Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Retrospectiva 2018 e o que vem por aí

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor: Esdras Soares e Mariana Garcia
20 Dezembro 2018

Chegamos ao final de mais um ano de trabalho e é hora de relembrar as ações realizadas e celebrar as conquistas do Programa Escrevendo o Futuro ao longo de 2018.

Caminhamos por mais um ano com foco nas ações formativas, no qual produzimos e compartilhamos diferentes recursos pedagógicos e promovemos importantes reflexões sobre a língua portuguesa, com o objetivo de contribuir com as discussões e colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras.

Foi também um período dedicado ao redesenho da Olimpíada de Língua Portuguesa, o concurso de produção de textos que mobiliza educadores, alunos e as escolas, para que a próxima edição, que será realizada em 2019, traga novidades e atualizações, conectadas com princípios norteadores das políticas públicas de educação.

 

O que celebrar em 2018?

Formações presenciais

Neste ano foram realizadas em parceria com as secretarias de educação 28 formações presenciais, em 26 municípios, com a participação de aproximadamente 2.450 professores de língua portuguesa, coordenadores pedagógicos e técnicos de secretarias de educação municipais e estaduais. Os encontros foram organizados e realizados com o apoio da Rede de Ancoragem do Programa, composta por representantes da Undime e do Consed, além de docentes de universidades públicas de todo o Brasil e formadores colaboradores do Programa.   

 

Cursos on-line

Diversas turmas foram constituídas para os cinco cursos on-line, mediados e autoformativos, realizados pelo Programa Escrevendo o Futuro. Foram oferecidas 1.200 vagas para o Curso “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”, 1.200 vagas para o curso “Caminhos da escrita”, 6 mil vagas para o curso “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” e mais 2 mil vagas para o novo curso, lançado em 2018, “Nas tramas do texto”. Para o curso “Avaliação textual: propostas e análises”, que manteve turmas abertas nos dois semestres, foram preenchidas 5.647 vagas ao longo do ano.

Clique aqui para saber mais sobre cada um dos cursos.  

 

Literatura em Movimento

O Portal Escrevendo o Futuro atualizou a seção “Literatura em Movimento” com diferentes conteúdos voltados para o ensino da leitura literária. Marcelino Freire, Lilia Guerra, Geovani Martins e Marcelo D’Salete foram alguns dos escritores entrevistados, além da produção de diferentes artigos e indicações literárias, que auxiliaram as práticas pedagógicas de educadores de todo o país. 

Conheça a seção e saiba mais.

 

Percursos Formativos

O diagrama interativo que abrange os eixos de Leitura, Oralidade, Escrita e Análise Linguística, constituindo um acervo de artigos, entrevistas, depoimentos, fóruns, jogos, vídeos e áudios, lançou uma grande novidade em 2018: os planos de aula e as pautas de formação. Nessa ferramenta, o educador além de escolher seu próprio caminho a percorrer, personalizando sua capacitação por meio de textos de fundamentação teórica, orientações para a prática em sala de aula, recursos didáticos e depoimentos de experiências bem-sucedidas, agora poderá elaborar e compartilhar seus próprios planos de aula com outros educadores.

Saiba mais sobre os Percursos Formativos.

Pergunte à Olímpia

2018 foi mais um ano de interação semanal com a Professora Olímpia. Ela respondeu cerca de 40 perguntas para educadores de diferentes regiões do país, sobre diversos eixos temáticos abordados pelo Programa.

Confira aqui as questões respondidas.

 

Revista Na Ponta do Lápis

Dois novos números da revista Na Ponta do Lápis foram elaborados e distribuídos neste ano, com entrevistas, reportagens, orientações para a prática e muito mais. As revistas também foram disponibilizadas em versão digital e podem ser acessadas por aqui.

 

 

Redesenho da Olimpíada de Língua Portuguesa

Para reformular o concurso de produção de textos, foram pensadas e realizadas diversas etapas de mobilização, reflexão e escuta. A equipe do Programa e seus colaboradores percorreram todas as regiões do país para conversar com professores de língua portuguesa, estudantes, técnicos de secretarias de educação, diretores de escolas, docentes de universidades públicas e representantes do Consed e da Undime. Além dos encontros presenciais, também foram realizadas entrevistas qualificadas, com diferentes públicos envolvidos no Programa. Nesses processos de diálogo, os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões para a melhoria da próxima edição do concurso.

Temas como divulgação, mobilização nas escolas, adesão, categorias de inscrição, formação de professores, realização das oficinas em sala de aula, envio e seleção dos textos e a premiação foram amplamente discutidos para que centenas de contribuições fossem registradas e incorporadas na reformulação para a próxima edição.

E o que vem chegando de novo em 2019?

Prepare-se: vem aí a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa! E ela vai trazer muitas surpresas.

Uma das principais novidades para a próxima edição é a inclusão de um novo gênero/categoria de inscrição, entre os já existentes: Documentário. Professores e estudantes de todo o Brasil contarão com o apoio do Escrevendo o Futuro - que já está elaborando um caderno de orientação - para a realização das oficinas em sala de aula, que irão abordar a produção de documentários.

Serão cinco gêneros, distribuídos da seguinte maneira:

Poema

5º ano EF

Memórias Literárias

6º e 7º anos EF

Crônica

8º e 9º ano EF

Documentário

1º e 2º anos EM

Artigo de Opinião

3º ano EM


As premiações para semifinalistas, finalistas e vencedores nas categorias acima também reservam surpresas - entre elas, uma viagem para os vencedores: internacional, para os professores; e nacional, para os estudantes. As novidades serão divulgadas com mais detalhes em breve.

Além do concurso, o Programa Escrevendo o Futuro seguirá ampliando as ações de formação, investindo na mobilização de territórios, escolas, educadores e estudantes, com o objetivo de qualificar o ensino da língua portuguesa. Novas turmas dos cursos on-line serão oferecidas e trabalharemos os diversos recursos didáticos existentes no Portal Escrevendo o Futuro. Aguarde mais informações.

Aproveitamos para desejar boas festas e um feliz 2019!


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Conséd
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé