Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Conversando sobre o Bilhete Orientador

Inicio do conteudo







Caro(a) professor(a),

Seja bem-vindo(a) a esse espaço de interlocução e aprendizado!

Ao longo das próximas semanas, conversaremos sobre o Bilhete Orientador, um recurso pedagógico para o trabalho com a reescrita de textos de nossos alunos. A fim de que você possa acompanhar os diferentes enfoques dessa reflexão, seguem os tópicos, que ficarão permanentemente abertos (após a data de início identificada) até o encerramento do fórum, para favorecer sua participação a qualquer tempo e quantas vezes quiser!

Dica: leia sempre a proposta de cada tópico e as postagens dos colegas, antes de inserir o seu comentário. Assim, poderemos efetivamente dialogar e construir conhecimentos, considerando diferentes focos e contribuições.



Espero contar com sua presença constante, pois, afinal, o fórum só existe para acolher a voz do professor e promover a discussão sobre práticas pedagógicas!

Um abraço e obrigada,

Patrícia Calheta (clique aqui para conhecer a mediadora)

 


 

Confira a programação do fórum "Bilhete Orientador":



Tópico 1 - Bilhete Orientador: o que é? Para quê? Para quem? (aberto de 07/07/2014 a 31/08/2014): Neste primeiro momento, conversaremos sobre o bilhete orientador como uma prática pedagógica atrelada ao trabalho de reescrita textual. O que é o bilhete orientador?  

Tópico 2 - Um texto, três bilhetes: qual escolher? Por quê? (aberto de 21/07/2014 a 31/08/2014): O foco está na leitura de um texto do gênero Crônica e na discussão de maneiras possíveis de orientação para a reescrita. Como se comunicar com os alunos por meio dos bilhetes orientadores? 

Tópico 3 - Bilhete Orientador: afinal, como fazer? Quando? Quantos? (aberto de 06/08/2014 a 31/08/2014): Discussão sobre modos de fazer um bilhete orientador, que favoreçam o cumprimento dos objetivos de ensino e de aprendizagem. É o momento de colocar a mão na massa para produzir o próprio bilhete orientador.

Tópico 4 - O meu, o seu, os nossos bilhetes orientadores! (aberto de 18/08/2014 a 31/08/2014): É chegada a hora da socialização de nossas descobertas e publicação dos nossos bilhetes, fruto de tantas trocas discursivas aqui estabelecidas!

 


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé