Home
Formação
Pergunte à Olímpia
Olímpia é uma professora apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, que responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita. Venha conversar com ela. Envie a sua pergunta para escrevendofuturo@cenpec.org.br!

Pergunte à Olímpia

A área de Linguagens e o ensino de LP
Profª Olímpia
Textos virtuais no EFI
Profª Olímpia
O professor e os desafios dos multiletramentos
Porfª Olímpia
Fim da enquete, início de novas inquietações
Pofª Olímpia
Letramento da letra
Profª Olímpia
O que significa trabalhar para a ampliação dos letramentos?
Profª Olímpia
O assunto mais votado da enquete
Profª Olímpia
Novo semestre, nova enquete!
Profª Olímpia
Alunos indígenas e a alfabetização tardia
Profª Olímpia
Ideias para a socialização de leituras
Profª Olímpia
Alfabetização: dicas para uma estudante de pedagogia
Profª Olímpia
Uma aposta na formação de professores
Porfª Olímpia
Mais sobre SD: o diagnóstico no gênero poema
Profª Olímpia
Cinco dicas para a alimentação temática
Profª Olímpia
Inquietações de uma vice-diretora sobre produção textual
Profª Olímpia
Caminhos para a leitura
Profª Olímpia
Vale a pena trabalhar com cartas pessoais?
Profª Olímpia
Produção escrita e reescrita
Profª Olímpia
Dicas para o trabalho com literatura
Profª Olímpia
Inspirações para trabalho com SD e projeto
Profª Olímpia
Produção de textos: onde está o autor?
Profª Olímpia
BNCC e habilidades
Profª. Olímpia
BNCC e campos de atuação no EFII
Profª. Olímpia
Olímpia: BNCC e alfabetização
Profª. Olímpia
Diferenças e aplicações entre multissemiótico e multimidiático
Profª. Olímpia
BNCC: espichando a prosa sobre o tópico mais votado
Profª. Olímpia
BNCC: prosa sobre o tópico mais votado
Profª. Olímpia
Olímpia quer saber sua opinião!
Profª. Olímpia
Pergunte à Olímpia está de volta!
Profª. Olímpia
Última prosa de 2017!
Profª. Olímpia
Vale a pena publicizar as produções dos alunos?
Profª. Olímpia
SD para todos: como fazer?
Profª. Olímpia
Ainda sobre ortografia: o olhar para o “diagnóstico final”
Profª. Olímpia
“Minha aluna troca letras na escrita”: o que fazer?
Profª. Olímpia
Os desafios da (boa) participação dos alunos
Profª. Olímpia
Gêneros discursivos e interdisciplinaridade
Profª. Olímpia
Bilhete orientador: uma aposta entre alunos
Profª. Olímpia
Parada reflexiva: um olhar para a prática educativa
Profª. Olímpia
Meus alunos não querem ler e escrever! E agora?
Profª. Olímpia
Leitura: de coordenador para professor
Prof.ª Olímpia
Leitura e atividades de avaliação
Profº. Olímpia
Espaços e aprendizagem
Profª. Olímpia
Dicas para o encontro de jovens com a leitura
Profª. Olímpia
Entre textos informativos e opinativos
Profª. Olímpia
Em busca de consistentes argumentos
Profª. Olímpia
Novidade: Cadernos Virtuais pelo celular
Profª Olímpia
Um olhar para a indisciplina
Profª. Olímpia
Terminando a enquete: avaliação da leitura
Profª Olímpia
Gêneros orais e avaliação: o segundo tempo da conversa
Profª Olímpia
Gêneros orais: uma conversa, em dois tempos
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: artigo de opinião
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: crônica
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: memórias literárias
Profª Olímpia
Avaliação de gêneros escritos: poema
Profª Olímpia
Ler e escrever na atualidade
Profª Olímpia
Nova enquete no ar
Profª Olímpia
Trabalho com a leitura, em ação!
Profª Manuela Santos
Marcas do tempo
Profª Marineide
Passos do trabalho com a produção escrita no EM
Prof. Gildasio dos Reis
Tempo, espaço e qualidade da produção escrita
Profª Zenilde
Mais sobre celular na sala de aula: o que vem por aí?
Profª Olímpia
Debate sobre uso de celular na sala de aula
Profª Rosângela Gomes
“Fazendo chover” no trabalho com a seleção de gêneros discursivos
Profª Flávia
Alfabetização no EFII: mitos e verdades
Profª Ilza D'arc | Profª Eurides Batista
Alfabetização no 4º e 5º anos? O que fazer?
Profª Claudiani Krauss e Profª Joangela Sousa
Do lirismo à argumentação
Profª Sônia Cristina de Oliveira Martins
Progressão textual e temática
Profª Andréa Praxedes
Professora Olímpia está de volta
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Poema
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Memórias literárias
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Crônica
Profª Olímpia
Encontro Regional 2016: Artigo de Opinião
Profª Olímpia
Ainda sobre os relatos de prática e alguns combinados
Profª Olímpia
Dicas para a elaboração do “relato de prática”
Profª Olímpia
Como combinar descrição e narração em crônicas
Profª Olímpia
Como aprimorar recursos literários em memórias literárias
Profª Olímpia
Dicas para a construção de argumentos
Profª Olímpia
Participe da nossa nova enquete!
Profª Olímpia
Professora e alunos do EM: parceria autoral em projeto de alfabetização
Profª Olímpia
Dicas para uma escrita correta
Profª Olímpia
Em busca da criatividade na produção escrita
Profª Olímpia
Avaliação final do texto: de olho na autoria
Profª Olímpia
Motivação para a leitura
Profª Olímpia
Textos olímpicos”: hora dos últimos retoques!
Profª Olímpia
“Pílulas da Olímpia”
Profª Olímpia
A importância da publicação dos textos
Profª Olímpia
Estratégias para a reescrita de textos
Profª Olímpia
Enquete 3: hora da síntese!
Profª Olímpia
5 passos da organização para a produção escrita final
Profª Olímpia
Pílulas da Olímpia 2
Profª Olímpia
Pílulas da Olímpia
Profª Olímpia
A dimensão linguística dos gêneros
Profª Olímpia
A dimensão textual dos gêneros
Profª Olímpia
A dimensão discursiva dos gêneros
Profª Olímpia
Enquete 3: rememorar para avançar
Profª Olímpia
A organização do tempo para a SD
Profª Olímpia
A articulação das práticas de linguagem
Profª Olímpia
A importância da alimentação temática
Profª Olímpia
O planejamento para as oficinas
Profª Olímpia
Enquete 2: retomar para seguir adiante
Profª Olímpia
A importância do primeiro texto
Profª Olímpia
A situação de produção do texto
Profª Olímpia
A relação entre o gênero discursivo e a SD
Profª Olímpia
Convite: que tal trabalharmos juntos?
Profª Olímpia