Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Escrevendo

08 de novembro de 2023

Em 20 de novembro de 1695, o líder e grande ícone da resistência negra Zumbi dos Palmares era assassinado em uma emboscada. Séculos mais tarde, essa data se tornou um ato político de afirmação da luta contra o racismo e a favor da emancipação social, política e econômica do povo negro no Brasil.

Fruto das lutas dos movimentos negros, o 20 de novembro celebra o Dia da Consciência Negra como um momento importante e estratégico de reconhecimento e formulação de reflexões em torno do combate ao racismo e suas diversas formas de expressão em nossa sociedade que devem estar em pauta todos os dias do ano.

No âmbito da educação, foi promulgada a Lei nº 10.639, em 2013, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas nas redes públicas e privadas de todo o Brasil e, além disso, também incluiu o 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra” no calendário escolar.

Reconhecer a importância dessa data deve ser uma oportunidade a mais de trazer para a sala de aula reflexões e debates que colaborem com a construção de uma educação antirracista de fato. A presença de pensamentos, saberes, ciências e conhecimentos diversos produzidos por autoras(es) negras(os) deve compor o planejamento docente de forma integral e independe de um calendário de eventos.

E pensando justamente nas premissas de celebrar, memorar e repertoriar, reunimos neste especial conteúdos que abordam a história, a literatura e a cultura negra para que esta temática possa integrar, de forma contínua, os programas de ensino de Língua Portuguesa de professoras e professores nas escolas brasileiras.

 

Leia sobre A importância de celebrar o 20 de novembro – Dia da Consciência Negra neste artigo do educador social e técnico de projetos do Cenpec Washington Góes.

 

Em Feminismo negro – para um novo marco civilizatório, escrito por Djamila Ribeiro para a edição nº 32 da revista Na Ponta da Lápis, a autora pontua a importância e centralidade do feminismo negro para o debate político e apresenta uma análise sobre a opressão da mulher negra a partir do recorte da interseccionalidade.

 

Veja também o artigo Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem, de Bel Santos Mayer, publicado na edição nº 39 da revista Na Ponta do Lápis, que reflete sobre o lugar ocupado pela literatura do enfrentamento do racismo e promoção da igualdade racial. Ainda considerando a contribuição da arte literária para o fortalecimento das lutas antirracistas, não deixe de ler o texto A contação de história para o empoderamento da criança negra e a literatura negro-brasileira do encantamento infantil e juvenil: mudanças necessárias de paradigmas, de Kiusam de Oliveira.

 

No Portal Escrevendo o Futuro, você encontra ainda diversos artigos de reflexão teórica sobre a importância de autoras e autores negras e negros para a literatura brasileira, com dicas de como levá-las(los) para a sala de aula. Dentre eles, destacamos:

 

Separamos também alguns planos de aulas e propostas de atividades de Língua Portuguesa alinhados à Base Nacional Comum Curricular para você, professora ou professor, trabalhar com as suas turmas:

 

Conheça a trajetória de Roberta Estrela D’Alva, contada na entrevista A poesia sempre vence, publicada na edição nº 32 da revista Na Ponta do Lápis, na qual a poeta compartilha seu trabalho com o slam e a performance. Confira também a entrevista com o quadrinista Marcelo D’Salete, reconhecido por abordar temas como o racismo e o colonialismos do Brasil em suas obras, visibilizando heróis negros e periféricos. Leia ainda sobre o trabalho de Juliana Balduíno com educação a partir da literatura negra em mais essa entrevista realizada pelo Escrevendo o Futuro.

E como a arte literária não poderia faltar nesse especial em comemoração ao mês da Consciência Negra, inspire-se com essas poesias e narrativas publicadas em nosso Portal:

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, ensino de literatura, formação leitora, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, poesia, texto literário, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

literatura indígena, formação docente, revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000