Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Do diálogo entre Cadernos Docentes e competências e habilidades da BNCC

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

Olá, professor e professora!

Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.

A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.

A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!

Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!

Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

Do diálogo entre Cadernos Docentes e competências e habilidades da BNCC

Do diálogo entre Cadernos Docentes e competências e habilidades da BNCC

Olímpia apresenta as atualizações dos Cadernos Docentes, com destaque para as competências e habilidades da BNCC no início de cada oficina e também na introdução.

Prezada professora, prezado professor,

Desde 2002, o Programa Escrevendo o Futuro tem percorrido um reflexivo caminho, sempre ao lado de vocês, em busca de modos de promover a aprendizagem da língua portuguesa para todas(os) as(os) estudantes de escolas públicas do país.

Ao longo de seus 20 anos de existência, que estão sendocelebrados por meio de matérias que contam a história do Escrevendo o Futuro, o Programa vem não apenas elaborando conteúdos pedagógicos de orientação para a prática e reflexão teórica e oferecendo diversas oportunidades para a formação continuada de educadoras(es), mas também revisitando materiais já formulados, de forma a corroborar o ensino de gêneros discursivos alinhado à política pública educacional vigente.

Nessa direção, os Cadernos Docentes – sequências didáticas desenvolvidas para o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião – são agora apresentados pelo diálogo com o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que diz respeito à articulação dos eixos de ensino ao trabalho com competências e habilidades do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Esse investimento reflexivo tem como principal objetivo aproximar as experiências metodológicas anunciadas pelos Cadernos Docentes aos dizeres da BNCC, com vistas a favorecer uma ação pedagógica bem ajustada às necessidades de aprendizagem das(os) estudantes e às diretrizes curriculares propostas pelas redes de ensino.

Considerando tais questões, vocês podem contar, na introdução de cada Caderno Docente, com uma tabela voltada à apresentação da relação completa de habilidades e de competências da BNCC, em cada oficina proposta.

Além disso, foi inserida uma grade com as habilidades na capa de cada uma das oficinas de todos os Cadernos, com vistas a favorecer a criteriosa análise de cada docente e a mais bem ajustada aposta na aprendizagem das(os) estudantes.

Vale ressaltar que a indicação de competências e habilidades para cada oficina voltada ao trabalho com cada um dos gêneros previstos pelo Programa seguiu a lógica da maior representatividade, em termos das propostas anunciadas, em um ou mais campos de atuação social, compreendendo que a diversidade de atividades, por vezes, convida ao convívio entre campos para retratar o trabalho reflexivo envolvido em cada proposta.

Do mesmo modo, diferentes competências e habilidades foram vinculadas a cada oficina como possibilidades de exploração e de aprendizagem, ainda que nem sempre tomadas na íntegra. Em outras palavras, há muitos casos em que habilidades são tratadas de forma parcial, com determinadas ênfases, considerando o enunciado apresentado na BNCC e os passos previstos em termos das vivências nas oficinas.

Essa análise favoreceu, ainda, a constatação em termos do possível direcionamento das propostas para além dos anos escolares inicialmente previstos para o trabalho com cada gênero discursivo, assim como a possibilidade de articulação com outros componentes curriculares.

Nós, da equipe do Programa Escrevendo o Futuro, esperamos que essa aproximação dos Cadernos Docentes com a BNCC possa contribuir, de forma abrangente e significativa, para a ampliação do repertório de conhecimentos docentes, assim como para o processo de aprendizagem de todas(os) as(os) estudantes, fortalecendo a prática cidadã, reflexiva, ética e crítica, dentro e fora da escola.

E, então, gostaram da novidade? Deixem comentários por aqui!

Um abraço carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, ensino de literatura, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, poema, texto literário, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000