Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
formação leitora, ensino de literatura, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina
Olá, professor e professora!
Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.
A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.
A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!
Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!
Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,
Olímpia
Olímpia apresenta as atualizações dos Cadernos Docentes, com destaque para as competências e habilidades da BNCC no início de cada oficina e também na introdução.
Desde 2002, o Programa Escrevendo o Futuro tem percorrido um reflexivo caminho, sempre ao lado de vocês, em busca de modos de promover a aprendizagem da língua portuguesa para todas(os) as(os) estudantes de escolas públicas do país.
Ao longo de seus 20 anos de existência, que estão sendocelebrados por meio de matérias que contam a história do Escrevendo o Futuro, o Programa vem não apenas elaborando conteúdos pedagógicos de orientação para a prática e reflexão teórica e oferecendo diversas oportunidades para a formação continuada de educadoras(es), mas também revisitando materiais já formulados, de forma a corroborar o ensino de gêneros discursivos alinhado à política pública educacional vigente.
Nessa direção, os Cadernos Docentes – sequências didáticas desenvolvidas para o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião – são agora apresentados pelo diálogo com o documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que diz respeito à articulação dos eixos de ensino ao trabalho com competências e habilidades do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Esse investimento reflexivo tem como principal objetivo aproximar as experiências metodológicas anunciadas pelos Cadernos Docentes aos dizeres da BNCC, com vistas a favorecer uma ação pedagógica bem ajustada às necessidades de aprendizagem das(os) estudantes e às diretrizes curriculares propostas pelas redes de ensino.
Considerando tais questões, vocês podem contar, na introdução de cada Caderno Docente, com uma tabela voltada à apresentação da relação completa de habilidades e de competências da BNCC, em cada oficina proposta.
Além disso, foi inserida uma grade com as habilidades na capa de cada uma das oficinas de todos os Cadernos, com vistas a favorecer a criteriosa análise de cada docente e a mais bem ajustada aposta na aprendizagem das(os) estudantes.
Vale ressaltar que a indicação de competências e habilidades para cada oficina voltada ao trabalho com cada um dos gêneros previstos pelo Programa seguiu a lógica da maior representatividade, em termos das propostas anunciadas, em um ou mais campos de atuação social, compreendendo que a diversidade de atividades, por vezes, convida ao convívio entre campos para retratar o trabalho reflexivo envolvido em cada proposta.
Do mesmo modo, diferentes competências e habilidades foram vinculadas a cada oficina como possibilidades de exploração e de aprendizagem, ainda que nem sempre tomadas na íntegra. Em outras palavras, há muitos casos em que habilidades são tratadas de forma parcial, com determinadas ênfases, considerando o enunciado apresentado na BNCC e os passos previstos em termos das vivências nas oficinas.
Essa análise favoreceu, ainda, a constatação em termos do possível direcionamento das propostas para além dos anos escolares inicialmente previstos para o trabalho com cada gênero discursivo, assim como a possibilidade de articulação com outros componentes curriculares.
Nós, da equipe do Programa Escrevendo o Futuro, esperamos que essa aproximação dos Cadernos Docentes com a BNCC possa contribuir, de forma abrangente e significativa, para a ampliação do repertório de conhecimentos docentes, assim como para o processo de aprendizagem de todas(os) as(os) estudantes, fortalecendo a prática cidadã, reflexiva, ética e crítica, dentro e fora da escola.
E, então, gostaram da novidade? Deixem comentários por aqui!
Um abraço carinhoso, obrigada e até já,
Olímpia
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