Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Avaliação em foco: como a prática avaliativa pode contribuir para o aprimoramento da escrita de estudantes

Portal Escrevendo o Futuro

15 de fevereiro de 2023

Do planejamento docente à consolidação das aprendizagens por alunas e alunos, a avaliação é um momento de grande importância para o desenvolvimento das produções escritas em sala de aula. Reunimos alguns conteúdos que podem apoiar suas reflexões sobre o olhar avaliativo para os textos de estudantes e inspirar sua prática pedagógica.



No artigo Produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental: a importância da avaliação diagnóstica para o planejamento docente, o professor Clecio Bunzen reflete sobre como essa primeira apreciação do texto de estudantes pode orientar a construção de um plano de trabalho que leve em conta a diversidade de saberes da turma e contemple os objetivos de aprendizagens esperados.

Na entrevista Avaliar é preciso. Saber como, também, publicada na revista Na Ponta do Lápis nº 24, a professora Lívia Suassuna argumenta sobre a importância da presença do diálogo – entre professoras(es) e alunas(os), entre alunas(os) entre si e alunas(os) com o conhecimento – em todos os momentos de avaliação da produção escrita de estudantes, amparando a descoberta de novos caminhos.

A professora Mayssara Reany compartilha, em seu relato de prática Os desafios da produção textual após o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, como utilizou o exercício da avaliação diagnóstica para dialogar com a experiência de suas(seus) estudantes e conhecer os estágios de escrita de sua turma.

O material A escrita de notícias: da avaliação diagnóstica à publicação do texto final, elaborado pela professora Ana Cláudia Fontana, apresenta uma sequência didática que parte da avaliação diagnóstica de textos produzidos por estudantes para planejar e orientar a escrita final de uma notícia.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literaturas e identidades, formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, poema, poesia, Luiz Gama

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000