Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Portal Escrevendo o Futuro renova visual e organização dos conteúdos

Conheça as novidades que facilitam a navegação por temas e modernizam design

Marina Almeida

16 de agosto de 2023

O Programa Escrevendo o Futuro reestruturou seu Portal com nova organização dos conteúdos e visual mais moderno. As mudanças facilitam a navegação da(o) usuária(o) e a busca por temas de interesse. Outra novidade é a criação da seção “Sala de professoras”, que busca ampliar a interlocução com as(os) docentes.

Tereza Ruiz“Ao longo dos 20 anos do Programa, produzimos muitos materiais. Acreditamos que era o momento de olhar para esses conteúdos e avaliar o que continuava dialogando com a prática das(os) professoras(es) de Língua Portuguesa”, diz Tereza Ruiz, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro. 

Maria Guillermina GarciaMaria Guillermina Garcia, gerente de Programas e Projetos do Cenpec, ressalta que a atualização dialoga com a revisão da proposta técnica por que passou o Cenpec. Ela explica que a organização tem reforçado seu propósito de combater as desigualdades educacionais no país, o que, no âmbito do Programa Escrevendo o Futuro, se traduz em promover a equidade e diversidade étnico-racial – temas que ganham ainda maior destaque com a renovação do Portal.

Após esse momento de curadoria do material, a equipe estudou a melhor maneira de organizar e apresentar essa produção, facilitando o acesso e a busca aos conteúdos. Os novos menus do Portal procuram evidenciar a proposta pedagógica do Programa, reforçando os três eixos que orientam suas ações: a reflexão teórica aliada à prática e ao compartilhamento de experiências. “Valorizamos nossos materiais voltados para o planejamento de aula em diálogo com o cotidiano da(o) docente”, conta Tereza. O aprimoramento da prática e o investimento na formação continuada são outros pontos relevantes na nova organização.

Fernanda Mendes BarreirosAs mudanças no Portal também valorizam os espaços de troca entre as(os) docentes. “Entendemos a(o) professora(or) também como produtora(or) de conhecimento, cujas reflexões surgidas de sua prática merecem ser compartilhadas com as(os) colegas”, diz Fernanda Mendes Barreiros, que integra a equipe técnica do Programa.

Uma das ações voltadas para o fortalecimento desses espaços é a inauguração da seção “Sala de professoras”. Ali, mensalmente, três docentes com muita experiência no ensino de Língua Portuguesa vão compartilhar suas vivências e aprendizados na troca com as(os) leitoras(es). “Queremos ouvir a voz das(os) professoras(es) e incentivar a formação de uma comunidade”, explica Tereza. A coluna deve discutir os temas de interesse indicados pelas(os) docentes, responder questões e promover reflexões. Conheça mais sobre as três professoras que farão parte deste espaço nesta reportagem. E leia a primeira coluna aqui.

 

Novo visual

A renovação do Portal ainda conta com uma nova identidade visual – que já vem trazendo novas cores, formas e ilustrações para os seus conteúdos e para as redes sociais, desde o início deste ano. As mudanças refletem as transformações por que o Programa passou nos últimos anos, além de ampliar seu diálogo com a educação.

Novo logo escrevendo o futuro em cor bege sobre cor verdeO logo, por exemplo, que traz a ilustração de um lápis escrevendo, é uma marca forte do Programa e será mantido, mas seu traço está mais contemporâneo, em sintonia com a estética digital. “Fortalecemos nossas ações à distância nos últimos anos, até para ampliar nosso alcance para todo o Brasil. A proposta de atualização do logo representa esse percurso”, conta Tereza. Ela ainda ressalta que a identidade visual busca trazer elementos afetivos, com ilustrações que representam pessoas e práticas educacionais de ensino e aprendizagem. 

A melhora na comunicação com as(os) leitoras(es) também faz parte desse movimento de renovação. Para isso, o Programa investiu em analisar a experiência da(o) usuária(o) – UX na sigla em inglês –, para entender como navegam pelas páginas e buscam informações. Foi a partir desses dados que novas propostas foram criadas. Uma das novidades é a opção de adicionar conteúdos a uma lista de favoritos, por exemplo. Dessa forma, eles podem ser acessados com facilidade quando a(o) leitora(or) acessa o Portal. “Com essa ferramenta, cada pessoa pode ir montando seu próprio acervo, fazendo sua curadoria pessoal, de acordo com seus interesses”, explica Tereza.

Além disso, outras atividades que a pessoa se engajou também ficam registradas: se fez um curso, se está inscrita(o) ou o marcou como favorito, assim como o seu certificado. Mas vale lembrar que a função começa a valer este ano, ou seja, cursos realizados anteriormente não entrarão no registro. Para marcar seus conteúdos preferidos e acompanhar seu percurso no Portal, basta estar logado.

“Ao acessar pela primeira vez a página, o Portal pedirá a todos os usuários que atualizem seu cadastro, mas não será preciso enviar novamente os dados que já foram informados ao Programa anteriormente”, explica Tereza. O cadastro passa a acontecer de duas formas: a opção mais simples, que solicita apenas informações de CPF e e-mail, ou o cadastro completo, que dá acesso às funções de favoritar conteúdos e acompanhar sua jornada no Portal.

 

Reorganização dos conteúdos

Washington GóesAo acessar o Portal (escrevendoofuturo.org.br), a(o) usuária(o) notará as mudanças visuais e também uma nova organização por temas. O menu agora traz os seguintes itens: sua aula; sua prática; cursos on-line; revista Na Ponta do Lápis; biblioteca; e sobre o Programa. Cada tópico ganha ainda um ícone para representá-lo, além de uma cor, que estará presente também em todos os materiais publicados naquela seção.

Como explica Washington Góes, da equipe técnica do Programa, trazer, nas duas seções iniciais, temas relacionados à aula e à prática docente é também uma forma de pensar nesses conteúdos de forma articulada. “Além disso, temos um olhar para os eixos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Língua Portuguesa, principalmente em relação à oralidade, leitura e produção textual, que ganham mais visibilidade com a nova estruturação dos conteúdos”, diz.

Conheça as novas seções:

- sua aula: nesta seção, a(o) leitora(or) encontra diversos materiais para apoiar seu planejamento de aulas, com sugestões de sequências didáticas, oficinas, artigos sobre o trabalho com as turmas e outras atividades. O conteúdo está dividido nos seguintes tópicos: planos de aula, cadernos docentes, projetos de escrita e orientação para prática. 

- sua prática: para apoiar o aprimoramento do trabalho docente, esta seção investe tanto na formação, por meio de artigos de reflexão teórica, quanto na troca de experiências entre as(os) professoras(es). É aqui que serão publicados os textos da “Sala de professoras”, assim como os relatos de prática, que têm um forte potencial reflexivo, mas também um caráter de compartilhamento da experiência com os pares. Conheça todos os itens desta seção: sala de professoras, reflexão teórica, relatos de prática e pérolas da Imaculada.

- cursos on-line: as formações oferecidas pelo Programa ganharam um espaço próprio no menu principal. “Os cursos promovem um diálogo entre planejamento e aprimoramento da prática e mereciam maior destaque, são uma proposta de formação mais estruturada, com início, meio e fim”, explica Tereza. Além dos cursos atuais, mais três cursos serão lançados entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024. A seção está dividida nos seguintes tópicos: conheça os cursos, certificados e meus cursos.

- revista Na Ponta do Lápis: a publicação, que chega à 40º edição este ano, passa a ter um espaço privilegiado no Portal. A nova organização favorece o acesso digital aos conteúdos, que podem ser acessados por edição ou pelas seções da revista, como Entrevistas e Página Literária. Divide-se em: edição em destaque, todas as edições, e artigos e seções.

- biblioteca: esta seção traz todos os conteúdos do Portal divididos por temas, como literatura, gênero textual, leitura, escrita, oralidade, análise linguística, dentre outros. Ela funciona como um acervo: tudo que foi publicado no Portal pode ser encontrado aqui. Basta selecionar as temáticas de interesse para acessar todos os materiais já publicados sobre aquele assunto. A(O) leitora(or) ainda pode utilizar filtros para visualizar apenas os conteúdos de seu interesse.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

planejamento docente, formação leitora, literatura, produção de texto, gênero textual, poema, poesia

Imagem de capa de Uma caminhada pela memória negra das cidades brasileiras
educação e cultura

Uma caminhada pela memória negra das cidades brasileiras

Leia a entrevista com Guilherme Soares Dias, idealizador do Guia Negro, projeto de turismo que promove caminhadas pelas histórias e culturas negras em 30 cidades e 21 estados brasileiros.

Guia Negro, turismo, educação antirracista, movimento negro, cidadania, oralidade, letramento racial

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, formação docente, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000