Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Chega a hora de reescrever: quando e como fazer?

Portal Escrevendo o futuro

01 de agosto de 2023

Chega a hora de reescrever: quando e como fazer?

Chega a hora de reescrever: quando e como fazer?

Oi, Olímpia, preciso de sua ajuda!

Trabalho com alunos do 6º e 7º anos, os gêneros Poema e Memórias Literárias, respectivamente, na cidade de Bauru / SP. Estou com dificuldade na reescrita dos textos; caminho com as oficinas, mas ainda não cheguei a nenhum momento que fala sobre o assunto. Minha dúvida é saber em que momento e como trabalhar a reescrita com eles.

Obrigada!

Aline Grazielli De Lucci – Bauru, SP

Cara professora Aline,

Sua pergunta chegou em um momento especial! Isso porque o Portal da Olimpíada está apostando na possibilidade de conversar com professores de todo o Brasil, por meio de um fórum virtual, a respeito exatamente da reescrita de textos, elegendo o bilhete orientador como uma prática pedagógica capaz de auxiliar estudantes a voltar aos seus escritos e compor novas versões, mais ajustadas ao gênero.

Como sabemos, a reescrita faz parte do processo de elaboração de textos, sendo a etapa de aprimoramento indispensável a qualquer escritor, mais ou menos experiente, não é mesmo?

Pensando nisso, nas oficinas propostas nos Cadernos Virtuais da Olimpíada, a reescrita deve ocorrer após a produção individual de um texto e a análise do professor. Assim, sugere-se que você realize todas as etapas do trabalho com o gênero em destaque, a fim de promover a produção de uma escrita coletiva e, na sequência, um texto individual, sendo esse último um retrato de tudo que foi aprendido ao longo das oficinas e foco de sua leitura e análise.

Então, vamos ver se ficou bem claro: caminhe com a turma, propondo as atividades previstas nos Cadernos, chegando ao momento da escrita individual, quando você deverá dialogar com cada aluno sobre o que já foi aprendido e o que ainda precisa ser aprimorado.

Para fazer isso, há vários caminhos, como o bilhete orientador, a grade de avaliação ou mesmo a discussão coletiva de um texto produzido por algum aluno da turma.

Para finalizar, deixo um convite e duas dicas de leitura: primeiro, o convite para você (e todos os demais professores) participar do fórum virtual sobre o Bilhete Orientador, que teve início no dia 08/7, aqui no Portal da Olimpíada. Agora, as dicas de leitura, que envolvem dois textos já publicados na Revista Na Ponta do Lápis: “Sequência Didática: por que trilhar o caminho proposto”, escrito pela coordenadora geral da Olimpíada, Sônia Madi, e “De olho na prática: Conversa vai, escrita vem”, das autoras Luciene Simões e Bruna Farias.

Obrigada pelo envio de sua pergunta e muito sucesso!

Um abraço e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, poesia, texto literário, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000