Olimpíada de Língua Portuguesa - Build 20150615.581
M%C3%A1rio+de+Andrade+na+Flip%2C+na+Internet%2C+em+carta

Um dos mais importantes brasileiros do século 20 é o homenageado da Festa Literária de Parati de 2015 que começou no dia 01/07. O Portal Escrevendo o Futuro traz algumas sugestões para quem quiser saber um pouco mais sobre o autor de Macunaíma.

O+caminho+das+pedras%2C+eu+mesmo+fa%C3%A7o+
Um aluno do ensino médio, semifinalista do programa em 2014, criou um “mapa da mina” para escrever um artigo de opinião. É mais uma das “Pequenas grandes Histórias” da Olimpíada que apresentou em junho situações vividas por professores e estudantes durante o concurso no ano passado.
A+reescrita+textual%3A+como+aprimorar+o+texto+do+meu+aluno%3F
Emílio Davi Sampaio, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e membro da Rede de Ancoragem do Escrevendo o Futuro, aborda uma das questões que mais preocupam durante o trabalho com a escrita. O artigo foi publicado pela revista Na Ponta do Lápis.
O+verso+que+n%C3%A3o+quer+sair

“Mas se até Drummond tinha dificuldades, imaginem eu e meus alunos?”. Inspirada no poeta mineiro, veja o caminho que uma professora do Espírito Santo percorreu para estimular seus alunos a trabalharem com poemas.

Anterior Próximo

Notas

02/07/2015 - “Pode Pá”: Concurso literário quer descobrir jovens escritores das periferias

Estão abertas as inscrições para o segundo ano do concurso “Pode Pá Que É Nóis Que Tá”, promovido pelo escritor e professor Rodrigo Ciríaco. O concurso é aberto para jovens com idades entre 12 e 17 anos, estudantes da rede pública de ensino de São Paulo e dá prêmios em dinheiro, além de publicar os escolhidos numa antologia. Saiba mais. 


02/07/2015 - Segredos da redação

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo conversou com corretores de provas do Enem, da Unicamp e da Unesp para saber das exigências das diferentes provas, dos critérios e outras possíveis dicas para quem está se preparando para a prova mais importante desses concursos. Saiba mais.


30/06/2015 - Caetano Veloso dá “aula-bronca” sobre como usar a crase

Em vídeo divulgado pela página do cantor e compositor, Caetano dá uma “bronca” em jornalista que cuida das postagens de sua página no Facebook. O problema surgiu numa postagem que falava de uma homenagem a Milton Nascimento. O texto dizia “homenagem à Bituca” (o apelido de Milton), com um indevido acento na letra “a”. No vídeo, Caetano explica como se usa a crase corretamente e diz não admitir erros de português. Assista aqui ao vídeo. 


10/06/2015 - Ministro da Educação afirma que uma de suas prioridades será a formação de professores

O ministro Renato Janine Ribeiro foi o convidado do programa Roda Viva, da TV Cultura de S. Paulo, do dia 8/06. Sabatinado por jornalistas, afirmou que a formação de professores é uma das três prioridades de sua gestão, sendo que um dos principais pontos é garantir a presença de gente com experiência. “Temos que valorizar o professor de várias formas, inclusive no salarial”, disse. Ele também confirmou que o governo federal reabrirá para o segundo semestre o sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Clique aqui para assistir a entrevista na íntegra. 


Parceiros
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800 - 7719310