Entrevistas

ENTREVISTAS

Juliana Balduíno

A educadora social Juliana Balduíno conta sobre sua atuação em coletivos culturais, saraus, mediação de leitura e formação de professoras(es) para uma educação antirracista.

Cuti Luiz Silva

O escritor Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, fala sobre o conceito de literatura negro-brasileira e a importância da literatura na formação da subjetividade negra. 

Yaguarê Yamã

O escritor e ilustrador Yaguarê Yamã conta sobre sua busca por aproximar o mundo da aldeia, seu trabalho com os anciãos de seu povo e defende a importância de ler autores indígenas. 

Roberta Estrela D’Alva

Roberta Estrela D’Alva, atriz, MC, pesquisadora, apresentadora e cantora, fala sobre sua trajetória e a potência da poesia e do slam em abrir espaços.

Marcelo D’Salete

Marcelo D’Salete, quadrinista, ilustrador e professor, conta sobre seu processo criativo e propõe possibilidades para o uso das histórias em quadrinhos nas aulas.

Geovani Martins

Geovani Martins, autor de O sol na cabeça, fala sobre os temas e os personagens, além de indicar possibilidades do trabalho com a literatura em sala de aula.

Lilia Guerra

Lilia Guerra, paulistana moradora de Cidade Tiradentes, conta sobre sua formação como leitora e escritora, e reflete a respeito de seu livro de estreia nos contos: Perifobia.

Marcelino Freire

Marcelino Freire, autor de romances, contos e poemas, fala sobre a cumplicidade entre professor e aluno e como utilizar as possibilidades da internet no ensino da literatura.

Slam das Minas

As integrantes do Slam das Minas - SP contam como se descobriram poetas e como as batalhas de poesia podem ajudar os alunos a se interessarem mais por leitura e escrita.

Carol Rodrigues

Carol Rodrigues, autora de Sem vista para o mar, fala sobre a preferência por contos, o experimento com a pontuação e a invenção como mecanismo de resistência.

Conceição Evaristo

A escritora Conceição Evaristo conta que suas produções são marcadas pela condição de mulher negra e fala sobre seu encantamento pelas palavras, na construção de sua obra.

Vima Lia de Rossi Martin II

Professora da USP, fala sobre a formação de leitores literários, o ensino de literaturas africanas e afro-brasileira e a relação entre literatura e transformação social. 

Vima Lia de Rossi Martin I

Professora da USP, fala sobre a relação dos jovens com a leitura, as possibilidades de abordagem da literatura em sala de aula e a mediação da leitura literária.