Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

Dizeres de 2018
Profª Olímpia
Novidades literárias
Profª Olímpia
BNCC e produção de textos
Profª Olímpia
A BNCC e o olhar para a análise linguística
Profª Olímpia
Reflexões sobre o “não gostar de ler”
Profª Olímpia
Dicas para “trabalho com gramática”
Profª Olímpia
Pela valorização dos multiletramentos
Profª Olímpia
Como trabalhar gêneros virtuais com poucos recursos tecnológicos?
Profª Olímpia
Dicas para o trabalho com a literatura
Profª Olímpia
A busca pelo real conhecimento
Profª Olímpia
BNCC e o trabalho com gêneros discursivos
Profª. Olímpia
5° ano: dicas para o trabalho com a ortografia
Profª. Olímpia
Prazer pela leitura e redes sociais: convite à convivência
Profª Olímpia
A área de Linguagens e o ensino de LP
Profª Olímpia
Textos virtuais no EFI
Profª Olímpia
O professor e os desafios dos multiletramentos
Porfª Olímpia
Fim da enquete, início de novas inquietações
Pofª Olímpia
Letramento da letra
Profª Olímpia
O que significa trabalhar para a ampliação dos letramentos?
Profª Olímpia
O assunto mais votado da enquete
Profª Olímpia
Novo semestre, nova enquete!
Profª Olímpia
Alunos indígenas e a alfabetização tardia
Profª Olímpia
Ideias para a socialização de leituras
Profª Olímpia
Alfabetização: dicas para uma estudante de pedagogia
Profª Olímpia
Uma aposta na formação de professores
Porfª Olímpia
Mais sobre SD: o diagnóstico no gênero poema
Profª Olímpia
Cinco dicas para a alimentação temática
Profª Olímpia
Inquietações de uma vice-diretora sobre produção textual
Profª Olímpia
Caminhos para a leitura
Profª Olímpia
Vale a pena trabalhar com cartas pessoais?
Profª Olímpia
Produção escrita e reescrita
Profª Olímpia
Dicas para o trabalho com literatura
Profª Olímpia
Inspirações para trabalho com SD e projeto
Profª Olímpia
Produção de textos: onde está o autor?
Profª Olímpia
BNCC e habilidades
Profª. Olímpia
BNCC e campos de atuação no EFII
Profª. Olímpia
Olímpia: BNCC e alfabetização
Profª. Olímpia
Diferenças e aplicações entre multissemiótico e multimidiático
Profª. Olímpia
BNCC: espichando a prosa sobre o tópico mais votado
Profª. Olímpia
BNCC: prosa sobre o tópico mais votado
Profª. Olímpia
Olímpia quer saber sua opinião!
Profª. Olímpia
Pergunte à Olímpia está de volta!
Profª. Olímpia
Última prosa de 2017!
Profª. Olímpia
Vale a pena publicizar as produções dos alunos?
Profª. Olímpia
SD para todos: como fazer?
Profª. Olímpia
Ainda sobre ortografia: o olhar para o “diagnóstico final”
Profª. Olímpia
“Minha aluna troca letras na escrita”: o que fazer?
Profª. Olímpia
Os desafios da (boa) participação dos alunos
Profª. Olímpia
Gêneros discursivos e interdisciplinaridade
Profª. Olímpia
Bilhete orientador: uma aposta entre alunos
Profª. Olímpia
Parada reflexiva: um olhar para a prática educativa
Profª. Olímpia
Meus alunos não querem ler e escrever! E agora?
Profª. Olímpia
Leitura: de coordenador para professor
Prof.ª Olímpia
Leitura e atividades de avaliação
Profº. Olímpia
Espaços e aprendizagem
Profª. Olímpia
Dicas para o encontro de jovens com a leitura
Profª. Olímpia
Entre textos informativos e opinativos
Profª. Olímpia
Em busca de consistentes argumentos
Profª. Olímpia
Novidade: Cadernos Virtuais pelo celular
Profª Olímpia
Um olhar para a indisciplina
Profª. Olímpia
Terminando a enquete: avaliação da leitura
Profª Olímpia
Gêneros orais e avaliação: o segundo tempo da conversa
Profª Olímpia
Gêneros orais: uma conversa, em dois tempos
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: artigo de opinião
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: crônica
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: memórias literárias
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: poema
Profª Olímpia
Ler e escrever na atualidade
Profª Olímpia
Nova enquete no ar
Profª Olímpia
Trabalho com a leitura, em ação!
Profª Manuela Santos
Marcas do tempo
Profª Marineide
Passos do trabalho com a produção escrita no EM
Prof. Gildasio dos Reis
Tempo, espaço e qualidade da produção escrita
Profª Zenilde
Mais sobre celular na sala de aula: o que vem por aí?
Profª Olímpia
Debate sobre uso de celular na sala de aula
Profª Rosângela Gomes
“Fazendo chover” no trabalho com a seleção de gêneros discursivos
Profª Flávia
Alfabetização no EFII: mitos e verdades
Profª Ilza D'arc | Profª Eurides Batista
Alfabetização no 4º e 5º anos? O que fazer?
Profª Claudiani Krauss e Profª Joangela Sousa
Do lirismo à argumentação
Profª Sônia Cristina de Oliveira Martins
Progressão textual e temática
Profª Andréa Praxedes
Professora Olímpia está de volta
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Poema
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Memórias literárias
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Crônica
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Artigo de Opinião
Profª Olímpia
Ainda sobre os relatos de prática e alguns combinados
Profª Olímpia
Dicas para a elaboração do “relato de prática”
Profª Olímpia
Como combinar descrição e narração em crônicas
Profª Olímpia
Como aprimorar recursos literários em memórias literárias
Profª Olímpia
Dicas para a construção de argumentos
Profª Olímpia
Participe da nossa nova enquete!
Profª Olímpia
Professora e alunos do EM: parceria autoral em projeto de alfabetização
Profª Olímpia
Dicas para uma escrita correta
Profª Olímpia
Em busca da criatividade na produção escrita
Profª Olímpia
Avaliação final do texto: de olho na autoria
Profª Olímpia
Motivação para a leitura
Profª Olímpia
Textos olímpicos”: hora dos últimos retoques!
Profª Olímpia
“Pílulas da Olímpia”
Profª Olímpia
A importância da publicação dos textos
Profª Olímpia
Estratégias para a reescrita de textos
Profª Olímpia
Enquete 3: hora da síntese!
Profª Olímpia
5 passos da organização para a produção escrita final
Profª Olímpia
Pílulas da Olímpia 2
Profª Olímpia
Pílulas da Olímpia
Profª Olímpia