Volta às aulas: a importância do planejamento docente
gestos didáticos, planejamento docente, sequência didática, planejamento de aula
Em uma versão mais dinâmica, Olímpia fala sobre a diferença entre progressão textual e progressão temática.
Educadores queridos,
Começamos o ano com uma questão que veio lá da Paraíba, da cidade de Lagoa Seca. De forma clara e bem objetiva, a professora Andréa Praxedes pergunta:
Profª Olímpia, qual a diferença entre progressão textual e progressão temática?
Bem, vamos olhar de pertinho para esses dois conceitos?
Progressão Textual = ligada aos recursos utilizados para a articulação das informações no texto.
Progressão Temática = aliada ao assunto; à capacidade de sequenciar ideias, amarradas a uma mesma rede de sentidos.
Agora, que tal analisarmos juntos um pequeno trecho do texto-síntese sobre o gênero debate, extraído do Caderno Virtual “Pontos de Vista”, p. 71?
A Progressão Textual é marcada por elementos que promovem a apresentação e articulação das informações sobre o debate.
Acompanhe, com a realce azul, alguns desses elementos, que permitem essa organização e articulação de ideias, tanto entre parágrafos, quanto no interior de cada parágrafo.
Na Progressão Temática o assunto do texto é o gênero debate: definição, seus objetivos, contribuições e modos de participação dos debatedores.
Durante um debate, os participantes usam a palavra para expressar o que sabem e pensam sobre o assunto em questão. Retomam o discurso do outro, fazem críticas, se situam, tomam posição e, com respeito e civilidade, podem rebater o ponto de vista contrário.
No primeiro parágrafo, o foco está na contextualização da situação de produção do gênero, com a enumeração de ações pertinentes aos participantes.
O debate é uma situação de comunicação privilegiada para desenvolver capacidades de linguagem argumentativa nos alunos, pois aprofunda conhecimentos, possibilita tanto a concentração no foco da discussão quanto a transformação de valores e normas de interação social.
Na sequência, no segundo parágrafo, o leitor é convidado a pensar sobre o debate, por meio da explicação sobre o seu potencial para o desenvolvimento de capacidades aliadas à argumentação.
É fundamental que os debatedores, no decorrer do processo, considerem pontos de vista e falas dos demais protagonistas, mantendo o diálogo sempre aberto.
Finalmente, no terceiro parágrafo, retoma-se a questão dos modos de participação, com o complemento enfático, referente ao caráter dialógico da proposta.
Será que podemos falar em progressão temática sem a progressão textual?
Deixe seu comentário aqui no final da página, combinado?
Progressão Temática
Progressão Textual
Bj, obrigada e até já,
Olimpia
Volta às aulas: a importância do planejamento docente
gestos didáticos, planejamento docente, sequência didática, planejamento de aula
Poemas de Luiz Gama
texto literário, poesia, poema, Luiz Gama
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
revista NPL, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, literatura indígena, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.