Home
Formação
Pergunte à Olímpia
Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!

Pergunte à Olímpia

Alfabetização no 4º e 5º anos? O que fazer?
Profª Claudiani Krauss e Profª Joangela Sousa
Do lirismo à argumentação
Profª Sônia Cristina de Oliveira Martins
Progressão textual e temática
Profª Andréa Praxedes
Professora Olímpia está de volta
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Poema
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Memórias literárias
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Crônica
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Artigo de Opinião
Profª Olímpia
Ainda sobre os relatos de prática e alguns combinados
Profª Olímpia
Dicas para a elaboração do “relato de prática”
Profª Olímpia
Como combinar descrição e narração em crônicas
Profª Olímpia
Como aprimorar recursos literários em memórias literárias
Profª Olímpia
Dicas para a construção de argumentos
Profª Olímpia
Participe da nossa nova enquete!
Profª Olímpia
Professora e alunos do EM: parceria autoral em projeto de alfabetização
Profª Olímpia
Dicas para uma escrita correta
Profª Olímpia
Em busca da criatividade na produção escrita
Profª Olímpia
Avaliação final do texto: de olho na autoria
Profª Olímpia
Motivação para a leitura
Profª Olímpia
Textos olímpicos”: hora dos últimos retoques!
Profª Olímpia
“Pílulas da Olímpia”
Profª Olímpia
A importância da publicação dos textos
Profª Olímpia
Estratégias para a reescrita de textos
Profª Olímpia
Enquete 3: hora da síntese!
Profª Olímpia
5 passos da organização para a produção escrita final
Profª Olímpia
Pílulas da Olímpia 2
Profª Olímpia
Pílulas da Olímpia
Profª Olímpia
A dimensão linguística dos gêneros
Profª Olímpia
A dimensão textual dos gêneros
Profª Olímpia
A dimensão discursiva dos gêneros
Profª Olímpia
Enquete 3: rememorar para avançar
Profª Olímpia
A organização do tempo para a SD
Profª Olímpia
A articulação das práticas de linguagem
Profª Olímpia
A importância da alimentação temática
Profª Olímpia
O planejamento para as oficinas
Profª Olímpia
Enquete 2: retomar para seguir adiante
Profª Olímpia
A importância do primeiro texto
Profª Olímpia
A situação de produção do texto
Profª Olímpia
A relação entre o gênero discursivo e a SD
Profª Olímpia
Convite: que tal trabalharmos juntos?
Profª Olímpia
Última prosa de 2015!
Profª Olímpia
Entre crônicas e contos
Prof. Gildasio Geraldo Costa dos Reis
Alunos do 7º ano que “não sabem ler e escrever”: o que fazer?
Profª Fátima Pereira
Motivação: os dois lados da moeda
Profª(s) Elizandra Ferão / Carmen Medeiros
Sobre a (pre)ocupação com a produção escrita
Prof. Marcelino Luis da Silva
SD: um convite à articulação de práticas
Profª Sônia Oliveira
EJA: desafios do trabalho com projetos
Profª Simone Corrêa
Quando retextualizar é (re)viver!
Profª Nádia Duarte
“Idéia” ou “ideia”? – em cena, o acordo ortográfico
Profª Teresa N. Santos
O que podem revelar as dificuldades na produção escrita dos alunos?
Profª Ana Cristina A. Santos
O trabalho com gêneros discursivos na EJA
Profª Shirley Silva
Leitura no EFII: em foco, os multiletramentos
Profª(s) Rozângela Brant / Rosemeire
Um olhar para a ortografia no EFI
Profª Márcia Lessa
“Iluminando” o ensino de verbos
Profª Roseli da Costa Silva
Escritos de professores: como resenhar
Profº Maria Terezinha Vitória
Pergunte à Olímpia: “Pelo ensino da oralidade na escola”
Profª Maria Aparecida Silva
Hora de corrigir o texto; e agora?
Profª Patrícia Santos
Inquietações de uma formadora de professores
Profª Maria Rosalina Alves Arantes
Driblando a falta de recursos
Profª Nadja Siqueira
Mais uma prosa sobre projetos
Profª Evaneilha Silva Saldanha Holanda
Pela efetiva leitura de clássicos no EM
Profª(s) Sandra Mara / Maria Isabel Perei
Alfabetização no 5º e 6º anos: o que fazer?
Profª(s) Marlúcia Brandão / Ednalva Pereira / Maria Aparecida Seraguci
Pela efetiva interpretação de textos
Profª Cleide Nascimento de Carvalho Camargo
A leitura nossa de cada (e todo) dia!
Profª(s) Ediane Alexandre / Eliane Souza de Freitas
Para melhor ler e escrever!
Profª Notheburga Luiza Oliveira Alves
SD: passos para “recuperar conteúdos”
Profª Denise dos Santos
Aluno ”copista” e a necessidade de (re)significar o conhecimento
Profª Valdete Nunes Xavier
Alunos repetentes ao encontro do conhecimento!
Profª Valdinéa Castro d'Utra
Uma prosa sobre projetos na EJA
Profª Alizandra Cândido Lopes
Uma proposta para o trabalho com ortografia
Profª Manuela Santos
Ler para ensinar a ler!
Prof(s). Gisele / Israel Junior
Internet para leitura na sala de aula: mocinha ou vilã?
Profª Neiva
Biblioteca: espaço primordial para a formação de leitores
Profª Lucileide Saraiva
Aproximando leituras e leitores
Profª Raquel Ferreira Silva de Santana
Ensino Médio: a aposta no trabalho com projetos
Profª Francisca Gilvania
Pela integração no ensino da Língua Portuguesa!
Profª Flávia Fabiano
Aprender na e pela diferença!
Profª Mary Jane Ribeiro de Souza
Do ler ao escrever: em busca de pistas
Profª Élida Valeria da Silva Lima
Revelações do diagnóstico: o que fazer?
Prof. Sebastião
Planejamento: mais sobre diagnóstico
Profª(s) Sílvia Maramaldo / Aparecida Amaral Silva
Planejamento: o diagnóstico em foco
Profª Luciana Farias
Vamos começar o ano juntos?
Profª Olímpia
Nossa conversa sobre 2014
Profª Olímpia
Aluno lê bem, mas não sabe escrever: o que fazer?
Profª Sonia Morais
Vamos conversar sobre o trabalho com poemas?
Profª Maria Terezinha
A esperteza na Sequência Didática
Profª Angela
Ensaio e Artigo de Opinião: gêneros irmãos?
Profª Samira Maria Araújo
Por uma escrita atenta e reflexiva!
Profª Maria de Fátima de Carvalho Bezerra
Leitura, escrita e portadores de textos
Profª Neide
Um dedo de prosa sobre a cópia
Profª Ana Claudia Melo da Silva
Alfabetização: um desafio em qualquer tempo!
Profª Lucilete Barbosa das Chagas
As vozes do artigo de opinião
Prof(s). M. Augusta / Isac
Gênero pode ser suporte também?
Profª Eny Cristina Vieira
“Tristeza ou tristesa?”: em foco, a ortografia
Profª(s) Benigna Soares / Rita Pinheiro
Registros valiosos: o trabalho com “diário de bordo”
Profª Gabriele Castro
Salas multisseriadas: como ensinar gêneros?
Prof. Roseildo
É possível inovar com o mesmo tema?
Profª Sandra Costa
Chega a hora de reescrever: quando e como fazer?
Profª Aline Grazielli De Lucci
Falta de materiais para o trabalho com gêneros
Profª Maria de Lourdes
É preciso dar voz e lugar aos “tiros na onça”!
Profª Jamile Luiza Vasconcelos
A pedra no caminho do trabalho com poemas
Profª Silvania de Oliveira
Gênero e alfabetização: como promover esse encontro?
Profª Maria José
Memórias literárias de uma cidade jovem?
Profª Rita de Cássia da Silva
"Nóis pode participá?"
Profª Adriana Teixeira
Produção de texto logo no início do trabalho? Por quê? Para quê?
Profª Francisca
Dividir as tarefas de memórias literárias com os alunos
Profª Jó Bezerra
Poemas: como explorá-los?
Profª Jalusa
Artigo de Opinião: saber argumentar é preciso!
Profª Elisângela
Gêneros Olímpicos: quando a produção final ainda não é o fim!
Profª Marilúcia
Do relato às memórias literárias: que caminho seguir
Profª Ana Maria
Avaliação de crônicas, um gênero olímpico!
Paródia: quando rir é aprender!
Não confunda tipos de texto com gêneros
Leitura: conquista da participação e fluência dos alunos
O ensino de verbos nos anos iniciais do EF
Escrever e Reescrever – a formação do produtor de textos