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Pergunte a Olímpia

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Olá, professor e professora!

Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.

A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.

A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!

Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!

Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Ilza D'arc | Profª Eurides Batista
Pergunta:

Alunos que chegam ao final do EF II com dificuldades de leitura e escrita é o tema da conversa com Olímpia.

 

Olá, educadores!

Animados para a continuidade de nossa reflexão sobre alfabetização, agora no segmento do EFII?

Acompanhem as mensagens das professoras Ilza e Eurides, que compartilharam conosco suas inquietações:

Caros colegas, boa noite! Sou professora de Geografia do 6º e 7º anos de uma escola municipal. Ando preocupadíssima com a porcentagem grande dos nossos estudantes que chegam nas séries finais do Ensino Fundamental sem ler, interpretar, com muita dificuldade na escrita (erros primários) e sem dominar as quatro operações. Esses alunos apresentam características visíveis de baixa autoestima. Alguns alunos se comportam de forma retraída, tristes, apáticos e outros procuram se sobressair fazendo gracinha, bagunça. Por favor, me ajudem a encontrar algum caminho concreto, que possa reverter a situação. Aguardo resposta. Grata, Ilza D'arc


Olá! Boa Tarde! Sou professora há 16 anos na rede municipal de ensino de Campo Formoso (BA). Leciono no Ensino Fundamental 1 e 2, para alunos de 6 a 17 anos. A leitura e a escrita por aqui estão em um estado crítico. O que devo fazer? Como agir diante de alunos que não leem nem escrevem convencionalmente?

Obrigada, Eurides Batista

 

Vamos pensar juntos?

Como na semana passada eu trouxe textos de alunos do EFI para análise de hipóteses de escrita e dicas práticas, dessa vez farei diferente! Contarei com a reflexão de vocês para o desvendar de “mitos e verdades no trabalho de alfabetização, no EFII”. Vamos lá?

E então? Após essa reflexão, sentem-se encorajados para o desafio da alfabetização de alunos no EFII? (Re)conheceram alguns dos mitos e verdades que cercam tal questão?

 

⇩ Querem saber mais? ⇩
(Clique acima para ver os links)

 

Bj carinhoso, muito obrigada e até já,

Olímpia

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