Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Pela integração no ensino da Língua Portuguesa!

Portal Escrevendo o futuro

01 de agosto de 2023

Pela integração no ensino da Língua Portuguesa!

Pela integração no ensino da Língua Portuguesa!

Sou professora do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Como tenho que lecionar gramática, literatura e redação, pergunto: como divido minhas aulas, que aliás, são 4,5 em cada série? Pode me ajudar a planejá-las?

Flávia Fabiano

Cara professora Flávia,

Acredito que sua preocupação deva retratar o contexto de trabalho de muitos professores de Ensino Médio, em diferentes regiões do nosso país. Então, quero agradecê-la pelo envio de sua pergunta, pois assim tenho a oportunidade de falar um pouquinho sobre a metodologia proposta pelo programa Escrevendo o Futuro que, entendo, ilustra uma possível alternativa para contemplar essa variedade de componentes envolvidos no ensino da Língua Portuguesa.

Como sabe, no nosso programa trabalhamos com a ideia de que o ensino da língua deva ser orientado pelo estudo e análise de gêneros discursivos, tomados como um instrumento cultural e didático.

Pensando na prática pedagógica, significa dizer que o planejamento do professor precisa contemplar a seleção de gêneros a serem ensinados ao longo do ano, assim como a construção de sequências didáticas, voltadas a diferentes práticas de linguagem e dimensões do gênero, com vistas a favorecer a ampla reflexão por parte dos alunos, de forma contextualizada e articulada. E é nesse ponto que nossa conversa ganha maior destaque!

Vamos relembrar essa noção para pensarmos juntas? Para tanto, recorro à definição presente no glossário do curso virtual “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”:

Sequências didáticas (SD) são sequências de atividades — de diferentes tipos e níveis de complexidade — que se articulam entre si e se organizam como oficinas. Centrada num gênero discursivo de interesse pedagógico, cada oficina visa objetivos parciais bem definidos: identificar um gênero como a crônica, com base em comparações entre textos diversos; (re)conhecer o plano geral do texto de um artigo de opinião; identificar as situações de comunicação próprias das memórias literárias; depreender os recursos linguístico-gramaticais mobilizados por narrativas ficcionais; etc. O objetivo comum a todas as oficinas que compõem uma SD é o desenvolvimento da proficiência, oral e/ou escrita, num certo gênero, assim como a reflexão sobre aspectos pertinentes da língua e da linguagem.

Elegendo o trabalho com a SD para suas aulas, você poderá desenvolver diferentes oficinas com seus alunos e, por meio delas, contemplar propostas de leitura (contando com uma diversidade de textos, autores e temas), produção oral e escrita, análise e reflexão sobre a língua e a linguagem, em diferentes momentos, sendo todos integrados e voltados a um determinado gênero discursivo. Entre outros, entendo que um ganho significativo do trabalho com SD seja a possibilidade de ultrapassarmos a barreira do ensino segmentado, a fim de promovermos desafios, descobertas e encontros mais efetivos de nossos alunos com a Língua!

Bem, mas como “exemplos falam mais (e melhor) que mil palavras”, deixarei você e os demais leitores em excelente companhia: os Cadernos Virtuais da Olimpíada, que retratam exatamente cada etapa do percurso para o ensino de gêneros, em função do trabalho com oficinas.

- Caderno Virtual “A Ocasião faz o escritor” (proposta de ensino do gênero crônica, voltado a alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio).

- Caderno Virtual “Pontos de Vista” (focado no gênero artigo de opinião e dirigido a alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio).

Para terminar, seguem mais duas dicas, a fim de provocar mais reflexões sobre SD e, espero, encorajá-la a esboçar uma sequência didática em um outro gênero de interesse dos seus alunos:

- Texto produzido por Sonia Madi, coordenadora da Olimpíada, e publicado na Revista Na Ponta do Lápis:Sequência didática: por que trilhar o caminho proposto”.

- Curso Virtual “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”, oferecido pelo Programa no decorrer do ano.


Agradeço pelo envio de sua pergunta. Espero que muitos colegas possam deixar comentários e sugestões para proveito de todos nós! 

Um abraço e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula
especiais

Lendo mulheres: a literatura de autoria feminina nas salas de aula

Veja conteúdos selecionados para apoiar a leitura de mais escritoras em suas aulas de Língua Portuguesa

literatura de autoria feminina, ensino de literatura, literaturas e identidades, formação leitora

Imagem de capa de Poemas de Luiz Gama
textos literários

Poemas de Luiz Gama

Leia três poemas do escritor que introduziu a voz negra na literatura brasileira

texto literário, Luiz Gama, poema, poesia

Imagem de capa de Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal
sobre o Programa

Campanha: atualize seus dados de raça/cor no cadastro do Portal

Veja como atualizar suas informações e saiba mais sobre o processo de autodeclaração

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

formação docente, literatura indígena, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000