Artigos

ARTIGOS

“O máximo com o mínimo” – Microcontos como estratégia didática de leitura e escrita

Conheça as propostas de atividades do itinerário didático para o trabalho com o gênero microconto com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
 

Masculinidades na literatura e no contexto escolar: proposta de abordagem

A partir do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e de exemplos do dia a dia das(os) estudantes, o artigo reflete sobre como as hierarquias entre homens e mulheres podem ser discutidas em sala de aula.

Apresentando a literatura indígena - Orientações para a leitura de um conto do escritor Yaguarê Yamã

Com base no conto “A gênese Maraguá e a origem do mundo”, de Yaguarê Yamã, a sequência didática traz sugestões de atividades para trabalhar a temática indígena com estudantes do Ensino Fundamental II.

 
Literatura LGBTQIA+: poema e sarau

A sequência didática apresenta sugestões de atividades para trabalhar a temática com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com o objetivo de combater preconceitos.

 
Escritas de si em diálogo: um trabalho com o gênero diário

A sequência didática orienta os(as) professores(as) a trabalhar o gênero diário a partir da obra de Carolina Maria de Jesus e de autoras negras, com sugestões de atividades como a escrita de um diário individual e de um coletivo.

 
O que é literatura LGBTQIA+?

Artigo da escritora e pesquisadora Amara Moira analisa como o tema aparece nas produções culturais contemporâneas e já foi, inclusive, abordado por autores como Machado de Assis e Mário de Andrade.

 
As línguas dos povos indígenas no contexto escolar

Artigo do professor de tupi-guarani Luã Apyká retrata a pluralidade linguística e cultural do Brasil e defende a importância da escola para difundir conhecimentos sobre as culturas indígenas.

 
A educação de pessoas surdas no Brasil

Artigo de Inácio Jordan de Lisboa Silva aborda as características da Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como seu desenvolvimento no Brasil, além de estratégias que professores(as) podem adotar ao ensinar estudantes surdos(as).

Contação de História no Ensino Fundamental II: Oralidade e Multidialetalismo

O material, elaborado pela professora Talita Zanatta, traz um texto sobre a valorização das diversas línguas faladas por estudantes como parte de suas identidades, além de um Plano de aula com orientações e sugestões de atividades.

O que pode a Literatura? Uma reflexão sobre a leitura literária na Penitenciária Feminina da Capital (SP)

Artigo de Fernanda Mendes S. Barreiros reflete sobre a experiência de um projeto de rodas de leitura na Penitenciária Feminina da Capital e os processos de escrita de resenhas de mulheres no ambiente prisional.

Literatura, afeto e comprometimento social: a importância da obra de Conceição Evaristo na educação

Artigo de Oluwa Seyi Salles Bento reflete sobre como a escola pode utilizar a produção de Conceição Evaristo para mediar a apresentação de conteúdos sobre as questões raciais.

“Dentro do meu dentro” - A experiência literária de Geni Guimarães

Artigo de Lara Rocha analisa o livro Leite do peito: contos, revelando o forte caráter autobiográfico na escrita de Geni Guimarães, que nos toca com suas memórias e sensibilidade.

A sala de aula e o cordel: compromissos para uma prática educativa positiva

Artigo de Ronaldo Vitor da Silva aborda a importância da seleção da Literatura de Cordel a ser utilizada nas aulas, sobretudo quanto à representação de grupos marginalizados.

Maria Firmina dos Reis - inaugurando a literatura de autoria feminina negra

Artigo de Luciana Martins Diogo aborda a vida e a obra da primeira mulher negra a publicar um romance no Brasil, sua voz inovadora na construção das personagens negras e no questionamento sobre o tratamento dado às mulheres.

Literatura afro-brasileira - Proposta de trabalho com o livro Leite do peito, de Geni Guimarães 

O material, elaborado pela professora e pesquisadora Lara Rocha, traz um texto sobre a importância da leitura de obras de autora(e)s negra(o)s nas aulas e uma sequência didática com orientações para o trabalho com o livro Leite do Peito.

A bomba da leitura e a leitura da bomba – arte e literatura na escola

Reescrita de “A bomba: educação artística e leitura”, texto originalmente produzido em parceria com Maria José de Oliveira Nascimento, publicado em Leitura: Teoria & Prática, ALB, ano 10, dez. 1991, n. 18.

Jogo perigoso – brincando com antecipações e adivinhações do leitor

Este texto corresponde à primeira parte, editada e revista, do artigo “Jogos de leitura”, originalmente publicado em Série ideias, 13, São Paulo, FDE, 1994, 47-58.

Slam do Corpo une poetas surdos e ouvintes, ampliando os conceitos de criação poética

Ao declamar uma poesia em português e em Libras, os poetas ampliam os sentidos da performance poética tanto para surdos quanto para ouvintes e transformam a tradução entre essas línguas em um novo espaço de criação.

Carolina Maria de Jesus em quadrinhos - Livro traz história da escritora descoberta em São Paulo nos anos 1950

A professora Sirlene Barbosa e o quadrinista João Pinheiro, autores de Carolina, falam sobre como a obra da escritora pode ajudar a escola a discutir racismo, cultura negra e se aproximar da realidade dos alunos.

Hilda Hilst, da palavra à emoção, liberdade de expressão

Confira a resenha sobre o curta-metragem “A Obscena Senhora Silêncio”, produzida no âmbito do curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”, pela professora Cintia Baldin.

Entre as veredas de Rosa: literatura no sertão

Projeto leva caminhantes para conhecer as paisagens de Guimarães Rosa; nas comunidades visitadas, pesquisadora mostra como apresentar o autor para crianças e adultos.

Milton Hatoum: memória e literatura em tempos sombrios

Em palestra realizada na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o escritor falou sobre a construção dos livros da série O lugar mais sombrio. Saiba mais.

Óculos de leitura: como ler o que não está escrito

Em palestra publicada na edição mais recente da revista Na Ponta do Lápis, o escritor Marcelino Freire nos fala um pouco sobre sua formação como leitor e como podemos aprimorar a nossa leitura literária.

Literatura: desafios para o professor

Em artigo publicado na mais recente edição da revista Na Ponta do Lápis, Neide Rezende (USP) convida os professores a estabelecerem um diálogo mais vivo entre a literatura e os alunos. 

Tirando de letra: uma descoberta adolescente

Leia o relato da professora Jordana Thadei, produzido durante o curso "Caminhos da Escrita" e publicado na edição 29 da Revista Na Ponta do Lápis.