Olimpíada de Língua Portuguesa - Build 20150326.525
Novo+curso+%E2%80%9CSequ%C3%AAncia+did%C3%A1tica+-+aprendendo+por+meio+de+resenhas%22+++tem+inscri%C3%A7%C3%B5es+encerradas

Veja a opinião de gente que já fez e que acabou se tornando mediador de outras turmas. É um dos principais cursos do Escrevendo o Futuro, indicado pelo Guia de Tecnologias do MEC.

Nova+edi%C3%A7%C3%A3o+de+Na+Ponta+do+L%C3%A1pis+est%C3%A1+chegando+%C3%A0s+escolas

Em abril, escolas de todo o país começam a receber o número 25 da revista. Entre os destaques, entrevista com o ator, dançarino, músico e pesquisador da nossa cultura popular Antonio Nóbrega, que fala da importância de levar a arte e a cultura para as salas de aula. Saiba mais.

De+professora+%C3%A0+educadora%3A+semeando+o+futuro

Um dos segredos da trajetória desta professora cearense, finalista do Escrevendo o Futuro, foi estar atenta ao processo de aprendizagem dos alunos e, principalmente, a si mesma. “Com os meus próprios erros, percebi que ensinar é também aprender e, muitas vezes, reaprender”.

Entrevista+com+a+educadora+Magda+Soares

No mês da mulher, ouça entrevista inédita com uma das mais importantes educadoras brasileiras, Magda Soares. Formação de professores, relações entre teoria e prática, e aprendizado são alguns temas que ela aborda. Ouça.

Anterior Próximo

Notas

30/03/2015 - Professor de Filosofia da USP, Renato Janine Ribeiro irá assumir o Ministério da Educação

Especialista na obra do filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), Renato Janine Ribeiro é professor titular aposentado de Ética e Filosofia Política na USP. Na própria universidade foi presidente da Comissão de Cooperação Internacional. Também foi secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes (2004 a 2008), quando dirigiu mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado do Brasil. Conheça um pouco mais da trajetória do ministro e veja quais serão seus principais desafios, segundo avaliação de Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e membro do Fórum Nacional de Educação. Acesse aqui.


25/03/2015 - Escritor Milton Hatoum é destaque na Feira de Livros de Paris que homenageou o Brasil

A feira aconteceu entre os dias 20 e 23 de março e contou com a participação de 43 escritores brasileiros. A seleção de autores levou em conta a diversidade da literatura brasileira, avaliando critérios como representatividade regional, equilíbrio de gênero (masculino e feminino), diversidade étnica e cultural, de gêneros literários e ciências humanas, de autores consagrados a novos escritores, preferencialmente com obras traduzidas para o francês. O amazonense Milton Hatoum foi um dos principais destaques, participando de todas as que abrigaram a programação brasileira. Na feira foi apresentado a versão em quadrinhos de seu romance “Dois Irmãos”, criada por Fábio Moon e Gabriel Bá. Acesse aqui.


25/03/2015 - Conheça e acesse a Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional

O portal de periódicos nacionais permite fazer consultas variadas, pela internet, ao maior acervo brasileiro de periódicos – jornais, revistas, anuários, boletins etc. – além de outras publicações seriadas. A Hemeroteca é aberta a pesquisadores do mundo todo com acesso inteiramente livre e sem qualquer custo a títulos que incluem desde os primeiros jornais criados no país – como o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro, ambos fundados em 1808 – a jornais extintos no século XX, como o Diário Carioca e Correio da Manhã, ou que não circulam mais na forma impressa, caso do Jornal do Brasil. Saiba mais. 


25/03/2015 - Publicação online disponibiliza informações sobre como trabalhar histórias e culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula.

Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula é o nome do livro lançado ano passado que reúne conteúdos sobre as histórias da África e da presença dos negros no Brasil; sobre a educação e as relações étnico-raciais no cotidiano escolar; além de oferecer indicações bibliográficas e exemplos práticos de atividades inspiradoras sobre o tema que podem ser desenvolvidas em sala de aula. O trabalho é uma parceria da Fundaçã Vale, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação de Mangaratiba (RJ) e da Unesco. Acesse aqui. 


Parceiros
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800 - 7719310