainda mais frescor à coletânea de Cadernos Docentes que, recentemente, ganhou seu sexto volume, sobre o gênero Biografia.

Destinados a professoras e professores de Língua Portuguesa, os Cadernos Docentes compõem um material fundamental do Programa Escrevendo o Futuro. De forma ao mesmo tempo criativa, sistematizada e atualizada, os cadernos têm como objetivo dar suporte docente para trabalhar o desenvolvimento da leitura e da escrita por meio dos gêneros discursivos.

Cada um deles é organizado com base em um gênero – Poema, Memórias Literárias, Biografia, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião – e foi desenvolvido para trabalhar, preferencialmente, com diferentes anos e séries (do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio).

Oficinas em perspectiva

O Caderno Pontos de Vista traz onze oficinas, com um número bem maior de atividades práticas em relação à versão anterior. Segundo Ana Severiano, autora da nova edição do Caderno, a atividade de avaliação diagnóstica é uma das etapas mais extensas do atual material. Ao avaliar critérios como uso do repertório, construção da argumentação e domínio da norma padrão, a(o) professora(or) obtém um retrato da turma e de cada estudante individualmente, podendo planejar melhor a sua aula.

Ana Severiano, autora da nova edição do Caderno Docente Artigo de Opinião
Ana Severiano, autora da nova edição do Caderno Docente Artigo de Opinião

Outra etapa que ganhou destaque é a do debate, que ajuda a trabalhar a oralidade. “Propomos um debate regrado, organizado, porque muitas vezes a gente acha que a opinião já vem pronta, que é só levantar a mão e falar, quando na verdade para opinar sobre algo é preciso saber muito sobre o assunto. Considero essencial a pesquisa, a alimentação temática, que a gente traz para o Caderno”, reflete Ana.

Também foi melhor consolidada a etapa de revisão entre pares, que estimula o trabalho colaborativo e coletivo entre as(os) jovens, restabelecendo a relação entre quem escreve e quem corrige, tornando-as(os) estudantes mais autônomas(os) para editar e revisar seus textos.

A etapa do compartilhamento dos conhecimentos com a comunidade, agora também mais consistente, é resultado de um processo que leva em conta a função social do artigo de opinião, um texto que, por natureza, não é descolado da realidade.

De acordo com a autora, “no geral, tivemos um cuidado para permitir que a(o) professora(or) faça práticas autorais a partir desse material. A ideia não é que ela(ele) seja uma(um) mera(o) reprodutora(or) de uma atividade, mas sim que consiga trabalhar sempre de acordo com o contexto de seu cenário”.

Na ordem do dia

Naturalmente, qualquer material pedagógico requer revisão, pois as temáticas mudam, e sempre há novas discussões no campo da linguística. Para Ana, “o material tem que acompanhar essas transformações”.

No caso do Caderno sobre Artigo de Opinião, a necessidade de renovação se faz mais premente. “O material anterior já era bem consistente, mas a gente tem que lembrar que esse é um gênero jornalístico, que trabalha com as questões do tempo presente. Então uma das propostas é trazer temáticas mais atuais, como democratização da internet, cultura do cancelamento e a noção de liberdade de expressão num contexto atual bastante polarizado”, explica Ana.

“A gente atualizou bastante os textos tentando contemplar a diversidade. Temos autoras e autores indígenas, negras e negros. Houve uma revisão dos textos escolhidos para que contemplassem de fato o conceito de multiletramentos na sua integridade. Buscamos não falar de uma perspectiva do Sudeste e do Sul, mas tentar englobar temáticas que dialoguem com todas as regiões do Brasil”, conclui.

Clique aqui para conhecer a nova edição do Caderno Pontos de Vista.

Clique aqui para acessar todos os Cadernos Docentes.

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