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Falta de materiais para o trabalho com gêneros

Portal Escrevendo o futuro

01 de agosto de 2023

Falta de materiais para o trabalho com gêneros

Falta de materiais para o trabalho com gêneros

Boa tarde,

Meu nome é Maria de Lourdes Cupertino Gomes e moro em Caratinga, MG. Leciono aqui no quinto ano, e na cidade vizinha, Santa Rita de Minas, no sétimo e oitavo anos. Estou iniciando um trabalho com gêneros, mas encontro dificuldades por falta de materiais disponíveis. Uso jornais e revistas, mas muitas vezes já foram lidos e até recortados, o que dificulta o desenvolvimento das propostas. Gostaria de receber sugestões sobre esse assunto.

Desde já agradeço.

Abraços,

Maria de Lourdes – Caratinga, MG

Cara professora Maria de Lourdes,

Entendo perfeitamente sua preocupação e fico realmente feliz por saber que você, apesar das dificuldades, acredita e desenvolve um trabalho com gêneros discursivos.

Considerando os anos em que você atua e os focos da Olimpíada, pensaremos, inicialmente, em Poemas (5º ano) e em Memórias Literárias (7º e 8º anos). Para ambos, entendo ser possível realizar as oficinas, contando com a participação efetiva da comunidade. Explico melhor: é preciso apostar bastante na possibilidade de os seus alunos realizarem uma coleta de informações fora do espaço escolar, de modo que os textos produzidos oralmente por pessoas da família, vizinhos, conhecidos ou mesmo outros moradores do município possam servir como fonte para a produção de textos escritos em sala de aula.

No caso de poemas, o Caderno do Professor “Poetas da Escola”, disponível no Portal da Olimpíada e distribuído a todas as escolas públicas (na versão impressa), retrata a oportunidade de os alunos saírem em busca dos poemas conhecidos, como forma de reunir textos que possam ser recitados e analisados ao longo das oficinas. Do mesmo modo, esse momento de conversa e coleta é a aposta para o gênero Memórias Literárias, no Caderno “Se bem me lembro...”, já que os alunos devem realizar entrevistas com antigos moradores da cidade, para que tenham informações sobre as histórias pessoal e do lugar.

Talvez, no seu caso, seja interessante investir também na visita de pessoas à escola, de forma que esses momentos orais possam acontecer na sala de aula, contando com sua orientação e posterior discussão coletiva.

Além disso, como você tem acesso a um computador, seria interessante buscar textos desses gêneros em sites e blogs conhecidos, a fim de aumentar o acervo disponível para o trabalho, além de realizar a leitura de todos os textos presentes nos dois cadernos da Olimpíada já mencionados.

Pensando agora nos demais gêneros, procure resgatar materiais escritos que circulam na comunidade, com a ajuda dos alunos, selecionando práticas de leitura e escrita que fazem parte da rotina dos moradores desses municípios. Assim, vale investir em diferentes textos: desde folhetos de propaganda, caixas e rótulos de produtos, jornais locais, até trechos de programas de TV e rádio (que poderão ser gravados e ouvidos na escola) e textos acessados pela internet pelos próprios alunos, ao alcance de alguns até pelo celular (talvez, não seja uma realidade para todos).

Uma dica final: acesse a publicação Textos Finalistas, edição 2012, a fim de levar para a turma vários textos produzidos por alunos como eles. Estou certa de que esses exemplos poderão render boas discussões e inspirar novas produções escritas!

Obrigada pelo envio de sua pergunta e muito sucesso!

Um abraço e até já,

Olímpia

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