Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, formação leitora, literatura, livros
O artigo de opinião é um gênero do campo jornalístico que desempenha um papel importante na educação para a cidadania de crianças e jovens. Para escrever um artigo de opinião, as alunas e os alunos são encorajadas(os) a:
A pesquisa e a busca por informações confiáveis são exercícios essenciais para que as(os) estudantes sejam capazes de embasar seus argumentos, sustentar suas opiniões, articular suas próprias ideias de forma organizada e persuasiva, além de promover a comunicação íntegra e responsável de informações ao público.
Pensando na importância do artigo de opinião para o desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes e para a valorização de suas vozes no diálogo com questões de interesse público, reunimos nesse especial materiais que podem auxiliar o trabalho com o gênero na escola.
O Caderno Docente “Pontos de vista” reúne 11 oficinas com atividades alinhadas à BNCC e que trabalham diversos aspectos do gênero artigo de opinião como, por exemplo, o papel do debate e da argumentação para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade (Oficina 4), a identificação e mobilização de tipos de argumentos para a sustentação de uma tese (Oficina 7) e o reconhecimento das diversas vozes e posições com as quais as(os) articulistas interagem (Oficina 8). O Caderno ainda traz orientações para a realização de uma avaliação diagnóstica deste gênero (Oficina 1) e uma importante reflexão sobre a liberdade de expressão no contexto contemporâneo e como ela se relaciona com a escrita de artigos de opinião (Oficina 2).
Confira a sequência didática Como trabalhar a participação política por meio de artigos de opinião, elaborada pela professora Ana Paula Severiano, que propõe a produção de texto a partir do tema da participação política das juventudes brasileiras na atualidade. Já a seqência didática Leitura de artigo de opinião, escrita pela professora Margarete Schlatter, busca criar oportunidades para a formação de leitores proficientes a partir de uma leitura aprofundada do texto "Tá com dó do refugiado? Leva pra casa!", do articulsta Leonardo Sakamoto.
No vídeo Regulamentação de fake news: censura ou civilidade?, o professor Felipe Leal aproveita os conceitos de notícia falsa e desinformação para trazer dicas de como organizar as ideias em um texto argumentativo.
Leia o artigo Argumentação, cidadania e participação social: o gênero discursivo artigo de opinião na Olimpíada, de Ivoneide Bezerra de A. S. Marques, publicado na edição nº 34 da revista Na Ponta do Lápis sobre a importância de ler e escrever textos argumentativos na escola e o papel do artigo de opinião no letramento cívico de estudantes. A autora ainda analisa textos de alunas e alunos considerando alguns critérios avaliativos como adequação ao gênero, adequação linguística, marcas de autoria, dentre outros, e refletindo sobre alguns dos problemas mais recorrentes na escrita desse gênero.
Aproveite e assista ao seminário Ecos das cidades na voz dos jovens, com a participação de Alexandre Pereira, Eliane Brum e João Alegria, comentando suas impressões e análises sobre artigos de opinião escritos por estudantes que participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa, entre os anos de 2008 e 2012.
Assista também ao vídeo Artigo de opinião: Ideias em debate que enfoca três momentos de um trabalho realizado a partir do tema “Amazônia: devemos priorizar o desenvolvimento econômico ou a preservação da floresta?”: a preparação para o debate, a realização de um debate regrado e a escrita de um artigo de opinião.
Ainda é possível conhecer mais sobre esse gênero textual jogando: conheça os jogos Pontos de Vista e Questões Polêmicas do Brasil, e convide sua turma de estudantes a opinar, argumentar e discutir questões polêmicas, desenvolvendo posicionamentos consistentes de forma lúdica e divertida.
Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, formação leitora, literatura, livros
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
BNCC, multissemiose, multimodalidade, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.