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Pergunte a Olímpia

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Olá, professor e professora!

Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.

A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.

A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!

Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!

Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Olímpia
Pergunta:

Construção de argumentos em artigos de opinião é o tema da conversa com a professora Olímpia. 

 

Dedicados educadores,

Já temos o assunto mais votado de nossa Enquete: dicas para a construção de argumentos, em artigos de opinião.

Antes de mais nada, peço que todos os leitores participem da enquete, que retrata assuntos pertinentes ao fim do trabalho com os “gêneros olímpicos”, pensando em eventuais demandas e interesses de aprimoramento, nas diferentes turmas. Também está disponível o espaço para comentários, a fim de que indiquem outros assuntos que suscitam dúvidas, para que possam integrar nossa prosa semanal. Desde já, agradeço pela parceria!

Bem, pedido feito, vamos em frente! Como a proposta é oferecer dicas para o trabalho com os argumentos, resolvi organizar itens, destacando as seguintes orientações:

-       como recentemente destacou Joaquim Dolz, na videoconferência “Os poderes da escrita: argumentação e socialização”, a argumentação é o diálogo com o pensamento do outro; argumentamos para transformar o pensamento do outro, mas também para construir o nosso, com o pensamento do outro. Entendo ser fundamental essa questão, ou seja, não se pode falar em construção de argumentos, sem que nossos alunos compreendam os objetivos, a abrangência e os efeitos da argumentação na vida social, que se pretende democrática;

-       explorar diferentes exemplares do gênero, com um olhar focado nos recursos linguístico-discursivos envolvidos na argumentação (quais são as características recorrentes?);

-       conhecer e reconhecer, em escritos alheios, a estrutura nuclear da argumentação, composta por dados, justificativa e conclusão, antes de escrever o próprio texto (para “saber mais”, vale consultar o texto “No limiar da persuasão: o movimento argumentativo na escrita de artigos de opinião por estudantes brasileiros”, de Garcia e Rangel);

-       para ter “o que dizer”, precisamos investir no trabalho de alimentação temática, em função do estudo de diversas questões polêmicas, por meio de gêneros orais e escritos (como debate, notícia, entrevista, artigo científico, leis, entre tantos outros);

-       compilar estudos, anotações e ideias para o debate, com vistas a analisar cada argumento e, assim, organizar a fala para a discussão, servindo-se do melhor e mais aderente argumento, para cada momento do debate;

-       diante de questões polêmicas variadas, sempre definidas em função da relevância social, é preciso ocupar diferentes posições em debates, mesmo que sejam contrárias as que os alunos acreditam, para fortalecer os argumentos e fazê-los perceber as consequências de se adotar um ou outro “lado da moeda”. Para tanto, sugiro (re)tomar os novos textos do Caderno Virtual Pontos de vista - “Ciclistas denunciam agressão de motorista em discussão de trânsito no Bairro de Aldeota”; “Viralização do senso comum”; “Em defesa do voto obrigatório”; “Do chumbinho nos haitianos aos protestos de domingo”; “Haitianos foram feridos com bala de chumbinho, diz secretaria de Saúde”; e “Tá com dó do refugiado? Leva pra casa!” – assim como o glossário;

-       fazer anotações ou mesmo filmar os debates realizados em sala de aula, a fim de revisitar os argumentos utilizados e refletir sobre a apresentação e articulação deles, também em um texto escrito;

-       conhecer e reconhecer os tipos de argumento, em função da análise de artigos de opinião e debates, com o auxílio do quadro presente no Caderno Virtual Pontos de vista, Oficina 09, p.116;

-       apostar na análise coletiva, contando com os diferentes olhares para a discussão mais efetiva de cada texto e atendimento às dúvidas, incentivando a parceria e troca de saberes;

-       explorar atividades centradas nos elementos articuladores, tais como as apresentadas no Caderno Virtual e no Jogo Virtual Grêmio. Verifiquem como eles foram empregados nos textos e se cumprem a função devida;

-       para a produção do texto, é essencial ter uma tese clara, a ser defendida, por meio de consistentes argumentos, a partir da apresentação de uma questão polêmica. Afinal, sem uma tese bem definida, não há fortes argumentos;

-       investir em reescritas coletivas, antes da revisão final do texto individual, como previsto no Caderno Virtual Pontos de vista, últimas oficinas;

-       por fim, contem com os diversos recursos de nosso Portal, planejando atividades de acordo com as necessidades de cada turma: Jogo QP Brasil (veja o vídeo), Coletânea de Textos, Especial Artigo de Opinião e Especial de Avaliação de Textos.

 

Bem, queridos, bem sei que não esgotei o assunto, mas apenas quis iluminar questões que considero essenciais, na busca por argumentos “mais certeiros”. Como puderam perceber, a construção de argumentos convoca, necessariamente, um conjunto de propostas, todas vinculadas a um processo de muita reflexão, discussão e cooperação. Avaliem quais são mais aderentes às necessidades de cada turma e “mãos à obra”.

 

Esperarei pelos comentários de vocês, a fim de “trocarmos figurinhas” e, assim, aprendermos muito mais!

 

Bj carinhoso a todos, obrigada e até já,

Olímpia

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