A produção textual do relato de prática
Inicio do conteudo
Ponto de partida
Margarete Schlatter e Pedro Garcez
Boas-vindas ao percurso “A produção textual do relato de prática”!
Por que escrever um relato de prática? O que narrar? Para quem? Para quê? Que formato tem esse texto? Essas são algumas das questões sobre as quais você poderá refletir por aqui. A proposta foi desenhada para você conhecer relatos de prática, vivenciar as etapas de produção textual do seu próprio relato e compartilhar sua trajetória com colegas.
Além de ensinar e aprender, faz parte do nosso cotidiano na escola comentar com colegas o que vivenciamos com nossos alunos e alunas para pensar sobre o quê e sobre como ensinar e aprender. Vamos aqui refletir sobre como podemos ampliar essa interlocução. Vamos conhecer e comentar relatos de prática, destacar pontos fortes e pontos que poderiam melhorar, refletir sobre o que contar e como narrar experiências, preparar nossas narrativas e compartilhá-las com um coletivo de professoras e professores.
Este conteúdo foi concebido e desenhado para que você possa realizá-lo no seu ritmo e a partir de sua experiência, organizando o seu percurso e calibrando a extensão de leitura e de produção escrita. Experiências compartilhadas têm potencial para ampliar a aprendizagem, construir parcerias e participar do coletivo. Por isso, desde o início, propomos que você convide um/a colega para trilhar essa trajetória com você.
Cada um dos cinco passos que compõem o material é composto por quatro atividades: a) retomar experiências prévias ao relatar a prática; b) conhecer novos relatos de prática; c) conversar sobre eles, analisando o que dizem e como dizem; d) em etapas, produzir o seu próprio relato. Veja a seguir o roteiro do percurso e as etapas propostas para a escrita do relato de prática (clique em cada item para conhecer mais sobre o caminho proposto).
1. Olha só tudo o que acontece na minha aula!
O que narramos? Para quem? Para quê? Oralmente ou por escrito?
- Fazer um relato oral para colega da escola (produção inicial).
- Assistir a um relato de prática para observar: o quê, para quem, para quê.
- Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre narrar a prática.
- Fazer segunda versão do relato oral para colega que não conhece nosso contexto de atuação.
2. Conversa vai, conversa vem... E o registro vem quando?
O que narrar? Selecionar um foco para o relato de prática: questionamento e unidade temática
- Fazer um relato escrito para colega que não conhece nosso contexto de atuação: produção escrita inicial (a partir da segunda versão oral).
- Ler um relato de prática para observar: o quê, para quem, para quê.
- Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre como delimitar o foco do relato.
- Fazer segunda versão do relato escrito para colega que não conhece nosso contexto de atuação.
3. Diga-me com quem conversar e eu te direi como contar
Para quem? Ajustar a interlocução.
- Ouvir/ler as versões de seus relatos para observar ajustes ao interlocutor.
- Ler um relato de prática para observar a construção da interlocução.
- Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre ajustes ao interlocutor.
- Revisar o próprio relato para novos ajustes ao interlocutor.
4. Escrita vai, escrita vem
O que e para quem? Revisar o próprio texto: questionamento, unidade temática, objetividade e concretude
- Analisar o próprio relato de prática com base em critérios de avaliação.
- Ler um relato de prática utilizando critérios de avaliação.
- Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre as qualidades discursivas de um relato de prática.
- Reescrever o relato de prática observando as qualidades discursivas estudadas.
5. Formando-se no coletivo e formando o coletivo
Compartilhar as produções escritas e fazer ajustes finais
- Reler um relato de prática comentado para observar os bilhetes orientadores.
- Ler relato de prática de colega para comentar e fazer sugestões.
- Conversar com colega a respeito dos comentários feitos em bilhetes orientadores para esclarecer algum ponto de dúvida, comunicar decisões, agradecer a atenção.
- Fazer os últimos ajustes no relato de prática antes de compartilhar a versão final.
Convide seu colega ou sua colega a trilhar o percurso com você! Conversem, compartilhem a experiência, reflitam sobre o que aprenderam e construam a trajetória em parceria!