A tessitura do Relato de prática
Na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em 2021, convidamos você, professora e professor, a escrever um Relato de prática e a organizar um conjunto de materiais - a Linha do tempo e o Álbum da turma - que, reunidos, contaram a história do percurso de trabalho com a turma.
Da mesma maneira que uma tapeçaria é urdida por fios de diferentes cores e texturas que vão sendo combinados para compor a imagem de uma cena, o relato de prática reflete sobre uma experiência construída por diferentes ações de todos(as) os(as) participantes: professores e professoras, colegas de profissão, estudantes e comunidade escolar. No relato, como na tapeçaria, podemos destacar certos detalhes que nos chamam atenção, mas o realce adquire força quando mantemos a noção do todo. Assim, para que os leitores e leitoras do seu texto possam compreender melhor o que é ressaltado e por que isso se tornou relevante, você deve, além da escrita do relato com a definição e a contextualização do foco, selecionar com seus alunos e alunas uma amostra das produções para formar a Linha do tempo e um conteúdo multimídia para compor o Álbum da turma.
❯ Conheça melhor cada um dos conteúdos, bem como questões e dicas que podem ajudar na elaboração e organização desses materiais (clique nos retângulos abaixo para visualizar):
O relato de prática é um texto reflexivo escrito por você, professor ou professora, no qual conta sua experiência com as atividades realizadas com a turma. É importante que seu relato tenha como foco um tema que considere relevante em relação ao trabalho desenvolvido.
Para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em 2021, o Relato de prática deveria contar sobre a produção de um dos seguintes gêneros: Poema, Memórias literárias, Crônica, Artigo de opinião e Documentário.
Para decidir o foco do relato, as perguntas que você fez durante a trajetória de desenvolvimento do trabalho e para as quais buscou respostas com a turma e com seus pares são as que melhor contarão o que vivenciaram:
✓ O que chama mais atenção nas suas anotações e reflexões?
✓ O que nesse percurso particular vivido por vocês pode ser especialmente inspirador para o trabalho de outros colegas?
✓ O que você considera mais singular e representativo?
Após conversar e refletir sobre suas anotações e sua experiência, a decisão sobre o que escrever é sua.
"Assumir-se professor-autor é compreender essa singularidade construída, é tomá-la como conquista própria, fruto de colaboração, na medida em que se pode explicar o que foi feito, como foi feito e por que o que foi feito faz bom sentido educacional tendo em vista as características e desafios daquele contexto específico, desconhecidos por quem não viveu aquelas experiências." (Revista Na Ponta do Lápis, 29, p. 13)
Veja a seguir algumas possibilidades:
Confira algumas perguntas que podem te inspirar para escrever seu relato:
Para participar da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, além do Relato de prática, os professores e professoras deveriam selecionar duas produções finais e mais dois materiais preliminares de cada produção. No caso do trabalho com os gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião, deveriam ser selecionadas duas produções textuais finais e dois materiais preliminares (produções iniciais ou intermediárias, atividades, exercícios, entre outros) de cada uma; para o Documentário, seriam duas produções audiovisuais finais e outros dois materiais preliminares (storyboard, sinopse, argumento, roteiro, atividades, entre outros) de cada produção. As diferentes versões foram organizadas em uma linha do tempo, que deveria apresentar um recorte significativo do percurso de produção textual ou audiovisual da turma.
A seguir estão algumas perguntas que orientaram a escolha:
Lembrem-se: as produções finais não precisam ser as melhores. O importante é que sejam reveladoras do trabalho realizado por todos(as).
Para compor o conjunto de materiais solicitados para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, além do Relato de prática e da Linha do tempo, professores e professoras, juntamente com suas turmas, deveriam selecionar um registro para ilustrar algum momento expressivo e escrever uma legenda que contribua para a compreensão do material selecionado. Os registros poderiam ser fotografia, vídeo, áudio, storyboard, trailer, meme...
É importante que o Álbum da turma ilustre, ajude a compreender e valorize o trabalho realizado. Para selecionar o que criar e enviar, reflita sobre questões como:
Veja algumas dicas e exemplos para escolher qual registro enviar:
A legenda ajuda a compreender o material ilustrativo e indica o mais diretamente possível a sua relação com o trabalho desenvolvido. Uma frase para explicitar essa relação pode bastar. Vocês também podem decidir se seria importante apontar ou explicar algo que não esteja evidente no material.