Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Como a sequência didática pode apoiar o ensino dos gêneros textuais

Portal Escrevendo o Futuro

15 de março de 2023

A sequência didática é uma metodologia que pode auxiliar o trabalho com os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. Trata-se de um conjunto de atividades que, ligadas entre si, estabelecem um grau crescente de complexidade na apresentação dos conteúdos, oferecendo modelos e indicando caminhos para que a turma se aproprie dos gêneros que fazem ou farão parte de seu repertório de aprendizagem.

Alguns dos princípios básicos que devem ser observados na criação e realização de uma sequência didática são: o resgate de conhecimentos prévios das(os) estudantes, a proposição de atividades que subsidiem a elaboração sobre o tema , a leitura de autoras e autores relevantes para ampliação do repertório e a construção de um espaço de interlocução para a apreciação e avaliação dos textos produzidos pela turma.


Para se aprofundar mais nas questões que envolvem essa metodologia, leia o artigo “Sequência didática - por que trilhar o caminho proposto”, escrito por Sônia Madi e publicado na edição de nº 23 da revista Na Ponta do Lápis.


Quer levar essa prática para suas aulas? Conheça, a seguir, duas sequências didáticas criadas pela professora Lara Rocha, que trabalham com as obras de Carolina Maria de Jesus e Geni Guimarães, propondo a produção escrita de diários:

A sequência didática Escritas de si em diálogo: um trabalho com o gênero diário propõe atividades para trabalhar o gênero diário a partir da leitura da obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus e de outras autoras que foram influenciadas por ela. As produções de texto sugeridas incluem a escrita de um diário individual e de um coletivo, desenvolvido por toda a turma.

O material Literatura afro-brasileira – Proposta de trabalho com o livro Leite do Peito, de Geni Guimarães é composto por um artigo, que reflete sobre a importância de trabalhar a literatura afro-brasileira na escola, e uma sequência didática, que traz orientações para a leitura da obra Leite do Peito, de Geni Guimarães, e para a elaboração de um diário de leitura pelas(os) estudantes.


Os Cadernos Docentes, elaborados pelo Programa Escrevendo o Futuro, também são exemplos de sequências didáticas com indicações para a produção dos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião que você, professora(or), pode utilizar no planejamento de suas aulas.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL, formação docente, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000