Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Escolha o caminho

07 de agosto de 2023

O Portal Escrevendo o Futuro acaba de disponibilizar uma das principais novidades do Programa para 2016: os chamados “Percursos Formativos”. Trata-se de uma ferramenta de formação a distância que trabalha com questões relacionadas à Leitura, Oralidade e Escrita.

Um dos principais atrativos do novo recurso é que ele permite ao professor escolher o próprio “caminho” na hora de abordar e investigar uma questão em que queira se aprofundar. Os temas e recursos vão sendo oferecidos durante a navegação pelo Percurso escolhido e apresentam diversos conteúdos interativos: de artigos, entrevistas, depoimentos e fóruns de discussão até jogos, vídeos e áudios. Todos os conteúdos aparecem articulados a um tema principal, levando em consideração três aspectos principais: o conceitual, as orientações para a prática e os recursos didáticos para o trabalho em sala de aula.

Ao clicar, por exemplo, no tema “Oralidade”, a página oferece três opções de caminhos: Contribuições Teóricas, Orientações para Prática e Recursos Didáticos. Se escolher “Recursos Didáticos” irá conhecer uma experiência de debate realizada com alunos do ensino médio, semifinalistas da categoria Artigo de Opinião, durante a Olimpíada de 2014. Ao final da reportagem sobre esse encontro, poderá assistir aos vídeos com a íntegra dos debates e ver como foram realizados.

Mas se o “caminhante” do Percurso preferir ir direto para as “Orientações para Prática”, irá encontrar oficinas, texto da seção “Pergunte à Olímpia”, entre outras sugestões.

“Achei dinâmico, reforça e facilita o acesso aos conteúdos do Portal dentro de um mesmo tema”, afirmou a professora Claudia Sales, da Escola Municipal de Formação e Avaliação da cidade de Caucaia, no Ceará. “O que vemos são conteúdos pertinentes para o professor e que já eram oferecidos pelo Portal, mas com uma organização que facilita a pesquisa de quem queira saber mais sobre determinado assunto”, concluiu Claudia. A professora é coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro no município e idealizadora de uma Olimpíada municipal inspirada no concurso nacional (conheça o projeto aqui). Claudia pretende divulgar os Percursos entre técnicos e professores da rede durante as ações de formação.

Já para a professora Maria José Pereira, mediadora dos Cursos Online Caminhos da Escrita e Sequência Didática: Aprendendo por meio de Resenhas, do Portal Escrevendo o Futuro, o que mais chamou atenção foi a diversidade de conteúdo e a organização: “Dividir em Contribuições Teóricas, Orientações para Prática e Recursos Didáticos permite que possamos ir direto ao conteúdo de interesse. Nas contribuições teóricas, os autores e estudos são ricos porque revelam estudos recentes”, afirmou.

Maria José, que também é coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Ribeira do Pombal, na Bahia, quer compartilhar o novo recurso com professores de sua rede: “O material disponibilizado poderá ser usado nos momentos de estudo pessoal e planejamento com os professores”.

E é este um dos principais objetivos dos Percursos Formativos: disponibilizar recursos que subsidiem ações de formação desenvolvidas por secretarias de educação e por docentes de universidades que trabalham com a área de Metodologia de Ensino. A novidade do formato é que as características do que está sendo oferecido permite o diálogo entre fundamentos teóricos, por meio de acesso a textos e pesquisas acadêmicas, e as situações e questões relacionadas à prática em sala de aula. “Os Percursos Formativos foram desenvolvidos de modo a apresentar um desenho que favorece o entendimento da relação entre teoria e prática, disponibilizando textos de fundamentação teórica, orientações para a prática em sala de aula, recursos didáticos e depoimentos de experiências bem sucedidas”, ressalta  a  equipe  - Cida Laginestra, Esdras Soares, Regina Clara e Tereza Ruiz - envolvida  na  elaboração dos  Percursos, coordenada, na época, por Sônia Madi.

Acesse aqui a página dos Percursos Formativos, você escolhe o caminho. Bom passeio!

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

poesia, texto literário, Luiz Gama, poema

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo
especiais

Consciência Negra: o compromisso cotidiano do fazer docente para o enfrentamento ao racismo

Confira o especial com artigos planos de aula, entrevistas e textos literários para as suas aulas

educação antirracista, literatura negra, planejamento docente, educação para as relações étnico-raciais, literatura

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000