Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Percursos formativos na rede

Tamara Castro

07 de agosto de 2023

O período de distanciamento social que muitos estão vivendo, como medida necessária para conter a pandemia do Covid-19, tem gerado reflexões e mudanças no cotidiano em diversos campos, entre eles, na educação.

A necessidade de reclusão por tempo ainda indeterminado, a fim de conter o aumento do número de infectados pelo novo coronavírus, tem levado secretarias de educação, escolas, professores, estudantes e suas famílias a pensar alternativas para dar continuidade às atividades educacionais.

A fim de oferecer apoio aos educadores e às famílias dos estudantes, diversos sites e instituições ligadas à educação estão oferecendo cursos e materiais gratuitos na rede. No entanto, o acúmulo de demandas tem sido grande para muitos, que estão se adaptando a uma nova rotina de trabalho em casa - estudo, mensagens, reuniões remotas -, dividindo o tempo com as tarefas de casa, alimentação e cuidados com filhos.

O Portal Escrevendo o Futuro oferece uma série de cursos on-line, recursos formativos, entrevistas, artigos e outros materiais que buscam contribuir para a melhoria do ensino e  aprendizagem de leitura e escrita. Ao longo da quarentena, daremos luz a alguns desses materiais. Eles podem ser acessados pelos educadores de acordo com seus interesses, necessidades e disponibilidade de tempo. Cadastre-se no Portal e explore os materiais oferecidos.

Materiais e recursos formativos oferecidos pelo Portal Escrevendo o Futuro

Cadernos do Professor

Nos Cadernos do Professor, os educadores encontram orientações e recursos didáticos para o ensino da escrita dos diferentes gêneros textuais trabalhados na Olimpíada de Língua Portuguesa. As atividades são voltadas ao desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas, produção, aprimoramento de textos dos alunos etc. Com a introdução do gênero Documentário nas aulas de Língua Portuguesa, o Caderno Olhar em Movimento busca ampliar o letramento dos estudantes, a integração de múltiplas semioses e o domínio da linguagem audiovisual. Os Cadernos consistem em materiais de apoio para planejamento e realização das aulas.

Percursos Formativos

Neles os educadores encontram um diagrama interativo que reúne conteúdos do Portal e de sites afins, constituindo um acervo de artigos, entrevistas, depoimentos, jogos, vídeos, áudios didaticamente organizados nos eixos de Leitura, Oralidade e Escrita.  Esses recursos dialogam com a proposta de Língua Portuguesa da área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) –, em articulação com três aspectos: contribuições teóricas, orientações para prática e recursos didáticos. Essa ferramenta possibilita que os educadores sejam curadores de seu próprio itinerário formativo, escolhendo temas/questões de acordo com suas necessidades e interesses. Nos Percursos, é possível elaborar seus planos de aula, além de realizar um estudo direcionado e obter um certificado de 8 horas.

Pergunte à Olímpia

Olímpia é uma professora que responde a perguntas de outros professores de Língua Portuguesa sobre práticas de ensino de leitura e escrita. A seção é atualizada quinzenalmente com um texto novo.

 

Literatura em Movimento

Nesta seção dedicada à literatura, é possível encontrar artigos, entrevistas, indicações de leitura, relatos e textos literários com o objetivo de apoiar e dinamizar a prática docente. Entre os entrevistados, estão nomes marcantes na literatura brasileira atual, como Conceição Evaristo, Slam das Minas, Marcelino Freire e Marcelo D’Salete. Os educadores também podem ler relatos de prática de professores, resenhas de livros e filmes, narrativas sobre as experiências com leitura, artigos de especialistas em ensino e mediação de leitura, e degustar textos literários de grandes autores.

 

Jogos de Aprendizagem

Recursos didáticos para trabalhar leitura e escrita de maneira lúdica com estudantes.

Pontos de Vista

No “Pontos de Vista”, os estudantes são convidados a argumentar sobre assuntos do cotidiano. Questões de gênero, padrões de beleza, fake news, bullying e o papel da política na comunidade são alguns dos temas trabalhados. O jogo possui um conteúdo que suscita a tomadas de decisão e de opinião por parte dos jogadores, e está disponível em formato de aplicativo (APP) a ser baixado em dispositivos móveis, como celulares e tablets, e também conta com uma versão para computador.

Q. P. Brasil: O jogo da argumentação

Com uma versão em PDF, o jogo de tabuleiro traz questões relevantes da atualidade e o objetivo é apresentar argumentos consistentes, contrários ou favoráveis, em relação a questões polêmicas do cotidiano, em especial, as que são veiculadas nas mídias (redes sociais, TV, rádio, jornais e revistas).

Cursos on-line

O Programa Escrevendo o Futuro oferece cinco cursos gratuitos e totalmente a distância. Eles são desenvolvidos por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, com o objetivo de contribuir com a formação de professores de Língua Portuguesa, com o foco em leitura e escrita. A abertura de vagas e orientações para inscrição são sempre noticiadas com antecedência aqui no Portal Escrevendo o Futuro.

 

 

 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma ampliação de Pontos de Vista
sobre o Programa

Uma ampliação de Pontos de Vista

Saiba o que mudou na nova edição do Caderno Docente de artigo de opinião

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, ensino de literatura, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000