Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Escrevendo

28 de fevereiro de 2024

O planejamento docente é uma atividade essencial que busca apoiar no mapeamento e na definição dos objetos de ensino e aprendizagem esperados para sua turma, além de orientar a elaboração de percursos pedagógicos que dialoguem com os objetivos educacionais previstos.

Planejar o ano letivo significa preparar e organizar aulas, selecionar conteúdos pertinentes, escolher e adaptar metodologias de ensino, produzir materiais didáticos e criar estratégias de avaliação para mensurar o progresso de sua turma. Significa também abrir espaço para os imprevistos e correções de rota e, principalmente, manter uma escuta aberta junto às(aos) estudantes e acolher suas necessidades específicas.

É neste momento que você, professora e professor, tem a oportunidade de refletir sobre suas práticas de ensino, a partir de experiências prévias em sala de aula, para aprimorar seus gestos didáticos e engajar cada vez mais alunas e alunos na construção de seus processos de aprendizagem.

Com o propósito de apoiar suas reflexões sobre o planejamento docente, reunimos neste especial alguns conteúdos sobre o tema:

 

A sequência didática é uma metodologia de ensino que apoia a preparação de aulas e a organização de conteúdos para a sua turma, tendo em vista princípios como o resgate de conhecimentos prévios das(os) estudantes e a ampliação de repertório sobre o assunto abordado. Para saber mais, leia o texto Sequência didática: por que trilhar o caminho proposto, escrito por Sônia Madi e publicado na edição nº 23 da revista Na Ponta do Lápis.

 

No artigo Produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental: a importância da avaliação diagnóstica para o planejamento docente, o professor Clecio Buzen mostra como a primeira produção textual de suas(seus) estudantes pode orientar a construção de um plano de trabalho que leve em conta a diversidade de saberes da turma e contemple os objetivos de aprendizagem esperados. Você também pode assistir à live do professor sobre esse mesmo tema no canal do Escrevendo o Futuro no YouTube.

 

O material A escrita de notícias: da avaliação diagnóstica à publicação do texto final, elaborado pela professora Ana Cláudia Fontana, apresenta uma sequência didática a partir da avaliação diagnóstica de textos produzidos por estudantes para planejar e orientar a escrita final de uma notícia.

 

Assista também ao Episódio 2: Abaixo-assinado: direito coletivo, da série de vídeos Pérolas da Imaculada, e inspire-se com o relato dessa professora sobre o dia em que decidiu abrir mão de seu planejamento para escutar o que afligia as(os) alunas(os).

 

O texto Driblando a falta de recursos, escrito em resposta à uma inquietação de uma professora dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, traz dicas de como o planejamento docente pode contornar a falta de materiais de apoio no trabalho com gêneros textuais.

 

O artigo O trabalho do professor e seus gestos didáticos, escrito por Sandoval Nonato Gomes e publicado na edição nº 27 da revista Na Ponta do Lápis, traz reflexões sobre as várias maneiras possíveis de olhar o trabalho docente e pensar sobre ele a partir da relação de professoras(es) com suas turmas de estudantes e do exercício de conciliar as expectativas do que se planeja fazer com o calor das interações em sala de aula.

 

Leia ainda os artigos da professora Gina Vieira Para onde vão as “conversas que atrapalham as aulas”? e “Professora, eu desisti”: tarefeiras(os) ou agentes no processo pedagógico, quem são as nossas alunas e alunos?, publicados na seção Sala de Professoras, que refletem sobre a importância de abrir espaço para o diálogo com estudantes e a necessidade de reavaliar periodicamente metodologias e práticas pedagógicas para contribuir com o desenvolvimento integral de suas alunas e alunos.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literaturas e identidades, literatura de autoria feminina, formação leitora, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, Luiz Gama, poema, texto literário

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, formação docente, literatura indígena, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000