Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literaturas e identidades, formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura
Do planejamento docente à consolidação das aprendizagens por alunas e alunos, a avaliação é um momento de grande importância para o desenvolvimento das produções escritas em sala de aula. Reunimos alguns conteúdos que podem apoiar suas reflexões sobre o olhar avaliativo para os textos de estudantes e inspirar sua prática pedagógica.
No artigo Produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental: a importância da avaliação diagnóstica para o planejamento docente, o professor Clecio Bunzen reflete sobre como essa primeira apreciação do texto de estudantes pode orientar a construção de um plano de trabalho que leve em conta a diversidade de saberes da turma e contemple os objetivos de aprendizagens esperados.
Na entrevista Avaliar é preciso. Saber como, também, publicada na revista Na Ponta do Lápis nº 24, a professora Lívia Suassuna argumenta sobre a importância da presença do diálogo – entre professoras(es) e alunas(os), entre alunas(os) entre si e alunas(os) com o conhecimento – em todos os momentos de avaliação da produção escrita de estudantes, amparando a descoberta de novos caminhos.
A professora Mayssara Reany compartilha, em seu relato de prática Os desafios da produção textual após o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, como utilizou o exercício da avaliação diagnóstica para dialogar com a experiência de suas(seus) estudantes e conhecer os estágios de escrita de sua turma.
O material A escrita de notícias: da avaliação diagnóstica à publicação do texto final, elaborado pela professora Ana Cláudia Fontana, apresenta uma sequência didática que parte da avaliação diagnóstica de textos produzidos por estudantes para planejar e orientar a escrita final de uma notícia.
Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
literaturas e identidades, formação leitora, literatura de autoria feminina, ensino de literatura
Poemas de Luiz Gama
texto literário, poema, poesia, Luiz Gama
Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
formação docente, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.