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Como a sequência didática pode apoiar o ensino dos gêneros textuais

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15 Março 2023

Como a sequência didática pode apoiar o ensino dos gêneros textuais

A sequência didática é uma metodologia que pode auxiliar o trabalho com os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. Trata-se de um conjunto de atividades que, ligadas entre si, estabelecem um grau crescente de complexidade na apresentação dos conteúdos, oferecendo modelos e indicando caminhos para que a turma se aproprie dos gêneros que fazem ou farão parte de seu repertório de aprendizagem.

Alguns dos princípios básicos que devem ser observados na criação e realização de uma sequência didática são: o resgate de conhecimentos prévios das(os) estudantes, a proposição de atividades que subsidiem a elaboração sobre o tema , a leitura de autoras e autores relevantes para ampliação do repertório e a construção de um espaço de interlocução para a apreciação e avaliação dos textos produzidos pela turma.


Para se aprofundar mais nas questões que envolvem essa metodologia, leia o artigo “Sequência didática - por que trilhar o caminho proposto”, escrito por Sônia Madi e publicado na edição de nº 23 da revista Na Ponta do Lápis.


Quer levar essa prática para suas aulas? Conheça, a seguir, duas sequências didáticas criadas pela professora Lara Rocha, que trabalham com as obras de Carolina Maria de Jesus e Geni Guimarães, propondo a produção escrita de diários:

A sequência didática Escritas de si em diálogo: um trabalho com o gênero diário propõe atividades para trabalhar o gênero diário a partir da leitura da obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus e de outras autoras que foram influenciadas por ela. As produções de texto sugeridas incluem a escrita de um diário individual e de um coletivo, desenvolvido por toda a turma.

O material Literatura afro-brasileira – Proposta de trabalho com o livro Leite do Peito, de Geni Guimarães é composto por um artigo, que reflete sobre a importância de trabalhar a literatura afro-brasileira na escola, e uma sequência didática, que traz orientações para a leitura da obra Leite do Peito, de Geni Guimarães, e para a elaboração de um diário de leitura pelas(os) estudantes.


Os Cadernos Docentes, elaborados pelo Programa Escrevendo o Futuro, também são exemplos de sequências didáticas com indicações para a produção dos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião que você, professora(or), pode utilizar no planejamento de suas aulas.


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