Bem vindo(a),

O Programa Escrevendo o Futuro desenvolveu este espaço sobre literatura e ensino de leitura literária com o objetivo de contribuir com a prática de educadores de todo o Brasil. Acreditamos que promover a escuta e receber a contribuição de quem atua na ponta é fundamental para a construção e desenvolvimento deste novo lugar de encontro. Por isso, o ambiente nasceu de uma ação interativa entre especialistas e educadores, que identificaram e refletiram acerca de percepções sobre o tema, por meio de um questionário respondido por aproximadamente 670 professores. O que as pessoas pensam sobre literatura? O que os educadores pensam sobre a leitura literária? Quais são os principais desafios enfrentados nas aulas de literatura? Como e quais autores são trabalhados em sala de aula?


Para começo de conversa entrevistamos a Profa. Dra. Vima Lia de Rossi Martin, da Universidade de São Paulo (USP). Artigos, orientações, dicas e outros conteúdos serão compartilhados em breve. Acompanhe as novidades!

Entrevista com Vima Lia de Rossi Martin

Na conversa, a docente da área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP falou sobre a relação dos jovens com a leitura, sobre as possibilidades de abordagem da literatura em sala de aula e acerca da mediação da leitura literária. Confira!