Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, ensino de literatura
Oi, Olímpia, preciso de sua ajuda!
Trabalho com alunos do 6º e 7º anos, os gêneros Poema e Memórias Literárias, respectivamente, na cidade de Bauru / SP. Estou com dificuldade na reescrita dos textos; caminho com as oficinas, mas ainda não cheguei a nenhum momento que fala sobre o assunto. Minha dúvida é saber em que momento e como trabalhar a reescrita com eles.
Obrigada!
Aline Grazielli De Lucci – Bauru, SP
Cara professora Aline,
Sua pergunta chegou em um momento especial! Isso porque o Portal da Olimpíada está apostando na possibilidade de conversar com professores de todo o Brasil, por meio de um fórum virtual, a respeito exatamente da reescrita de textos, elegendo o bilhete orientador como uma prática pedagógica capaz de auxiliar estudantes a voltar aos seus escritos e compor novas versões, mais ajustadas ao gênero.
Como sabemos, a reescrita faz parte do processo de elaboração de textos, sendo a etapa de aprimoramento indispensável a qualquer escritor, mais ou menos experiente, não é mesmo?
Pensando nisso, nas oficinas propostas nos Cadernos Virtuais da Olimpíada, a reescrita deve ocorrer após a produção individual de um texto e a análise do professor. Assim, sugere-se que você realize todas as etapas do trabalho com o gênero em destaque, a fim de promover a produção de uma escrita coletiva e, na sequência, um texto individual, sendo esse último um retrato de tudo que foi aprendido ao longo das oficinas e foco de sua leitura e análise.
Então, vamos ver se ficou bem claro: caminhe com a turma, propondo as atividades previstas nos Cadernos, chegando ao momento da escrita individual, quando você deverá dialogar com cada aluno sobre o que já foi aprendido e o que ainda precisa ser aprimorado.
Para fazer isso, há vários caminhos, como o bilhete orientador, a grade de avaliação ou mesmo a discussão coletiva de um texto produzido por algum aluno da turma.
Para finalizar, deixo um convite e duas dicas de leitura: primeiro, o convite para você (e todos os demais professores) participar do fórum virtual sobre o Bilhete Orientador, que teve início no dia 08/7, aqui no Portal da Olimpíada. Agora, as dicas de leitura, que envolvem dois textos já publicados na Revista Na Ponta do Lápis: “Sequência Didática: por que trilhar o caminho proposto”, escrito pela coordenadora geral da Olimpíada, Sônia Madi, e “De olho na prática: Conversa vai, escrita vem”, das autoras Luciene Simões e Bruna Farias.
Obrigada pelo envio de sua pergunta e muito sucesso!
Um abraço e até já,
Olímpia
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, literatura de autoria feminina, literaturas e identidades, ensino de literatura
Poemas de Luiz Gama
poema, poesia, texto literário, Luiz Gama
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
formação docente, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, revista NPL
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.