Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

A produção textual do relato de prática - Chegada

Inicio do conteudo

Chegada

Neste percurso, convidamos você a refletir, junto com colega(s), sobre suas práticas pedagógicas, comentar relatos de prática, preparar suas próprias narrativas para que possam inspirar outros professores e professoras.

Você deve ter observado que, do mesmo modo como propõem os Cadernos Docentes do Programa Escrevendo o Futuro para a produção textual dos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião, você foi solicitado a redigir um primeiro relato de prática (a partir de um relato oral), para, em seguida, ir aprimorando seu texto até uma versão final. O aprimoramento envolveu pensar sobre o que você considera importante contar, quem vai ler o seu texto, que questionamento a partir da sua experiência você quer que os seus leitores encontrem no seu texto. Com essas definições, você pôde ir trabalhando as reflexões que queria ressaltar e as qualidades do seu texto, delimitando o foco, construindo a unidade temática, e tornando o texto mais objetivo e concreto para os interlocutores e as interlocutoras que você projetou.

Trabalhando com colegas, também trocou ideias e aprendeu e ensinou nesse percurso. Narrativas compartilhadas, parcerias construídas, aprendizagens potencializadas, e o ciclo pode ser novamente iniciado com novas narrativas e redes ampliadas de autores-professores-formadores.

Deixamos aqui um mural e convidamos você a compartilhar abaixo o relato produzido a partir deste percurso, os trechos mais significativos, ou ainda outras produções, impressões e registros que foram fruto de suas reflexões durante essa caminhada.

Para publicar sua mensagem, basta clicar no sinal de +, no canto inferior direito do mural, e inserir seu texto. Não esqueça de indicar seu nome, cidade e estado e o(s) segmento(s) de atuação!

Relatos

 

Referências

Deixamos abaixo algumas sugestões de leituras para você conferir outros escritos sobre a produção de relatos de prática, estratégias para o aprimoramento da produção textual e a metodologia da sequência didática. Boa leitura!

Sobre relatos de prática: (clique aqui)❯ 

Sobre bilhetes orientadores: (clique aqui)❯ 

Sobre sequência didática: (clique aqui)❯ 

Bibliografia de "A produção textual do Relato de Prática":

GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola. 2009.

SIMÕES, Luciene Juliano e FARIAS, Bruna Sommer. De olho na prática: conversa vai, escrita vem. Na Ponta do Lápis, 21, p. 30-39, 2013. https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/502/de-olho-na-pratica-conversa-vai-escrita-vem

ZELMANOVITS, Maria Cristina. Relato de prática: um texto à espera de sua autoria. Na Ponta do Lápis, 27, p. 6-11, 2016. https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2276/relato-de-pratica-um-texto-a-espera-de-sua-autoria

  •  

  •  


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé