Contos, minicontos e microcontos na escola: a arte de contar histórias
microconto, literatura, conto, leitura, miniconto, escrita, formação leitora
Olá, professor e professora!
Meu nome é Olímpia e também sou educadora. Neste espaço, quero conversar com você sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita. A cada mês, eu enfoco um novo tema em minhas colunas.
A proposta é que essa prosa virtual aconteça a partir das suas dúvidas, que podem ser deixadas no espaço reservado para comentários de cada texto. Lembre-se de incluir seu nome, cidade e UF, bem como seu contexto de trabalho, o ano escolar da sua turma, a dificuldade apresentada e, por fim, sua dúvida. Assim, terei mais elementos para sugerir possibilidades de trabalho.
A sua questão pode ser a minha, que já se torna nossa e de tantos outros(as) internautas conectados(as). É dessa forma que a construção do conhecimento em rede se estabelece!
Confira, abaixo, as colunas já escritas e aproveite para deixar sua dúvida! Ela pode ser o tema de minha próxima coluna!
Um abraço carinhoso, muito obrigada e até já,
Olímpia
BNCC e produção de textos
Na semana passada, respondendo à pergunta “Como a BNCC trata da questão da análise linguística?, comentei que já dedicamos variados textos para discutir e exemplificar o trabalho pensado a partir da articulação das práticas de linguagem, sempre destacando as nossas sequências didáticas – Cadernos Virtuais da Olimpíada –, entre outras publicações, como propostas metodológicas aderentes aos pressupostos da Base.
Agora, receberá destaque a simpática mensagem da professora Ivanoilda, voltada à prática de linguagem da produção textual, abrindo a possibilidade de prosearmos um pouquinho mais sobre questões tão importantes e atuais para a prática educativa. Vamos conferir?
Boa noite, pessoal!
Passando por aqui mais uma vez para realizar alguns estudos que embasem a minha prática pedagógica. Gosto e sempre aprendo muito com este ambiente. Gostaria de solicitar da professora Olímpia um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto.
Ivanoilda Azevedo de Oliveira - Itaeté (BA)
Para começar, quero agradecer pela constante visita e navegação no Portal e dizer que nos sentimos muito satisfeitos por saber que nossos escritos chegam até você como “alimentos formativos” significativos!
Vamos pensar juntas sobre sua solicitação: um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto. A fim de contextualizar a reflexão, vale a pena (re)ler dois trechos do documento:
O Eixo da Produção de Textos compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos […] (BRASIL, 2017, p. 74).
No quadro sobre as dimensões da produção de textos – estratégias de produção, ressalta-se:
Desenvolver estratégias de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, considerando-se sua adequação aos contextos em que foram produzidos, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semioses apropriadas a esse contexto, os enunciadores envolvidos, o gênero, o suporte, a esfera/campo de circulação, adequação à norma-padrão etc. (BRASIL, 2017, p. 76).
Em função de tais afirmações, podemos considerar que a prática de produção deverá englobar textos escritos, orais e multissemióticos (constituídos por diferentes linguagens), de modo a convocar o desenvolvimento das etapas de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos.
Explicitada a questão, podemos passar para as indicações, selecionadas em função de diferentes focos:
- Ajuste do texto ao contexto de produção: um conteúdo esquecido? - Kátia Bräkling e Marisa Garcia
- Revisão e Correção: variações sobre o mesmo tema? - Kátia Bräkling
- Caminhos da Reescrita – Luciene Simões
- Avaliar a escrita é ser interlocutor do texto - Margarete Schlatter e Pedro de Moraes Garcez
- Especial sobre Avaliação de Textos – Olimpíada 2016
- BNCC e a Língua Portuguesa (variados textos) - Nova Escola
Espero que tais dicas possam inspirar excelentes práticas!
Bj, obrigada pelo envio da pergunta e até já,
Olímpia
Contos, minicontos e microcontos na escola: a arte de contar histórias
microconto, literatura, conto, leitura, miniconto, escrita, formação leitora
Programa Escrevendo o Futuro lança dois cursos on-line, gratuitos e certificados
escrita docente, formação docente, cursos on-line
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, formação docente, revista NPL
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.