Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª. Olímpia
Pergunta:

Na retomada das aulas presenciais, Olímpia convida professores(as) e gestores(as) a refletir sobre os desafios de aprendizagem dos(as) estudantes e compartilhar suas experiências, além de indicar materiais de apoio.

 

Queridos(as) parceiros(as) de reflexão,

Em fevereiro, convidei cada professor(a) e cada gestor(a) a trilhar um caminho ancorado na amorosidade e na alegria, por meio da publicação Chegou 2022! – convite ao esperançar. Agora, na publicação de março (nossa prosa passou a ter uma frequência mensal), gostaria de lançar um convite complementar: pensarmos juntos(as) nas principais inquietações pedagógicas e nos maiores desafios para a aprendizagem de nossos(as) estudantes.

Pelo Brasil, o retorno às aulas presenciais tem sido vivido de modo diverso, assim como ocorreu em todo o período de fechamento das escolas, com possibilidades bastante heterogêneas de acesso ao ensino remoto, a materiais impressos ou a orientações via grupos de WhatsApp, entre tantas outras tentativas de promover aprendizagens.

Nesse percurso da volta à escola, docentes e equipes gestoras têm investido em estratégias de recomposição das aprendizagens, com avaliações diagnósticas que assegurem a investigação dos saberes de cada estudante, assim como as maiores necessidades de aprendizagem. Além disso, investimentos reflexivos de fôlego precisam ser feitos em frentes como adaptação do currículo e das práticas pedagógicas, com a formação docente específica e materiais didáticos ajustados à realidade e maiores demandas de cada turma.

Assim, partindo de avaliações diagnósticas criteriosas e análises cuidadosas dos resultados, é possível eleger habilidades prioritárias em cada ano, a fim de favorecer a efetiva aprendizagem de nossas crianças e nossos adolescentes e jovens.

Para auxiliar vocês nesse percurso, como de costume por aqui, indico dois materiais que poderão contribuir para o planejamento e o desenvolvimento desse trabalho:

  • Recomposição das aprendizagens em contextos de crise – levantamento internacional elaborado pelo Vozes da Educação, com apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura, com foco na apresentação de estratégias de recomposição das aprendizagens e em programas já implementados pelo mundo.
  • Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas – parceria entre o Ministério da Educação e CAEd/UFJF, com cadernos de avaliações organizados por ano, cadernos de orientação para docentes, recursos formativos e ferramentas para o acompanhamento personalizado das aprendizagens.

A apreciação desses materiais poderá promover um planejamento mais certeiro nesse início de ano, assim como um trabalho com o olhar focado nas experiências de aprendizagem para cada estudante e seus efeitos no processo de construção de conhecimentos.

É claro que outras questões integram o que chamei anteriormente de inquietações pedagógicas, não é mesmo? Então, para dar voz a quem, de fato, pode anunciar dúvidas, assuntos de maior interesse e necessidade formativa, considerando o retrato da realidade local, passo a palavra a você, professor(a) e gestor(a).

No mural abaixo, cada um(a) poderá relatar como tem vivido esse processo de retorno às aulas presenciais, elencando assuntos a serem tratados aqui, no Pergunte à Olímpia e até mesmo em outros espaços do Portal.

Para publicar sua mensagem, basta clicar no sinal de +, no canto inferior direito do mural, e inserir seu texto. Não esqueça de indicar seu nome, cidade e estado e o(s) segmento(s) de atuação!

Criado com o Padlet

Conto com a participação de vocês!

Um abraço carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro / Olimpíada de Língua Portuguesa
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé