Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / relatos de prática

A produção textual do relato de prática - Chegada

Margarete Schlatter e Pedro Garcez

04 de agosto de 2023

Chegada

Neste percurso, convidamos você a refletir, junto com colega(s), sobre suas práticas pedagógicas, comentar relatos de prática, preparar suas próprias narrativas para que possam inspirar outros professores e professoras.

Você deve ter observado que, do mesmo modo como propõem os Cadernos Docentes do Programa Escrevendo o Futuro para a produção textual dos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião, você foi solicitado a redigir um primeiro relato de prática (a partir de um relato oral), para, em seguida, ir aprimorando seu texto até uma versão final. O aprimoramento envolveu pensar sobre o que você considera importante contar, quem vai ler o seu texto, que questionamento a partir da sua experiência você quer que os seus leitores encontrem no seu texto. Com essas definições, você pôde ir trabalhando as reflexões que queria ressaltar e as qualidades do seu texto, delimitando o foco, construindo a unidade temática, e tornando o texto mais objetivo e concreto para os interlocutores e as interlocutoras que você projetou.

Trabalhando com colegas, também trocou ideias e aprendeu e ensinou nesse percurso. Narrativas compartilhadas, parcerias construídas, aprendizagens potencializadas, e o ciclo pode ser novamente iniciado com novas narrativas e redes ampliadas de autores-professores-formadores.

Deixamos aqui um mural e convidamos você a compartilhar abaixo o relato produzido a partir deste percurso, os trechos mais significativos, ou ainda outras produções, impressões e registros que foram fruto de suas reflexões durante essa caminhada.

Para publicar sua mensagem, basta clicar no sinal de +, no canto inferior direito do mural, e inserir seu texto. Não esqueça de indicar seu nome, cidade e estado e o(s) segmento(s) de atuação!

Relatos

Referências

Deixamos abaixo algumas sugestões de leituras para você conferir outros escritos sobre a produção de relatos de prática, estratégias para o aprimoramento da produção textual e a metodologia da sequência didática. Boa leitura!

 

Bibliografia de "A produção textual do Relato de Prática":

 

GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola. 2009.

 

SIMÕES, Luciene Juliano e FARIAS, Bruna Sommer. De olho na prática: conversa vai, escrita vem. Na Ponta do Lápis, 21, p. 30-39, 2013. https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/502/de-olho-na-pratica-conversa-vai-escrita-vem

 

ZELMANOVITS, Maria Cristina. Relato de prática: um texto à espera de sua autoria. Na Ponta do Lápis, 27, p. 6-11, 2016. https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2276/relato-de-pratica-um-texto-a-espera-de-sua-autoria

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

planejamento docente, planejamento de aula, gestos didáticos, sequência didática

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, texto literário, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, formação docente, revista NPL, línguas indígenas, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000