Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura, literaturas e identidades
O trabalho com a argumentação e a relação com a tese é o tema da conversa com a professora Olímpia.
Depois de navegar pelo passo a passo para acesso a todos os conteúdos dos Cadernos Virtuais da Olimpíada – versões Android e Iphone – é hora de retomarmos nosso diálogo habitual, em função de perguntas enviadas por vocês.
Nessa semana, trataremos de uma questão que, seguramente, não inquieta apenas professores do 3o ano do Ensino Médio! Vamos descobrir por quê? Leiam a mensagem do professor Marcelo:
Olá, Olímpia! Sou Marcelo Pinto, professor de Língua Portuguesa do 3º ano do EM da Escola Estadual Presidente Arthur da Silva Bernardes, em Cerquilho (SP). Tenho notado grande dificuldade de meus alunos em identificar a tese e construir argumentos. São carentes de informação e seus argumentos são fracos e redundantes. O que fazer para melhorar esta situação? Obrigado.
Como puderam perceber, falar sobre a necessidade de ultrapassar as “dificuldades dos alunos em identificar a tese e construir argumentos” nem de longe é uma preocupação para poucos, certo? Então, vamos tentar ajudá-los!
No caminho de aprendizado dos argumentos, encontramos diferentes possibilidades, em termos de gêneros que convocam esse exercício. Porém, pensando na nossa Olimpíada, temos no artigo de opinião uma oportunidade de trabalho bastante abrangente, não apenas com a construção de argumentos, mas também com a relação entre eles e a tese, em busca de tentar convencer o leitor sobre um determinado ponto de vista, no olhar para uma questão polêmica.
Para dinamizar nossa conversa, seguem três aspectos centrais, no trabalho com os alunos:
Agora, passo a voz a vocês, a fim de que possam continuar a prosa, indicando os aspectos 4, 5, 6...
Obrigada pelo envio da pergunta, um bj a todos e até já
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura, literaturas e identidades
Poemas de Luiz Gama
poesia, texto literário, Luiz Gama, poema
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL, formação docente, educação para as relações étnico-raciais
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.