Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Alfabetização no 4º e 5º anos? O que fazer?

Portal Escrevendo o Futuro

04 de agosto de 2023

Alfabetização no 4º e 5º anos? O que fazer?

Alfabetização no 4º e 5º anos? O que fazer?

Professora Olímpia conversa com duas professoras que têm “perdido o sono” com alunos que carregam dificuldades de alfabetização.

Olá, queridos professores!

Como anda a leitura da nossa seção? Chegaram a participar do envolvente debate sobre a diferença entre poesia e poema e sobre textos argumentativos? Sempre há tempo para contribuir, trocar e aprender!

Para esta semana, resolvi reunir a voz de duas professoras de EFI, que têm “perdido o sono” com a meninada que já está quase no EFII, mas ainda carrega dificuldades de alfabetização.

Deem uma olhada nas mensagens:

Bom dia! Sou Claudiani Krauss. Tenho alunos com 9 e 10 anos que não sabem escrever. Qual o método que devo trabalhar com essas crianças? Aguardo. Obrigada pela sua atenção!

Olá, sou Joangela Sousa. Estou desenvolvendo um projeto de extensão com o tema “Leituras diversas”, que aborda a diversidade cultural. Como devo trabalhar as dificuldades de aprendizagem de alunos de 4º e 5º anos que não sabem ler e escrever? Abraços!

Sentiram a preocupação? Sei que elas não estão sozinhas e representam a voz de muitos professores espalhados pelo nosso país... Bem, mas vamos tentar minimizar preocupações e garantir um fôlego novo, para que possam seguir em frente?

Analisem comigo três escritos:

Contexto de produção: para um passeio ao ar livre, uma professora solicitou aos alunos do 4o ano que produzissem uma lista dos “itens para a mochila”. A ideia era que cada um fizesse a sua, para que pudessem ler e reunir os escritos, sem o risco de esquecerem algo importante.


Produção 1

FOA FOLHA
LAP LÁPIS
CATEIA CARTEIRINHA
BICOTU BISCOITO


Produção 2

AEU CADERNO
AEA CANETA
AEIA CARTEIRINHA
OEO OA PROTETOR SOLAR


Produção 3

PAPEU PAPEL
ESTOJU ESTOJO
LANXI LANCHE

⇩ O que revelam esses escritos? ⇩
(Clique acima para ver a resposta)

Para informações sobre as fases da escrita, descritas por Emília Ferreiro, clique aqui.

O que podemos fazer?

  • Comecem a “enfrentar o problema” pela investigação dos saberes de cada aluno. Afinal, nossos meninos e meninas apresentam conhecimentos diferenciados sobre o sistema de escrita. Para evitar atropelos, precisamos planejar atividades compatíveis às etapas de construção da escrita de cada um deles;
  • investiguem melhor o que revela a ideia de “não saber ler e escrever”, pois, como vimos, a natureza de nosso sistema de escrita é alfabética-ortográfica e há muitas possibilidades de produção, incluindo diversos aspectos que escapam da questão aqui tratada;
  • privilegiem atividades que reúnam toda a turma pela discussão de um assunto, por exemplo, evitando que os “alunos que não sabem ler e escrever” façam “folhinhas avulsas”, enquanto a turma está envolvida em uma outra proposta, por vezes mais dinâmica e significativa;
  • planejem atividades em função de gêneros discursivos conhecidos, favorecendo o foco da reflexão no sistema de escrita;
  • elejam trabalhos em duplas, o chamado “par colaborativo”, de forma que um possa aprender com o outro (cuidado apenas para não juntar alunos com grandes diferenças de aprendizado, combinado?).

⇩ Que tal buscar novos encontros com o conhecimento e diversificar os “caminhos” para aprendizagem? ⇩
(Clique acima para ver a resposta)

Vocês não podem perder...

No texto da próxima semana, continuaremos a falar sobre alfabetização, mas para alunos de Ensino Fundamental II!

Pronto! Comentem, critiquem, complementem... Afinal, por aqui, vocês são os protagonistas!

Bj carinhoso, obrigada e até já

Olímpia 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

sequência didática, planejamento docente, gestos didáticos, planejamento de aula

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, texto literário, poesia, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, formação docente, línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000