Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Do lirismo à argumentação

Portal Escrevendo o Futuro

04 de agosto de 2023

Do lirismo à argumentação

Do lirismo à argumentação

Olímpia fala sobre a diferença entre poema e poesia e sobre o trabalho com textos argumentativos.

Olá, dedicados educadores!

E então? O que acharam das primeiras novidades de nossa seção? Não deixem de apreciar o primeiro texto de 2017! Insiram comentários, sugestões e - claro e sempre – enviem muitas perguntas, combinado?

Para essa segunda semana, trataremos de dois assuntos, que despertam a atenção da professora Sônia Cristina de Oliveira Martins e de sua turma do 5º ano, na cidade de Guaratinguetá (SP). Confiram as perguntas enviadas por ela para o e-mail escrevendofuturo@cenpec.org.br.

Vamos começar pela primeira pergunta:

Qual a diferença entre poesia e poema?

Pra esquentar nossa prosa, vejam o que revela o Caderno do Professor “Poetas da Escola”, em suas páginas de introdução ao gênero. ❯❯ Clique aqui.

Ficou claro? Enquanto o poema revela a materialidade das palavras escolhidas pelo autor, sendo o texto propriamente dito, a poesia ganha asas de subjetividade e convida o leitor a se deixar envolver pelos versos e estrofes, sendo fruto da apreciação, da interação texto-leitor. Por isso, muitos costumam dizer que o poema é o corpo, e a poesia, a alma.

Uma dica: o gênero discursivo é o poema; já a poesia, pode ser encontrada em poemas, pinturas, canções, envolvendo, portanto, diferentes linguagens e gêneros. Que tal vocês darem uma olhada nos links abaixo? Acredito que poderão ajudar os alunos a esclarecer de vez essa dúvida:


Agora, vamos à segunda questão?

Como trabalhar texto argumentativo com esta série?

O trabalho com o texto argumentativo requer alguns cuidados, especialmente ao considerarmos os alunos do 5o ano. Isso porque há variados gêneros nos quais uma sequência argumentativa pode aparecer e, em cada um deles, há uma exigência, um fôlego maior ou menor, do ponto de vista da articulação entre os recursos discursivos, textuais e linguísticos.

Pra facilitar o trabalho, seguem algumas dicas práticas:

apostem na exploração de gêneros como a carta de reclamação e o debate, retomando as experiências dos alunos sobre vivências cotidianas (dentro e fora da escola) atreladas à argumentação, de modo a fazer um levantamento de conhecimentos sobre o argumentar;

alimentem a turma com exemplares de textos orais e escritos, em diferentes suportes e mídias;

explorem a reflexão sobre as características de cada gênero, com olhos bem ajustados às sequências argumentativas;

lembrem-se de que argumentar, como nos ensina Dolz, é dialogar com o pensamento do outro para persuadir e convencer; então, invistam em situações nas quais os alunos possam produzir o gênero, elegendo assuntos significativos para debates com a turma, por exemplo;

organizem a meninada em pequenos grupos, a fim de que possam pesquisar sobre o assunto a ser discutido, lembrando sempre de fazê-los defender diferentes pontos de vista;

por fim, vale a pena reservar um tempinho para a videoconferência “Os poderes da escrita: argumentação e socialização”, de Joaquim Dolz, e o debate “Redes sociais e juventude”. Estou certa de que serão momentos inspiradores...

É isso! Espero que todos possam ler, palpitar e, assim, continuar a prosa!

Bj carinhoso, obrigada e até já,

 

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

formação leitora, ensino de literatura, literaturas e identidades, literatura de autoria feminina

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poema, texto literário, Luiz Gama, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000