Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Contos, minicontos e microcontos na escola: a arte de contar histórias

Escrevendo

11 de outubro de 2023

O conto é um gênero textual literário que se destaca por sua habilidade de contar uma história curta a partir de uma estrutura narrativa bastante concisa. A capacidade de síntese é um elemento essencial no desenvolvimento do conto pois, de maneira breve, é preciso arquitetar um enredo que articule narradores e seus pontos de vista, personagens bem construídos, cenários vívidos e um ritmo cuidadosamente cadenciado para produzir efeitos de sentido como antecipação, surpresa e suspense. E tudo isso para conduzir leitoras e leitores ao desfecho de um conflito posto e solucionado em um espaço limitado, mas cuja sensação de arrebatamento perdure indefinidamente.

É um gênero que valoriza sobretudo a narratividade: ganhou versões cada vez mais breves de si mesmo, como os minicontos e microcontos, e, ainda que usando o mínimo de caracteres possível, é capaz de contar uma boa história.

A natureza envolvente dos contos pode ser uma grande aliada de professoras e professores para trabalhar a formação leitora e estimular a escrita de estudantes. Pensando nisso, reunimos neste especial uma série de materiais que podem auxiliar o trabalho deste gênero com suas turmas.

 

O novo curso on-line oferecido pelo Programa Escrevendo o Futuro, “O processo da escrita: nos passos do miniconto”, convida educadoras(es) a vivenciar uma sequência didática para a produção de um miniconto e aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da produção escrita. Clique aqui para conhecer o programa do curso e fazer sua inscrição.

 

O material Literatura afro-brasileira: proposta de trabalho com o livro Leite do peito, de Geni Guimarães, elaborado por Lara Rocha, apresenta uma sequência didática com orientações para trabalhar contos desta escritora, além de apresentar um texto reflexivo sobre a importância de propor a leitura de obras de autoras(es) negras(os) na escola.

 

Veja a sequência didática A escrita negra de Machado de Assis em seus contos e crônicas, de Esdras Soares, que busca desenvolver habilidades de leitura e interpretação explorando contos e crônicas de Machado de Assis, observando a importância da temática racial em suas obras. Acesse também o conteúdo Apresentando a literatura indígena: orientações para a leitura do conto “A gênese Maraguá e a origem do mundo”, de Yaguarê Yamã, da autora Sony Ferseck, que traz sugestões de como trabalhar com este conto em sala de aula, valorizando dois aspectos que norteiam a cosmovisão e literaturas indígenas: a multiplicidade e a relação com a natureza.

 

Saiba mais sobre microcontos em A onda dos microcontos, de Carlos Seabra, e assista à entrevista com o escritor sobre este gênero, sua história recente e as possibilidades de trabalho em sala de aula. Acesse também o plano de aula "O máximo com o mínimo" – Microcontos como estratégia didática de leitura e escrita, da professora Alessandra Barbosa, com atividades para trabalhar esse gênero com suas turmas.

 

Conheça ainda o projeto de escrita “Quem conta um conto aumenta um ponto: das histórias do passado às histórias do presente”, desenvolvido pela professora Rosilene com estudantes do 1º do Ensino Médio de uma escola estadual em Curaçá (BA), que trabalha os elementos do gênero conto com o objetivo de revisitar e valorizar os causos e histórias da cidade.

 

Para se aprofundar mais no gênero, leia o texto O conto maravilhoso de tradição oriental que faz um resgate da linha genealógica deste gênero e suas origens associadas a tradições orais, além de traçar semelhanças e diferenças entre contos maravilhosos orientais e contos de fada típicos de culturas ocidentais. Aproveite e leia também sobre os Contos de ensinamento, que nasceram da tradição oral de diversas culturas humanas, e conheça suas aproximações com o conto maravilhoso e com os contos de fadas.

 

Indicações literárias de contos publicados no Portal Escrevendo o Futuro:

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

formação leitora, planejamento docente, literatura, produção de texto, poesia, gênero textual, poema

Imagem de capa de Uma caminhada pela memória negra das cidades brasileiras
educação e cultura

Uma caminhada pela memória negra das cidades brasileiras

Leia a entrevista com Guilherme Soares Dias, idealizador do Guia Negro, projeto de turismo que promove caminhadas pelas histórias e culturas negras em 30 cidades e 21 estados brasileiros.

letramento racial, oralidade, movimento negro, turismo, educação antirracista, cidadania, Guia Negro

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000