Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / indicações: ler, ver e ouvir

Resenha: Sistema de Escrita Alfabética

Artur Gomes de Morais estreita as relações entre os processos de letramento e alfabetização

Sonia Madi

07 de agosto de 2023

Coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec.


O artigo aqui publicado integra os Cadernos do Cenpec (imagem abaixo, à esquerda).

Artur Gomes de Morais, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), debate em seu novo livro as relações entre os processos de letramento e alfabetização, propondo o ensino sistemático da notação alfabética aliado à vivência cotidiana de práticas de leitura e escrita.

O autor expõe e analisa os métodos, processos e técnicas de alfabetização nas seis últimas décadas e considera que as teorias construtivistas, especialmente a psicogênese da língua escrita, são as que mais amplamente explicam os processos de alfabetização. No entanto, pondera que a compreensão superficial dessa teoria, muitas vezes entendida como uma didática, tem gerado alguns equívocos. O entendimento de que os alunos constroem esse conhecimento de forma natural e espontânea, lendo e produzindo textos, que levou ao abandono do ensino explícito do sistema de escrita alfabética, é um desses equívocos.

Com relação a esse último aspecto, o autor considera, entretanto, fundamental o desenvolvimento da consciência fonológica, entendida como um conjunto de habilidades, e sugere algumas atividades práticas para desenvolvê-la, como jogos e o trabalho com textos poéticos de tradição popular. 
Reconhecer a necessidade do ensino sistemático da notação alfabética não significa, porém, para Artur Morais, propor a recuperação de antigas metodologias, que consideram a escrita como código, nem defender o uso de textos sem sentido, escolhidos pelas sílabas e letras que as crianças precisam aprender, tampouco se bater pela utilização de métodos fônicos que trabalham a consciência dos fonemas.

Segundo o autor, Emília Ferreiro nega o papel da consciência fonológica como requisito para a criança alcançar a escrita silábica. Morais contesta e analisa as diversas fases descritas por Ferreiro, identificando a presença de análises fonológicas em manifestações de escritas espontâneas, isto é, não convencionais de crianças.

Nos capítulos iniciais, apoiando-se em Magda Soares, Artur Morais defende a necessidade de reinventarmos a alfabetização e, ao longo dos outros capítulos, propõe, como indicamos anteriormente, um ensino em que as crianças reflitam sobre a dimensão sonora e gráfica das palavras, baseadas em sua notação escrita, ao mesmo tempo em que desfrutem e convivam com práticas de leitura e escrita.

Considera a organização dos anos escolares em ciclos inclusiva e respeitadora da diversidade dos educandos, mas, para que ela seja eficaz, o autor defende que é necessário o estabelecimento de metas específicas para cada período escolar. Aborda, por isso, as expectativas de aprendizagem para os três anos do ciclo inicial, destacando, para o primeiro ano, a compreensão da natureza e do funcionamento do sistema alfabético; para o segundo ano, a consolidação do domínio das relações convencionais entre fonema-grafema e, para o final do terceiro, o domínio da norma ortográfica.

A obra não perde de vista as atividades práticas e elenca uma série delas, agrupadas em diferentes categorias, orientando as mediações necessárias para que as aprendizagens se consolidem. Contudo, enfatiza sempre que a construção do sistema de escrita deve estar conjugada com a compreensão e fluência em leitura e produção de textos.


Essa apropriação, assim, depende das oportunidades que as crianças têm de conviver com experiências de leitura e escrita e de desfrutar delas. A diferença entre essas experiências é que distancia as crianças das camadas populares daquelas que vêm de lares letrados. Apoiado em várias pesquisas, salienta a disparidade entre esses grupos presente no início da escolarização e na sua evolução. O tipo de ensino a ser ofertado nas escolas é ressaltado como um fator determinante para superar essa desvantagem.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, formação leitora, ensino de literatura, literaturas e identidades

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

Luiz Gama, texto literário, poema, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000