Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Artigo de opinião: um convite ao diálogo sobre temas de interesse público

Portal Escrevendo o Futuro

13 de setembro de 2023

O artigo de opinião é um gênero do campo jornalístico que desempenha um papel importante na educação para a cidadania de crianças e jovens. Para escrever um artigo de opinião, as alunas e os alunos são encorajadas(os) a: 

  • envolver-se com temas locais, nacionais ou globais;
  • refletir sobre questões sociais, econômicas ou culturais que afetam uma comunidade;
  • dialogar com as diversas vozes que constituem o debate público, expondo problemas e propondo soluções;
  • integrar uma agenda política e participar de instâncias onde ocorrem tomadas de decisões.

 A pesquisa e a busca por informações confiáveis são exercícios essenciais para que as(os) estudantes sejam capazes de embasar seus argumentos, sustentar suas opiniões, articular suas próprias ideias de forma organizada e persuasiva, além de promover a comunicação íntegra e responsável de informações ao público. 

Pensando na importância do artigo de opinião para o desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes e para a valorização de suas vozes no diálogo com questões de interesse público, reunimos nesse especial materiais que podem auxiliar o trabalho com o gênero na escola. 

 

O Caderno Docente “Pontos de vista” reúne 15 oficinas com atividades alinhadas à BNCC e que trabalham diversos aspectos do gênero artigo de opinião como, por exemplo, o papel da argumentação (Oficina 1), a identificação de esquemas argumentativos no texto (Oficina 7), a construção de argumentos para a sustentação de uma tese (Oficina 9), a identificação e formulação de questões polêmicas (Oficina 8), o reconhecimento das diversas vozes e posições com os quais as(os) autoras(es) interagem (Oficina 11) e a busca de informações confiáveis (Oficina 12).

 

Confira também a sequência didática Como trabalhar a participação política por meio de artigos de opinião, elaborada pela professora Ana Paula Severiano, que propõe a produção de texto a partir do tema da participação política das juventudes brasileiras na atualidade.

 

Já no vídeo Regulamentação de fake news: censura ou civilidade?, o professor Felipe Leal aproveita os conceitos de notícia falsa e desinformação para trazer dicas de como organizar as ideias em um texto argumentativo.

 

Leia o artigo Argumentação, cidadania e participação social: o gênero discursivo artigo de opinião na Olimpíada, de Ivoneide Bezerra de A. S. Marques, publicado na edição nº 34 da revista Na Ponta do Lápis sobre a importância de ler e escrever textos argumentativos na escola e o papel do artigo de opinião no letramento cívico de estudantes. A autora ainda analisa textos de alunas e alunos considerando alguns critérios avaliativos como adequação ao gênero, adequação linguística, marcas de autoria, dentre outros, e refletindo sobre alguns dos problemas mais recorrentes na escrita desse gênero.

 

Aproveite e assista ao seminário Ecos das cidades na voz  dos jovens, com a participação de Alexandre Pereira, Eliane Brum e João Alegria, comentando suas impressões e análises sobre artigos de opinião escritos por estudantes que participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa, entre os anos de 2008 e 2012.

 

Assista também ao vídeo Artigo de opinião: Ideias em debate que enfoca três momentos de um trabalho realizado a partir do tema “Amazônia: devemos priorizar o desenvolvimento econômico ou a preservação da floresta?”: a preparação para o debate, a realização de um debate regrado e a escrita de um artigo de opinião.

 

Ainda é possível conhecer mais sobre esse gênero textual jogando: conheça os jogos Pontos de Vista e Questões Polêmicas do Brasil, e convide sua turma de estudantes a opinar, argumentar e discutir questões polêmicas, desenvolvendo posicionamentos consistentes de forma lúdica e divertida.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Portal Escrevendo o Futuro renova visual e organização dos conteúdos
sobre o Programa

Portal Escrevendo o Futuro renova visual e organização dos conteúdos

Conheça as novidades que facilitam a experiência de navegação por temas de interesse

portal escrevendo o futuro, formação docente, programa EoF, programa escrevendo o futuro

Imagem de capa de Conheça as educadoras da nova seção “Sala de professoras”
sobre o Programa

Conheça as educadoras da nova seção “Sala de professoras”

Veja as trajetórias das colunistas que abordarão diversos temas neste espaço de interlocução

planejamento docente, formação docente, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, programa escrevendo o futuro

Imagem de capa de Diga-me alguma coisa, pelo amor de Deus!
textos literários

Diga-me alguma coisa, pelo amor de Deus!

Leia o conto do escritor Sacolinha sobre a sua busca por inspiração para escrever

Imagem de capa de Crônica: para abordar a literatura do cotidiano nas aulas de língua portuguesa
especiais

Crônica: para abordar a literatura do cotidiano nas aulas de língua portuguesa

Confira a seleção de conteúdos para o trabalho com esse gênero textual

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000