Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Novo curso com inscrições abertas: “Escrever a vida na escola: nos recortes do relato de prática”

Saiba mais sobre a nova formação on-line e gratuita, e inscreva-se!

Escrevendo

08 de maio de 2024

Complementando a trilogia de cursos voltados para professoras(es) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e educadoras(es) que tenham interesse em questões envolvidas no ensino da escrita, o Programa Escrevendo o Futuro lança o novo curso on-line e gratuito “Escrever a vida na escola: nos recortes do relato de prática”. A formação é um convite para as(os) participantes vivenciarem a escrita de um relato de prática, conhecerem a experiência de colegas de profissão e refletirem sobre desafios e soluções compartilhadas no exercício da docência.

O curso está com inscrições abertas e pode ser feito de acordo com a disponibilidade de tempo de cada participante, nos dias e horários de sua preferência. São 1000 vagas disponíveis, com direito a certificado de 30 horas (carga horária total do curso).

Inscrição

Após aperfeiçoar as perspectivas sobre o ensino-aprendizagem da escrita, proposto no curso “A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal”, e trabalhar novas propostas de produção textual e a construção da autoria no curso “O processo de escrita: nos passos do miniconto”, este novo curso chega como um propósito de intensificar a reflexão sobre a própria prática e a troca de desafios, saberes e soluções entre educadoras(es). “Os cursos foram pensados para acontecer em camadas: da(o) professora(or) como escritora(or), e da(o) professora(or) como professora(or) de escrita. A(o) participante reflete sobre o seu papel como autor(a) e como essa experiência pode contribuir para o ensino da escrita”, explica a professora Margarete Schlatter, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma das idealizadoras dos três cursos.

“Escrever a vida na escola: nos recortes do relato de prática” usa como metáfora a técnica de colagem, de forma que as inúmeras atividades e as trocas do dia-a-dia docente sejam refletidas e partilhadas entre as(os) participantes. “Pensar as práticas como se fossem recortes e que, com o compartilhamento, venha a reflexão. O pressuposto é que a professora e o professor reforcem seu papel de professora(or) compartilhando suas experiências com as(os) colegas. Por isso o convite para escrever seus relatos de prática. A ideia do curso é entrar em contato com as narrativas pedagógicas de outras(os) docentes, fruir por elas e, com isso, fortalecer e valorizar o fazer pedagógico de uma comunidade de prática”, detalha Margarete.

Os objetivos desse curso são: vivenciar a escrita e reescrita de um relato de prática; compartilhar sua produção escrita com colegas; refletir sobre o papel do compartilhamento de experiências para o fazer pedagógico e a formação docente. “Pensar como essas narrativas se constroem entre as(os) educadoras(es), no papel das anotações, dos recortes; como isso interfere na reflexão e na reescrita, pensando em aprimorar os textos”, completa a professora.

Saiba mais sobre o curso on-line e inscreva-se!

“Escrever a vida na escola: nos recortes do relato de prática”

  • Número de vagas: 1000.

  • Quem pode se inscreverprofessoras e professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e educadoras(es) que atuam em outras instâncias e tenham interesse em questões envolvidas no ensino da escrita.

  • Data de abertura das inscrições: dia 08 de maio.

  • Período de oferta do curso: de 08 de maio a 02 de setembro.

  • Carga horária e certificação: certificado de conclusão de 30 horas.

  • Clique no botão “Inscreva-se” em destaque no início desta notícia.  Importante: para fazer sua inscrição, é necessário ter um cadastro no Portal Escrevendo o Futuro (aqui) e estar logado no momento de se inscrever. Caso tenha dúvidas ou dificuldades, acesse o tutorial de inscrição para desktop ou smartphone.

  • Dúvidas e informações:  envie um e-mail para escrevendocursos@cenpec.org.br.

  • Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Inscrição

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Abril indígena: aproximando as narrativas dos povos originários do cotidiano escolar
especiais

Abril indígena: aproximando as narrativas dos povos originários do cotidiano escolar

Veja o especial que reúne conteúdos sobre literatura e culturas indígenas para auxiliar no planejamento anual de suas aulas

formação leitora, ensino de leitura literária, culturas indígenas, literatura indígena, planejamento docente

Imagem de capa de Uma ampliação de Pontos de Vista
sobre o Programa

Uma ampliação de Pontos de Vista

Saiba o que mudou na nova edição do Caderno Docente de artigo de opinião

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, formação docente, revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000