Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro

248.196 usuários cadastrados
Portal Olimpíadas


Em 2012, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro quer envolver os educadores das escolas públicas das diversas regiões do país, que batalham pelo aprimoramento do ensino da leitura e da escrita na educação básica. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para que os professores entrem em contato com uma metodologia de trabalho de leitura e produção de texto articulada aos conteúdos previstos para cada ano escolar.



Aceite o convite, inscreva-se!


■ Quem pode participar

Professores que estejam lecionando em 2012 e alunos matriculados em instituições de ensino mantidas pela União, pelo Distrito Federal, pelo poder público estadual ou municipal, podem se inscrever nos seguintes gêneros e anos escolares:

Como participar



■ Adesão das redes de ensino estadual e municipal

As secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal, por meio de seus secretários, deverão, durante o período de 19/3/2012 a 25/5/2012, preencher e enviar pela internet o termo de adesão que está disponível no site mencionado acima.


■ Inscrição dos professores

Os professores poderão se inscrever – com a autorização/anuência do diretor da escola – na Olimpíada, no período de 19/3/2012 a 25/5/2012. A inscrição é gratuita e realizada somente pela internet. A ficha de inscrição eletrônica está disponível para preenchimento e envio no site da Olimpíada.



■ Formação a distância

Após a inscrição, o professor começa a receber a revista Na Ponta do Lápis, uma publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente, e também estará automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma oportunidade de formação a distância, voltada para o ensino de língua – um espaço para que integrantes de todo o Brasil possam trocar informações e experiências e participar de cursos on-line.

O professor de língua portuguesa poderá se inscrever nas novas turmas para o curso virtual “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”. O curso possibilita vivenciar uma sequência didática (SD) para escrever a resenha de um produto cultural e, a partir dessa vivência, compreender quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD na escola. Para mais informações acesse o site da Olimpíada.

■ Fique atento ao cronograma da Olimpíada


Revista Na Ponta do Lápis
Ano VIII
Número 19
Março de 2012



 


Olá, visitante.

Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar logado. Clique aqui para se identificar.

 

 

 

 

 

 


Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP

Central de atendimento: 0800 - 7719310

processando