PONTOS DE VISTA

"Desde quando o homem pratica a argumentação? Estaríamos tentados a dizer: desde que comunica"

Phillippe Breton

Bem-vindo ao especial do gênero Artigo de Opinião! A seguir você encontrará uma seleção de materiais que complementam e ampliam o trabalho proposto na Coleção da Olimpíada. Por isso, antes de continuar, é importante que você conheça bem todas as atividades do Caderno do Professor. Leia, reflita e se organize.

GÊNEROS EM PAUTA

Bate-papo virtual sobre o trabalho com os gêneros Poema e Artigo de Opinião.

PÍLULAS DAS OFICINAS

Em 2016, algumas oficinas dos Cadernos do Professor foram atualizadas e, por isso, Ana Luiza Marcondes Garcia, professora da PUC-SP e uma das autoras do caderno Pontos de vista, fala sobre as novidades do material. Assista ao vídeo e depois confira os novos textos e um glossário.

Ciclistas denunciam agressão de motorista em discussão de trânsito no bairro Aldeota
Google entra na guerra contra as falsas notícias
  
  
Teste rápido: Você faz papel de idiota nas redes sociais?
  
  
Em defesa do voto obrigatório
  
  
Haitianos foram feridos com bala de chumbinho, diz secretaria da Saúde

  

“Tá com dó do refugiado? Leva pra casa!”

  

Glossário

Traz a definição de uma palavra ou expressão, cujo sentido seja importante para a compreensão dos textos.

QUESTÕES POLÊMICAS

Renata Falzoni critica ação do MPE contra ciclovias

Nova onda de imigração atrai para São Paulo latino-americanos e africanos
O poder das mídias sociais


JOGOS DE APRENDIZAGEM

São atividades lúdicas que seus alunos podem acessar e jogar. As propostas foram elaboradas a partir de alguns aspectos do gênero textual, trabalhados nas oficinas que compõem a sequência didática.

POLÊMICAS MUSICAIS

A música sempre foi utilizada como instrumento de denúncia, crítica e tomada de posição. Da MPB ao rap, do samba ao rock, o que não falta são questões polêmicas.

Passarinhos | Emicida
  
Chuva Ácida | Criolo
  
Mulheres Negras | Yzalú
Da Lama ao Caos | Chico Science & Nação Zumbi

LEITURAS SUGERIDAS

O fórum de discussão no ensino da escrita argumentativa

A Internet tem influenciado na publicidade e no consumo da sociedade atual? A partir dessa pergunta iniciaram-se as interações entre os alunos do 9º ano da Escola Euclídia Pereira de Azevedo, de Fortaleza (CE), no fórum de discussão online do ambiente Sócrates, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará. Daí a discutir e produzir vídeos de propaganda, com a formulação de opiniões e argumentos, passando pela realização de debates e oficinas que culminaram na produção de artigos de opinião foi um longo percurso, que contou com muitos sujeitos.

clique aqui para ler

Redes sociais: espaço para (re)formulação de opiniões

A constituição de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio e professores de português, história e geografia, no Facebook, para discutir temas polêmicos. Essa foi uma iniciativa dos professores da Escola Estadual Professor Souza Nilo, em Itanhandu (MG), liderados pela professora Francis. Os alunos analisaram charges, notícias e reportagens para, finalmente, produzir um artigo de opinião. O projeto possibilitou o desenvolvimento da argumentação e da capacidade de se posicionar diante de temas polêmicos, como a redução da maioridade penal, as Olimpíadas 2016 e a crise hídrica.

clique aqui para ler

O funk na sala de aula: quebrando paradigmas

Quando a professora Rosilene, de Belo Horizonte (MG), percebeu que seus alunos do 9º ano sabiam de cor muitas letras de funk, tratou logo de considerar esse gênero musical como um aliado para o trabalho em sala de aula, afastando-se assim do preconceito com que geralmente é visto pelas classes dominantes. A partir da leitura, da análise e da cantoria das letras de funk, os alunos foram chamados a revisitar canções tão suas conhecidas, discutindo palavras, ideias e temáticas. Foi assim que começaram a selecionar temas capazes de serem desenvolvidos nas oficinas de artigo de opinião, gênero que terá seu lugar já no primeiro número do jornal da escola.

clique aqui para ler

OFICINA REGIONAL 2014 – ARTIGO DE OPINIÃO

Veja como foi a Oficina Regional de Artigo de Opinião 2014, que aconteceu em Brasília. Na ocasião, alunos e professores semifinalistas de todo o Brasil vivenciaram atividades culturais e pedagógicas, onde puderam aprimorar sua escrita.

COLETÂNEA DE TEXTOS FINALISTAS 2014

Esta coletânea reúne os 38 textos finalistas de 2014, na categoria Artigo de Opinião. É para inspirar você e seus alunos!

SEMPRE TEMOS UM CANAL ABERTO COM VOCÊ

Dúvidas ou sugestões? Compartilhe conosco! Não se esqueça de deixar seu comentário, queremos ouvir (ler) você.