Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

7 razões para navegar pelos Percursos Formativos

Esdras Soares

07 de agosto de 2023

O Portal Escrevendo o Futuro acabou de disponibilizar o mais novo e dinâmico recurso para formação de educadores que trabalham com língua portuguesa: os Percursos Formativos. Em um diagrama interativo, são distribuídos conteúdos do Portal e de sites afins, didaticamente organizados. Veja alguns motivos para iniciar sua jornada:

 

1. Educador é curador do seu próprio processo formativo

O usuário caminha de maneira autônoma pelos conteúdos, de acordo com suas necessidades e interesses, e pode escolher os temas e questões nos quais deseja aprofundar-se.

 

2. Relação entre teoria e prática

Os Percursos Formativos foram desenvolvidos de modo a favorecer o entendimento da relação entre a teoria e a prática. Com o uso, é possível perceber e estreitar o diálogo entre a fundamentação teórica e as situações pertinentes à sala de aula.

 

3. Reflexão sobre a prática

Por meio dos conteúdos e pela própria forma que eles estão organizados, o educador pode fortalecer sua reflexão sobre a concepção, a metodologia e as práticas de ensino da Língua Portuguesa.

 

4. Relatos de experiências bem sucedidas

Estão disponíveis relatos de desafios e conquistas vivenciados em sala de aula, além de práticas docentes exemplares, que podem inspirar o trabalho do educador.

 

5. Recursos didáticos para o trabalho

Áudios, vídeos, jogos e passatempos para o uso em sala de aula com seus alunos, para deixar suas aulas mais interessantes e dinâmicas.

 

6. Letramento digital

No contexto atual de comunicação em rede e do amplo uso das novas tecnologias, é necessário que o professor domine as ferramentas digitais. Os Percursos Formativos, com sua interface amigável e sofisticada, podem auxiliar nessa tarefa.

 

7. Fruição e ampliação do repertório cultural

Há um espaço para intervalo cultural, onde você encontra áudios, vídeos, músicas e literatura para inspiração e relaxamento.


 

Para saber mais sobre os Percursos Formativos, clique aqui.

Para acessar os Percursos Formativos, clique aqui.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Volta às aulas: a importância do planejamento docente
especiais

Volta às aulas: a importância do planejamento docente

Veja materiais selecionados para te apoiar na organização do trabalho letivo

sequência didática, gestos didáticos, planejamento de aula, planejamento docente

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, Luiz Gama, texto literário, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, formação docente, línguas indígenas, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000