Olimpíada de Língua Portuguesa - Build 20150522.558
P%C3%A9rolas+da+Imaculada%3A+quinta%2C+28%2F05%2C+v%C3%ADdeo+com+a+%C3%ADntegra+do+novo+bate-papo+virtual

Nesta conversa sobre as experiências da professora Imaculada com um abaixo assinado, veja os comentários da formadora do Escrevendo o Futuro Patrícia Calheta. Ela também respondeu questões enviadas por professores do Brasil.

Pela+arte+e+cultura+popular+nas+escolas
Em entrevista para o Na Ponta do Lápis, também publicada aqui no Portal Escrevendo o Futuro, o múltiplo artista e pesquisador da cultura popular, Antônio Nóbrega, fala que o Brasil construiu uma "catedral" de imaginário simbólico que pode ajudar nos nossos processos educacionais e artísticos.
O+ex%C3%ADlio+onde+eu+vivo

Mais que um relato sobre a prática pedagógica, a prosa literária do professor de Volta Redonda (RJ) traz reflexões sobre o convívio com os alunos, a própria carreira e o significado de trabalhar sobre “o lugar onde eu vivo” sentindo-se um “desenraizado”.

Anterior Próximo

Notas

27/05/2015 - Para criar o seu próprio cordel

A página “Educar para crescer”, da Fundação Victor Civita, preparou uma ferramenta virtual com dicas para preparar versos de cordel com os alunos. Na mesma página também é possível acessar e ler textos de cordel conhecidos como “Romance do Pavão Misterioso”, o mais famoso dos cordéis brasileiros e que conta a aventura de Evangelista que, apaixonado por Creusa, donzela mantida prisioneira pelo pai, consegue fugir com a moça, depois de muitas peripécias, a bordo de um pavão mecânico. Saiba mais. 


27/05/2015 - Ouça as vozes de Mário de Andrade e Rachel de Queirós cantando músicas tradicionais do Brasil em gravações recém descobertas

O pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Xavier Vatin, encontrou na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, gravações feitas no Brasil pelo linguista norte-americano Lorenzo Turner que percorreu o país entre 1940 e 1941 para registrar cantos tradicionais de origem africana. Ele fez contatos com pesquisadores e intelectuais brasileiros, gravando cantos entoados por gente como os escritores Mário de Andrade, conhecido por suas vastas pesquisas sobre cultura popular, e Rachel de Queiroz. As gravações eram desconhecidas no Brasil. Veja a notícia e ouça as gravações. 


26/05/2015 - Enem 2015 está com inscrições abertas até 5 de junho

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, foram abertas às 10h (horário de Brasília) do dia 25/06 e irão se estender até 5 de junho. No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, celular ou fixo, válidos, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança. Clique aqui para entrar na página do Enem e saber mais. 


20/05/2015 - Desafios para um novo rumo na educação

Em artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, a socióloga Maria Alice Setúbal, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, fala do documento “Pátria Educadora”, publicado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal. Para ela, o documento não leva em conta o Plano Nacional de Educação e acaba por contribuir “para fragmentação e dispersão de esforços necessários para o salto de qualidade para a educação brasileira". Leia a íntegra. 


Parceiros
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800 - 7719310