Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

A produção textual do relato de prática

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor(a):
15 Junho 2022

Ponto de partida

Margarete Schlatter e Pedro Garcez

Boas-vindas ao percurso “A produção textual do relato de prática”!

Por que escrever um relato de prática? O que narrar? Para quem? Para quê? Que formato tem esse texto? Essas são algumas das questões sobre as quais você poderá refletir por aqui.  A proposta foi desenhada para você conhecer relatos de prática, vivenciar as etapas de produção textual do seu próprio relato e compartilhar sua trajetória com colegas.

Além de ensinar e aprender, faz parte do nosso cotidiano na escola comentar com colegas o que vivenciamos com nossos alunos e alunas para pensar sobre o quê e sobre como ensinar e aprender. Vamos aqui refletir sobre como podemos ampliar essa interlocução. Vamos conhecer e comentar relatos de prática, destacar pontos fortes e pontos que poderiam melhorar, refletir sobre o que contar e como narrar experiências, preparar nossas narrativas e compartilhá-las com um coletivo de professoras e professores.

Este conteúdo foi concebido e desenhado para que você possa realizá-lo no seu ritmo e a partir de sua experiência, organizando o seu percurso e calibrando a extensão de leitura e de produção escrita. Experiências compartilhadas têm potencial para ampliar a aprendizagem, construir parcerias e participar do coletivo. Por isso, desde o início, propomos que você convide um/a colega para trilhar essa trajetória com você.

Cada um dos cinco passos que compõem o material é composto por quatro atividades: a) retomar experiências prévias ao relatar a prática; b) conhecer novos relatos de prática; c) conversar sobre eles, analisando o que dizem e como dizem; d) em etapas, produzir o seu próprio relato. Veja a seguir o roteiro do percurso e as etapas propostas para a escrita do relato de prática (clique em cada item para conhecer mais sobre o caminho proposto).

1. Olha só tudo o que acontece na minha aula!
O que narramos? Para quem? Para quê? Oralmente ou por escrito?

  • Fazer um relato oral para colega da escola (produção inicial).
  • Assistir a um relato de prática para observar: o quê, para quem, para quê.
  • Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre narrar a prática.
  • Fazer segunda versão do relato oral para colega que não conhece nosso contexto de atuação.

 

2. Conversa vai, conversa vem... E o registro vem quando?
O que narrar? Selecionar um foco para o relato de prática: questionamento e unidade temática

  • Fazer um relato escrito para colega que não conhece nosso contexto de atuação: produção escrita inicial (a partir da segunda versão oral).
  • Ler um relato de prática para observar: o quê, para quem, para quê.
  • Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre como delimitar o foco do relato.
  • Fazer segunda versão do relato escrito para colega que não conhece nosso contexto de atuação.

 

3. Diga-me com quem conversar e eu te direi como contar
Para quem? Ajustar a interlocução.

  • Ouvir/ler as versões de seus relatos para observar ajustes ao interlocutor.
  • Ler um relato de prática para observar a construção da interlocução.
  • Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre ajustes ao interlocutor.
  • Revisar o próprio relato para novos ajustes ao interlocutor.

 

4. Escrita vai, escrita vem
O que e para quem? Revisar o próprio texto: questionamento, unidade temática, objetividade e concretude

  • Analisar o próprio relato de prática com base em critérios de avaliação.
  • Ler um relato de prática utilizando critérios de avaliação.
  • Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre as qualidades discursivas de um relato de prática.
  • Reescrever o relato de prática observando as qualidades discursivas estudadas.

 

5. Formando-se no coletivo e formando o coletivo
Compartilhar as produções escritas e fazer ajustes finais

  • Reler um relato de prática comentado para observar os bilhetes orientadores.
  • Ler relato de prática de colega para comentar e fazer sugestões.
  • Conversar com colega a respeito dos comentários feitos em bilhetes orientadores para esclarecer algum ponto de dúvida, comunicar decisões, agradecer a atenção.
  • Fazer os últimos ajustes no relato de prática antes de compartilhar a versão final.

Convide seu colega ou sua colega a trilhar o percurso com você! Conversem, compartilhem a experiência, reflitam sobre o que aprenderam e construam a trajetória em parceria!

  •  

  •  


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé