Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Inquietações docentes sobre avaliação diagnóstica e ensino

Portal Escrevendo o Futuro

06 de agosto de 2023

Olá, professor e professora!

Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.

A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.

A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!

Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!

Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

Inquietações docentes sobre avaliação diagnóstica e ensino

Inquietações docentes sobre avaliação diagnóstica e ensino

Olímpia retoma o tema da live “Avaliação diagnóstica da produção escrita no EF II” e responde às dúvidas que não foram comentadas durante a transmissão ao vivo, como atrasos na capacidade de leitura e escrita.

 

Queridos leitores, queridas leitoras,

No dia 26 de maio, realizamos a live ”Avaliação diagnóstica da produção escrita no Ensino Fundamental II“, no intuito de conversarmos com educadores(as) não apenas sobre a avaliação diagnóstica, mas também sobre uma iniciativa mais abrangente, a recomposição das aprendizagens, pensando em como promover avanços no processo de construção de conhecimentos por parte de todos(as) os(as) estudantes.

A fim de tornar o momento mais didático e elucidativo, o nosso convidado, o Prof. Dr. Clecio Bunzen (UFPE), analisou uma crônica, produzida por um estudante no início das vivências de uma sequência didática para o ensino do gênero, ressaltando aspectos do texto que indicam as fortalezas e fragilidades nas aprendizagens do aluno.

Em linhas gerais – vale muito a pena conferir a live na íntegra! – eis os questionamentos trazidos por professoras na última publicação “O diagnóstico como estratégia de recomposição das aprendizagens”, e que foram abordados no evento: Quando realizar a avaliação diagnóstica; apenas no início do ano? O que fazer a partir de um diagnóstico? Quais as dicas práticas para professores(as) iniciantes?

Como apontamentos e sugestões de encaminhamento, vale ressaltar que:

  • a avaliação diagnóstica realizada no início do ano tem como objetivo favorecer a investigação dos conhecimentos já internalizados pelos(as) estudantes e contribuir para o vínculo do(a) docente com a turma e com cada estudante;

  • além do início do ano, a avaliação diagnóstica pode ser realizada em vários outros momentos, ligada sempre à ideia de conhecer os saberes da turma;

  • a partir do diagnóstico, cada professor(a) irá planejar as propostas, em função das necessidades de aprendizagem e do elenco de habilidades-foco da BNCC (na relação com habilidades complementares, de conhecimentos prévios e expectativas de fluência, como abordado nos Mapas de Foco da BNCC) e, ainda, professores(as) iniciantes podem contar com a parceria na escola, pensando na coordenação pedagógica e outros(as) docentes, assim como pesquisar sobre a análise de textos e as formas de promover a construção do conhecimento.

Na tentativa de acolher outras inquietações que chegaram pelo YouTube, no decorrer da transmissão, organizamos um conjunto de perguntas trazidas por educadoras e educadores, e as respectivas respostas. Algumas dessas inquietações podem ser suas também. Confira (clique em cada questão para ver a resposta):

Pergunta 1: Com o retorno das aulas presenciais do Fundamental II, percebemos o grande prejuízo de nossos alunos, principalmente no que se refere à leitura, produção textual e ortografia. E agora? Como planejar? (profa.Andrea Maria De Lisboa Rodrigues)

Professora Andrea, de fato, nossos(as) estudantes sentiram muito a ausência da sala de aula presencial e as relações de troca e aprendizado firmados na escola, com professores(as) e colegas. Como o acesso a recursos virtuais foi bastante heterogêneo, no período de fechamento das escolas, temos de apostar em conhecer de perto os saberes de cada um(a) e, como você salientou, planejar a prática pedagógica com precisão e qualidade.

Como ressaltado na live, a avaliação diagnóstica é a “porta de entrada” para esse planejamento, já que revelará quais habilidades de leitura, de produção textual e de ortografia (anunciadas em sua pergunta) demandam nossa maior atenção.

A partir dos achados, o planejamento seguirá para a análise de cada habilidade, tendo o Mapa de Foco como aliado, já que promoverá a condição de eleger habilidades prioritárias na relação com complementares e expectativas de fluência.

Essa organização garantirá que sua escolha de atividades, sequências didáticas e projetos seja mais aderente às necessidades da turma e potencialize a construção de conhecimentos. Se precisar de inspiração, consulte nossos Cadernos Docentes e encontre oficinas de produção textual dos gêneros poema, crônica, memórias literárias, artigo de opinião e documentário!

Pergunta 2: O que fazer quando muitos chegam no sexto ano sem saber ler e escrever? (profa. Margareth Mataruna)

Professora Margareth, infelizmente, esse cenário tem se apresentado de forma constante em nosso país, o que exige uma postura assertiva e bastante reflexiva, não é mesmo?

Ao analisar as habilidades da BNCC anunciadas nos Mapas de Foco, no exercício de enxergar o que é conhecimento prévio vinculado a habilidades focais, verificamos que muitas retratam aprendizagens voltadas às práticas de leitura e de escrita, contemplando as relações entre multiletramentos e a construção inicial de conhecimentos sobre a linguagem escrita e a leitura.

Nesse sentido, cabe investigar as maiores necessidades de aprendizagem e propor reflexões que promovam novas aprendizagens em sala de aula. Somado a isso, iniciativas como acolhimento de estudantes no contraturno e horário estendido têm favorecido avanços. Uma dica: confira a matéria "Recomposição das aprendizagens no Brasil e no mundo”, publicada no Portal Cenpec.

Pergunta 3: O que fazer com esses estudantes que escrevem textos com fragilidades profundas em quaisquer gêneros, inclusive, do 9º ano? (prof. Israel José de Lima Júnior)

Um primeiro passo, prof. Israel, é identificar as dificuldades, já que sem esse diagnóstico, tudo pode ficar vago, superficial e com poucos impactos na aprendizagem.

Após essa investigação, vale analisar os gêneros previstos no 9º ano pela BNCC, relacionando-os com o currículo local, a fim de destacar habilidades vinculadas a conhecimentos prévios. Esse olhar para além do 9º ano, tomando os gêneros discursivos previstos como referência, poderá guiá-lo no desenvolvimento de atividades bem ajustadas às necessidades de cada turma.

Assim, focando na ideia de aceleração da aprendizagem, será possível apostar na diversidade de propostas aliadas à leitura, produção escrita, análise linguística e oralidade, dando voz e vez a diferentes perfis de conhecimento. Uma dica: como inspiração para essa investigação diagnóstica e recursos variados, consulte a Plataforma de Apoio à Aprendizagem, do Instituto Reúna.


Pra terminar, que tal aproveitar o espaço abaixo para o registro de outras inquietações e dúvidas? Afinal, nosso intuito maior é caminharmos ao lado de vocês, de olho nas aprendizagens! Não se esqueça de indicar seu nome, cidade, estado e os segmentos de atuação em seu comentário no mural.

Criado com o Padlet

Abraço carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, formação leitora, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, texto literário, poesia, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000