Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Em busca de consistentes argumentos

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

Em busca de consistentes argumentos

Em busca de consistentes argumentos

O trabalho com a argumentação e a relação com a tese é o tema da conversa com a professora Olímpia.

 

Dedicados educadores

 

Depois de navegar pelo passo a passo para acesso a todos os conteúdos dos Cadernos Virtuais da Olimpíada – versões Android e Iphone – é hora de retomarmos nosso diálogo habitual, em função de perguntas enviadas por vocês.

Nessa semana, trataremos de uma questão que, seguramente, não inquieta apenas professores do 3o ano do Ensino Médio! Vamos descobrir por quê? Leiam a mensagem do professor Marcelo:

Olá, Olímpia! Sou Marcelo Pinto, professor de Língua Portuguesa do 3º ano do EM da Escola Estadual Presidente Arthur da Silva Bernardes, em Cerquilho (SP). Tenho notado grande dificuldade de meus alunos em identificar a tese e construir argumentos. São carentes de informação e seus argumentos são fracos e redundantes. O que fazer para melhorar esta situação? Obrigado.


Como puderam perceber, falar sobre a necessidade de ultrapassar as “dificuldades dos alunos em identificar a tese e construir argumentos” nem de longe é uma preocupação para poucos, certo? Então, vamos tentar ajudá-los!

No caminho de aprendizado dos argumentos, encontramos diferentes possibilidades, em termos de gêneros que convocam esse exercício. Porém, pensando na nossa Olimpíada, temos no artigo de opinião uma oportunidade de trabalho bastante abrangente, não apenas com a construção de argumentos, mas também com a relação entre eles e a tese, em busca de tentar convencer o leitor sobre um determinado ponto de vista, no olhar para uma questão polêmica.

Para dinamizar nossa conversa, seguem três aspectos centrais, no trabalho com os alunos:

Agora, passo a voz a vocês, a fim de que possam continuar a prosa, indicando os aspectos 4, 5, 6...

Obrigada pelo envio da pergunta, um bj a todos e até já

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL, formação docente, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000