Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / pérolas da Imaculada

Episódio 2: Abaixo-assinado: direito coletivo

Profª Maria Imaculada Pereira

14 de agosto de 2023

Percebendo sua turma de EJA inquieta, a professora decide abrir mão de seu planejamento para escutar o que afligia os alunos. Ao descobrir que muitos da turma teriam que interromper os estudos por causa de uma regra, imposta pela escola, impossível de ser cumprida por alunos trabalhadores, a professora aproveita a oportunidade para trabalhar com uma das importantes funções sociais da escrita. Discutindo com eles a diferença entre reclamar com a direção e produzir um abaixo-assinado formal envolvendo outros atores da escola, os alunos descobrem o poder da palavra escrita.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, multissemiose, BNCC, multimodalidade

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

produção de texto, planejamento docente, gênero textual, poema, poesia, formação leitora, literatura

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, revista NPL, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000