Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        
Assunto: null
Autora: Ana Cláudia Costa Fontana
06 Setembro 2022

 

A presente sequência didática destina-se à produção de notícias, subsidiada pela avaliação diagnóstica da turma em que for aplicada. Tal avaliação compreende a sondagem do nível em que as(os) estudantes se encontram em relação ao conteúdo que precisam dominar, e é prevista para ser realizada no início do processo de produção de texto a fim de se definirem as ações futuras. Ao tecer o diagnóstico, cada docente poderá flexibilizar as ações propostas conforme o que a sua realidade inicial exigir. As fragilidades e potências reveladas pelos textos das(os) estudantes definirão para cada professora ou professor o modo como a sequência das ações acontecerá. A cada início de etapa, você terá autonomia para decidir o grau de investimento que deverá aplicar naquele momento, e o que definirá isso será a análise inicial dos textos de suas alunas e alunos.

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais: 7º e 8º anos.

Nº de aulas: 10 a 13 aulas.

Recursos materiais necessários:

  • Multimídia (projetor, sala de informática, tevê da sala, etc.).
  • Cópias impressas do(s) texto(s) sugerido(s).

Clique no quadro abaixo para ter acesso às habilidades e competências da BNCC para esta atividade.

Habilidades e competências específicas para o ensino de Língua Portuguesa (BNCC) (clique aqui)❯ 

Objetivos gerais:

  • Ler e compreender textos do campo jornalístico-midiático, como notícias e reportagens, depreendendo seu sentido.
  • Reconhecer a intenção, locais de circulação e linguagem empregada nos textos lidos.
  • Perceber as semelhanças e diferenças quanto à forma composicional e ao estilo de linguagem empregados nos textos lidos.

Etapas da sequência didática

Clique em cada uma das etapas abaixo para ter acesso às orientações correspondentes.

Etapa 1: Escrever é preciso! – Mobilização da turma para a produção escrita (1 ou 2 aulas) (clique aqui)❯ 

Etapa 2: O contato inicial com exemplares prototípicos do gênero notícia (2 a 3 aulas) (clique aqui)❯ 

Etapa 3: O que comunicar? – O conteúdo temático próprio da notícia (2 aulas) (clique aqui)❯ 

Etapa 4: O plano global das notícias – Como reconhecê-las de pronto? (2 aulas) (clique aqui)❯ 

Etapa 5: A linguagem da notícia – O estilo de jornalista (2 ou 3 aulas) (clique aqui)❯ 

Etapa 6: Hora de publicar! – Preparando a versão final da notícia (1 aula) (clique aqui)❯ 

 


Referências bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/noticia.htm

https://veja.abril.com.br/ciencia/virus-da-dengue-e-da-zika-mudam-cheiro-das-vitimas-para-atrair-mosquitos/

 


Sobre a autora

Ana Cláudia Costa Fontana é mestra em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua como professora de língua portuguesa na rede pública estadual do Paraná há 27 anos. Também trabalha como professora de língua portuguesa e redação para o ensino fundamental (anos finais) e como professora de gramática para o ensino médio na rede privada de ensino na cidade de Ponta Grossa - PR.

Contato: costafontana@gmail.com


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro
Endereço comercial: Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, CEP 05.404-010 São Paulo-SP
Central de atendimento: 0800 - 7719310
Fim do rodapé