Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé Fale conosco
Portal da Olimpiada de Lingua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Linkes rede sociais.        

Pergunte a Olímpia

Inicio do conteudo

Pergunte à Olímpia: Navegue pelas perguntas abaixo utilizando as setas e tecle enter para acessar a pergunta.

Autor Profª Olímpia
Pergunta:

Professora Olímpia fala sobre a relação entre a área de Linguagens e o componente de Língua Portuguesa.

 

Queridos leitores,

Nesta semana, daremos continuidade às inquietações de vocês, dando lugar de destaque à relação, prevista na BNCC, entre a área de Linguagens e o componente de Língua Portuguesa (LP), em função das seguintes perguntas (encaminhadas via enquete sobre a Base):

- Organização da BNCC por áreas e disciplinas/ano: o que muda na prática?

- Na área de linguagens, proposta na BNCC, como trabalhar com LP e gêneros digitais?


Para contextualizar a discussão e promover uma maior aproximação com os dizeres da BNCC (p. 61), no que se refere ao trabalho de Língua Portuguesa inserido na área de Linguagens, é importante considerar:

Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.

As linguagens, antes articuladas, passam a ter status próprios de objetos de conhecimento escolar. O importante, assim, é que os estudantes se apropriem das especificidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas. Mais do que isso, é relevante que compreendam que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação.

A partir de tais afirmações, convido vocês para um passeio por três diferentes vídeos que, seguramente, contribuirão para a nossa prosa.

Primeiro, um vídeo voltado à organização da BNCC, especificamente da área de Linguagens:

Agora, para nos auxiliar a refletir sobre essa “nova proposta”, posta em evidência pela relação entre a área de Linguagens e o componente de Língua Portuguesa, segue o segundo vídeo, contando com a competente voz do professor Egon Rangel (PUC-SP):

Como ressaltado pelo professor Egon, é importante pensarmos nos textos contemporâneos e “na referência que uma linguagem faz à outra”, sendo os gêneros multimodais exemplos típicos desse convívio plural de linguagens.

Por fim, chegamos ao terceiro vídeo, da professora Maria Alice Junqueira (CENPEC), que retrata não apenas o convite da BNCC ao “encontro de linguagens”, mas chama a atenção para os focos de trabalho em cada prática de linguagem (leitura/escuta; escrita; oralidade e análise linguística/semiótica) do componente de Língua Portuguesa:    

Para terminar, seguem outros dois passeios virtuais, que poderão acolher, respectivamente, à primeira e à segunda perguntas de nossos leitores:

Como de costume, passo a voz a vocês, para comentários!

Bj, obrigada pelas perguntas e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários

Adicionar comentário

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar

Título

fim do conteudo
inicio do rodapé
Parceiros
Fundação Roberto Marinho
 
Futura
 
Undime
 
Conséd
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itaú
 
Ministério da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310
Fim do rodapé