Volta às aulas: a importância do planejamento docente
sequência didática, planejamento docente, gestos didáticos, planejamento de aula
Professora Olímpia conversa com duas professoras que têm “perdido o sono” com alunos que carregam dificuldades de alfabetização.
Olá, queridos professores!
Como anda a leitura da nossa seção? Chegaram a participar do envolvente debate sobre a diferença entre poesia e poema e sobre textos argumentativos? Sempre há tempo para contribuir, trocar e aprender!
Para esta semana, resolvi reunir a voz de duas professoras de EFI, que têm “perdido o sono” com a meninada que já está quase no EFII, mas ainda carrega dificuldades de alfabetização.
Bom dia! Sou Claudiani Krauss. Tenho alunos com 9 e 10 anos que não sabem escrever. Qual o método que devo trabalhar com essas crianças? Aguardo. Obrigada pela sua atenção!
Olá, sou Joangela Sousa. Estou desenvolvendo um projeto de extensão com o tema “Leituras diversas”, que aborda a diversidade cultural. Como devo trabalhar as dificuldades de aprendizagem de alunos de 4º e 5º anos que não sabem ler e escrever? Abraços!
Sentiram a preocupação? Sei que elas não estão sozinhas e representam a voz de muitos professores espalhados pelo nosso país... Bem, mas vamos tentar minimizar preocupações e garantir um fôlego novo, para que possam seguir em frente?
Contexto de produção: para um passeio ao ar livre, uma professora solicitou aos alunos do 4o ano que produzissem uma lista dos “itens para a mochila”. A ideia era que cada um fizesse a sua, para que pudessem ler e reunir os escritos, sem o risco de esquecerem algo importante.
FOA | FOLHA | |
LAP | LÁPIS | |
CATEIA | CARTEIRINHA | |
BICOTU | BISCOITO |
AEU | CADERNO | |
AEA | CANETA | |
AEIA | CARTEIRINHA | |
OEO OA | PROTETOR SOLAR |
PAPEU | PAPEL | |
ESTOJU | ESTOJO | |
LANXI | LANCHE |
⇩ O que revelam esses escritos? ⇩
(Clique acima para ver a resposta)
Para informações sobre as fases da escrita, descritas por Emília Ferreiro, clique aqui.
O que podemos fazer?
⇩ Que tal buscar novos encontros com o conhecimento e diversificar os “caminhos” para aprendizagem? ⇩
(Clique acima para ver a resposta)
Vocês não podem perder...
No texto da próxima semana, continuaremos a falar sobre alfabetização, mas para alunos de Ensino Fundamental II!
Pronto! Comentem, critiquem, complementem... Afinal, por aqui, vocês são os protagonistas!
Bj carinhoso, obrigada e até já
Volta às aulas: a importância do planejamento docente
sequência didática, planejamento docente, gestos didáticos, planejamento de aula
Poemas de Luiz Gama
poema, texto literário, poesia, Luiz Gama
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
educação para as relações étnico-raciais, formação docente, línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.