Home
Formação
Pergunte à Olímpia
Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!

Pergunte à Olímpia

Vale a pena publicizar as produções dos alunos?
Profª. Olímpia
SD para todos: como fazer?
Profª. Olímpia
Ainda sobre ortografia: o olhar para o “diagnóstico final”
Profª. Olímpia
“Minha aluna troca letras na escrita”: o que fazer?
Profª. Olímpia
Os desafios da (boa) participação dos alunos
Profª. Olímpia
Gêneros discursivos e interdisciplinaridade
Profª. Olímpia
Bilhete orientador: uma aposta entre alunos
Profª. Olímpia
Parada reflexiva: um olhar para a prática educativa
Profª. Olímpia
Meus alunos não querem ler e escrever! E agora?
Profª. Olímpia
Leitura: de coordenador para professor
Prof.ª Olímpia
Leitura e atividades de avaliação
Profº. Olímpia
Espaços e aprendizagem
Profª. Olímpia
Dicas para o encontro de jovens com a leitura
Profª. Olímpia
Entre textos informativos e opinativos
Profª. Olímpia
Em busca de consistentes argumentos
Profª. Olímpia
Novidade: Cadernos Virtuais pelo celular
Profª Olímpia
Um olhar para a indisciplina
Profª. Olímpia
Terminando a enquete: avaliação da leitura
Profª Olímpia
Gêneros orais e avaliação: o segundo tempo da conversa
Profª Olímpia
Gêneros orais: uma conversa, em dois tempos
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: artigo de opinião
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: crônica
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: memórias literárias
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: poema
Profª Olímpia
Ler e escrever na atualidade
Profª Olímpia
Nova enquete no ar
Profª Olímpia
Trabalho com a leitura, em ação!
Profª Manuela Santos
Marcas do tempo
Profª Marineide
Passos do trabalho com a produção escrita no EM
Prof. Gildasio dos Reis
Tempo, espaço e qualidade da produção escrita
Profª Zenilde
Mais sobre celular na sala de aula: o que vem por aí?
Profª Olímpia
Debate sobre uso de celular na sala de aula
Profª Rosângela Gomes
“Fazendo chover” no trabalho com a seleção de gêneros discursivos
Profª Flávia
Alfabetização no EFII: mitos e verdades
Profª Ilza D'arc | Profª Eurides Batista
Alfabetização no 4º e 5º anos? O que fazer?
Profª Claudiani Krauss e Profª Joangela Sousa
Do lirismo à argumentação
Profª Sônia Cristina de Oliveira Martins
Progressão textual e temática
Profª Andréa Praxedes
Professora Olímpia está de volta
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Poema
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Memórias literárias
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Crônica
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Artigo de Opinião
Profª Olímpia
Ainda sobre os relatos de prática e alguns combinados
Profª Olímpia
Dicas para a elaboração do “relato de prática”
Profª Olímpia
Como combinar descrição e narração em crônicas
Profª Olímpia
Como aprimorar recursos literários em memórias literárias
Profª Olímpia
Dicas para a construção de argumentos
Profª Olímpia
Participe da nossa nova enquete!
Profª Olímpia
Professora e alunos do EM: parceria autoral em projeto de alfabetização
Profª Olímpia
Dicas para uma escrita correta
Profª Olímpia
Em busca da criatividade na produção escrita
Profª Olímpia
Avaliação final do texto: de olho na autoria
Profª Olímpia
Motivação para a leitura
Profª Olímpia
Textos olímpicos”: hora dos últimos retoques!
Profª Olímpia
“Pílulas da Olímpia”
Profª Olímpia
A importância da publicação dos textos
Profª Olímpia
Estratégias para a reescrita de textos
Profª Olímpia
Enquete 3: hora da síntese!
Profª Olímpia
5 passos da organização para a produção escrita final
Profª Olímpia
Pílulas da Olímpia 2
Profª Olímpia
Pílulas da Olímpia
Profª Olímpia
A dimensão linguística dos gêneros
Profª Olímpia
A dimensão textual dos gêneros
Profª Olímpia
A dimensão discursiva dos gêneros
Profª Olímpia
Enquete 3: rememorar para avançar
Profª Olímpia
A organização do tempo para a SD
Profª Olímpia
A articulação das práticas de linguagem
Profª Olímpia
A importância da alimentação temática
Profª Olímpia
O planejamento para as oficinas
Profª Olímpia
Enquete 2: retomar para seguir adiante
Profª Olímpia
A importância do primeiro texto
Profª Olímpia
A situação de produção do texto
Profª Olímpia
A relação entre o gênero discursivo e a SD
Profª Olímpia
Convite: que tal trabalharmos juntos?
Profª Olímpia
Última prosa de 2015!
Profª Olímpia
Entre crônicas e contos
Prof. Gildasio Geraldo Costa dos Reis
Alunos do 7º ano que “não sabem ler e escrever”: o que fazer?
Profª Fátima Pereira
Motivação: os dois lados da moeda
Profª(s) Elizandra Ferão / Carmen Medeiros
Sobre a (pre)ocupação com a produção escrita
Prof. Marcelino Luis da Silva
SD: um convite à articulação de práticas
Profª Sônia Oliveira
EJA: desafios do trabalho com projetos
Profª Simone Corrêa
Quando retextualizar é (re)viver!
Profª Nádia Duarte
“Idéia” ou “ideia”? – em cena, o acordo ortográfico
Profª Teresa N. Santos
O que podem revelar as dificuldades na produção escrita dos alunos?
Profª Ana Cristina A. Santos
O trabalho com gêneros discursivos na EJA
Profª Shirley Silva
Leitura no EFII: em foco, os multiletramentos
Profª(s) Rozângela Brant / Rosemeire
Um olhar para a ortografia no EFI
Profª Márcia Lessa
“Iluminando” o ensino de verbos
Profª Roseli da Costa Silva
Escritos de professores: como resenhar
Profº Maria Terezinha Vitória
Pergunte à Olímpia: “Pelo ensino da oralidade na escola”
Profª Maria Aparecida Silva
Hora de corrigir o texto; e agora?
Profª Patrícia Santos
Inquietações de uma formadora de professores
Profª Maria Rosalina Alves Arantes
Driblando a falta de recursos
Profª Nadja Siqueira
Mais uma prosa sobre projetos
Profª Evaneilha Silva Saldanha Holanda
Pela efetiva leitura de clássicos no EM
Profª(s) Sandra Mara / Maria Isabel Perei
Alfabetização no 5º e 6º anos: o que fazer?
Profª(s) Marlúcia Brandão / Ednalva Pereira / Maria Aparecida Seraguci
Pela efetiva interpretação de textos
Profª Cleide Nascimento de Carvalho Camargo
A leitura nossa de cada (e todo) dia!
Profª(s) Ediane Alexandre / Eliane Souza de Freitas
Para melhor ler e escrever!
Profª Notheburga Luiza Oliveira Alves
SD: passos para “recuperar conteúdos”
Profª Denise dos Santos
Aluno ”copista” e a necessidade de (re)significar o conhecimento
Profª Valdete Nunes Xavier