Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

logo olimpia

Olá, professor e professora!

Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.

A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.

A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!

Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!

Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Flávia
Pergunta:

Com quais gêneros trabalhar durante o ano com os alunos? Confira a conversa com a professora Olímpia.

 

Olá, queridos leitores!

Já encontraram um tempinho, na “maratona da vida”, para as discussões mais recentes que propus sobre alfabetização, voltada aos alunos do fim do EFI e EFII? Adoraria “ler” vocês por lá!

Nesta semana, vamos conversar sobre um assunto igualmente interessante e complexo, que demanda a atenção de todos os professores, independente do segmento de ensino. Confiram como a professora Flávia apresenta sua inquietação:

Olá professora Olímpia! Sou Flávia, moro em Fortaleza e trabalho com alunos de 7o ano. Bom, sabemos da variedade dos gêneros textuais e sua importância no ensino da língua. Mas devido a essa variedade, muitas vezes o professor fica em dúvida sobre quais gêneros selecionar para trabalhar durante o ano com os alunos. Levando em consideração a necessidade de estudantes que apresentam baixo nível de letramento e dificuldades de escrita e leitura, como fazer a seleção dos gêneros textuais? Devemos trabalhar somente com os gêneros escolares?

Puxa, essas duas perguntas “chamam” uma “chuva de ideias”, não é mesmo? Pelo menos, para mim, aconteceu exatamente isso... O que foi ótimo, pois acabou me ajudando a definir o “desenho” da nossa prosa: apresentar variados termos, ligados à seleção de gêneros discursivos, para que vocês possam clicar à vontade, com direito a chuviscos ou tempestades!

 

E agora? Quais os efeitos dessa tentativa de “fazer chover”? Quero muito conhecer de perto as realidades e rotinas vivenciadas não apenas pela professora Flávia, a quem agradeço muito pela mensagem, mas de todos vocês! 

Vamos lá? Quem aceita o convite pra “tomar chuva” comigo?

 

Bj carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
fim do conteudo
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000