-
“Cremos”, de Conceição EvaristoLeia o poema concebido como uma resposta literária ao poema “História para ninar Cassul-Buanga”, de Nei Lopes
-
Mãos pretas compartilhando saberesConfira a entrevista com Juliana Balduíno sobre sua atuação em coletivos literários negros
-
“O máximo com o mínimo” – Microcontos como estratégia didática de leitura e escritaConheça as propostas de atividades do itinerário didático para o trabalho com microcontos
-
Masculinidades na literatura e no contexto escolar: proposta de abordagemLeia o artigo de José Mariano que, com base no romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, reflete sobre as hierarquias entre homens e mulheres
-
Apresentando a literatura indígena - Orientações para a leitura do conto “A gênese Maraguá e a origem do mundo”, de Yaguarê YamãVeja a sequência didática que traz sugestões para trabalhar a temática indígena com estudantes do Ensino Fundamental II
-
Livros, vídeos e músicas: indicações para relaxar, aprender e se emocionar nas fériasConfira lançamentos recentes da literatura e do audiovisual que contribuem para refletir e ampliar o repertório cultural
-
“Arquiteta”, de Geni GuimarãesLeia o poema em que a autora fala sobre seu ofício de tecer palavras e reinventar o paraíso, publicado no livro Poemas do regresso
-
Literatura LGBTQIA+: poema e sarauConfira a sequência didática com propostas de atividades para trabalhar a temática nas aulas
BEM-VINDO(A)
O Programa Escrevendo o Futuro desenvolveu este espaço sobre literatura e ensino de leitura literária com o objetivo de contribuir com os educadores de todo o Brasil. Você encontrará aqui entrevistas, artigos, reportagens, indicações de leituras e muitos outros materiais para auxiliar sua prática docente.
Artigos e Sequências didáticas
Clique na imagem e confira reflexões e orientações sobre leitura literária.