Artigos

ARTIGOS

Literatura: desafios para o professor

Em artigo publicado na mais recente edição da revista Na Ponta do Lápis, Neide Rezende (USP) convida os professores a estabelecerem um diálogo mais vivo entre a literatura e os alunos. 

Tirando de letra: uma descoberta adolescente

Leia o relato da professora Jordana Thadei, produzido durante o curso "Caminhos da Escrita" e publicado na edição 29 da Revista Na Ponta do Lápis. 

Óculos de leitura: como ler o que não está escrito

Em palestra publicada na edição mais recente da revista Na Ponta do Lápis, o escritor Marcelino Freire nos fala um pouco sobre sua formação como leitor e como podemos aprimorar a nossa leitura literária.

Eu, a leitura e a escrita

As professoras Vanusia Amorim Pereira dos Santos, de Maceió (AL), e Ana Maria de Lucena Rodrigues, de Manaus (AM), contam suas primeiras experiências com as práticas de leitura e escrita, em relatos produzidos para o curso Caminhos da Escrita

Eu, a leitura e a escrita

Professora Juliene Marques, de Tubarão (SC), relata suas primeiras experiências com os livros e com a leitura e fala sobre a importância da família e dos professores nesse processo.

Milton Hatoum: memória e literatura em tempos sombrios

Em palestra realizada na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o escritor falou sobre a construção dos livros da série O lugar mais sombrio. Saiba mais.

Eu, a leitura e a escrita

Em um relato produzido para o curso Caminhos da Escrita, professora Ildene Carmem Paiva Fernandes, de Bonito (BA), conta como a leitura a acompanhou durante toda a vida.

Eu, a leitura e a escrita

Em um relato produzido para o curso Caminhos da Escrita, a professora Luciana Leão Brasil, de Itajubá (MG), conta como sua trajetória pessoal influenciou na sua relação com a leitura e a escrita.

Entre as veredas de Rosa: literatura no sertão

Projeto leva caminhantes para conhecer as paisagens de Guimarães Rosa; nas comunidades visitadas, pesquisadora mostra como apresentar o autor para crianças e adultos.

Hilda Hilst, da palavra à emoção, liberdade de expressão

Confira a resenha sobre o curta-metragem “A Obscena Senhora Silêncio”, produzida no âmbito do curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”, pela professora Cintia Baldin.

Carolina Maria de Jesus em quadrinhos

Como a obra da escritora pode ajudar a escola a discutir racismo, cultura negra e a se aproximar da realidade dos alunos?

Poetas do corpo

Slam do Corpo une artistas surdos e ouvintes, ampliando os conceitos de criação poética.

Eu, a leitura e a escrita

Em um relato produzido para...

Jogo perigoso – brincando com antecipações e adivinhações do leitor

Este texto corresponde à primeira parte, editada e revista, do artigo “Jogos de leitura”, originalmente publicado em Série ideias, 13, São Paulo, FDE, 1994, 47-58.

A bomba da leitura e a leitura da bomba – arte e literatura na escola

Reescrita de “A bomba: educação artística e leitura”, texto originalmente produzido em parceria com Maria José de Oliveira Nascimento, publicado em Leitura: Teoria & Prática, ALB, ano 10, dez. 1991, n. 18.