Uma festa para os livros e para a leitura
formação leitora, literatura, livros, feiras literárias
O Caderno Docente Pontos de Vista, voltado ao gênero Artigo de Opinião, acaba de ser renovado. O volume traz ainda mais frescor à coletânea de Cadernos Docentes que, recentemente, ganhou seu sexto volume, sobre o gênero Biografia.
Destinados a professoras e professores de Língua Portuguesa, os Cadernos Docentes compõem um material fundamental do Programa Escrevendo o Futuro. De forma ao mesmo tempo criativa, sistematizada e atualizada, os cadernos têm como objetivo dar suporte docente para trabalhar o desenvolvimento da leitura e da escrita por meio dos gêneros discursivos.
Cada um deles é organizado com base em um gênero – Poema, Memórias Literárias, Biografia, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião – e foi desenvolvido para trabalhar, preferencialmente, com diferentes anos e séries (do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio).
Oficinas em perspectiva
O Caderno Pontos de Vista traz onze oficinas, com um número bem maior de atividades práticas em relação à versão anterior. Segundo Ana Severiano, autora da nova edição do Caderno, a atividade de avaliação diagnóstica é uma das etapas mais extensas do atual material. Ao avaliar critérios como uso do repertório, construção da argumentação e domínio da norma padrão, a(o) professora(or) obtém um retrato da turma e de cada estudante individualmente, podendo planejar melhor a sua aula.
Outra etapa que ganhou destaque é a do debate, que ajuda a trabalhar a oralidade. “Propomos um debate regrado, organizado, porque muitas vezes a gente acha que a opinião já vem pronta, que é só levantar a mão e falar, quando na verdade para opinar sobre algo é preciso saber muito sobre o assunto. Considero essencial a pesquisa, a alimentação temática, que a gente traz para o Caderno”, reflete Ana.
Também foi melhor consolidada a etapa de revisão entre pares, que estimula o trabalho colaborativo e coletivo entre as(os) jovens, restabelecendo a relação entre quem escreve e quem corrige, tornando-as(os) estudantes mais autônomas(os) para editar e revisar seus textos.
A etapa do compartilhamento dos conhecimentos com a comunidade, agora também mais consistente, é resultado de um processo que leva em conta a função social do artigo de opinião, um texto que, por natureza, não é descolado da realidade.
De acordo com a autora, “no geral, tivemos um cuidado para permitir que a(o) professora(or) faça práticas autorais a partir desse material. A ideia não é que ela(ele) seja uma(um) mera(o) reprodutora(or) de uma atividade, mas sim que consiga trabalhar sempre de acordo com o contexto de seu cenário”.
Na ordem do dia
Naturalmente, qualquer material pedagógico requer revisão, pois as temáticas mudam, e sempre há novas discussões no campo da linguística. Para Ana, “o material tem que acompanhar essas transformações”.
No caso do Caderno sobre Artigo de Opinião, a necessidade de renovação se faz mais premente. “O material anterior já era bem consistente, mas a gente tem que lembrar que esse é um gênero jornalístico, que trabalha com as questões do tempo presente. Então uma das propostas é trazer temáticas mais atuais, como democratização da internet, cultura do cancelamento e a noção de liberdade de expressão num contexto atual bastante polarizado”, explica Ana.
“A gente atualizou bastante os textos tentando contemplar a diversidade. Temos autoras e autores indígenas, negras e negros. Houve uma revisão dos textos escolhidos para que contemplassem de fato o conceito de multiletramentos na sua integridade. Buscamos não falar de uma perspectiva do Sudeste e do Sul, mas tentar englobar temáticas que dialoguem com todas as regiões do Brasil”, conclui.
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