Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Avaliação em foco: como a prática avaliativa pode contribuir para o aprimoramento da escrita de estudantes

Inicio do conteudo
Assunto: null
Autor(a):
15 Fevereiro 2023

 

Avaliação em foco: como a prática avaliativa pode contribuir para o aprimoramento da escrita de estudantes 

Do planejamento docente à consolidação das aprendizagens por alunas e alunos, a avaliação é um momento de grande importância para o desenvolvimento das produções escritas em sala de aula. Reunimos alguns conteúdos que podem apoiar suas reflexões sobre o olhar avaliativo para os textos de estudantes e inspirar sua prática pedagógica.


 

No artigo Produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental: a importância da avaliação diagnóstica para o planejamento docente, o professor Clecio Bunzen reflete sobre como essa primeira apreciação do texto de estudantes pode orientar a construção de um plano de trabalho que leve em conta a diversidade de saberes da turma e contemple os objetivos de aprendizagens esperados.

Na entrevista Avaliar é preciso. Saber como, também, publicada na revista Na Ponta do Lápis nº 24, a professora Lívia Suassuna argumenta sobre a importância da presença do diálogo – entre professoras(es) e alunas(os), entre alunas(os) entre si e alunas(os) com o conhecimento – em todos os momentos de avaliação da produção escrita de estudantes, amparando a descoberta de novos caminhos.

A professora Mayssara Reany compartilha, em seu relato de prática Os desafios da produção textual após o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, como utilizou o exercício da avaliação diagnóstica para dialogar com a experiência de suas(seus) estudantes e conhecer os estágios de escrita de sua turma.

O material A escrita de notícias: da avaliação diagnóstica à publicação do texto final, elaborado pela professora Ana Cláudia Fontana, apresenta uma sequência didática que parte da avaliação diagnóstica de textos produzidos por estudantes para planejar e orientar a escrita final de uma notícia.

 


Conteúdo relacionado

Mais conteúdos sobre o Assunto

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

Fim do conteudo.
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
 
Conséd, Conselho Nacional de Secretários de Educação
Coordenação técnica
Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Programa Escrevendo o Futuro
Endereço comercial: Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, CEP 05.404-010 São Paulo-SP
Central de atendimento: 0800 - 7719310
Fim do rodapé