Home
Formação
Pergunte à Olímpia

Pergunte à Olímpia

A área de Linguagens e o ensino de LP
Profª Olímpia

Professora Olímpia fala sobre a relação entre a área de Linguagens e o componente de Língua Portuguesa.

 

Queridos leitores,

Nesta semana, daremos continuidade às inquietações de vocês, dando lugar de destaque à relação, prevista na BNCC, entre a área de Linguagens e o componente de Língua Portuguesa (LP), em função das seguintes perguntas (encaminhadas via enquete sobre a Base):

- Organização da BNCC por áreas e disciplinas/ano: o que muda na prática?

- Na área de linguagens, proposta na BNCC, como trabalhar com LP e gêneros digitais?


Para contextualizar a discussão e promover uma maior aproximação com os dizeres da BNCC (p. 61), no que se refere ao trabalho de Língua Portuguesa inserido na área de Linguagens, é importante considerar:

Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.

As linguagens, antes articuladas, passam a ter status próprios de objetos de conhecimento escolar. O importante, assim, é que os estudantes se apropriem das especificidades de cada linguagem, sem perder a visão do todo no qual elas estão inseridas. Mais do que isso, é relevante que compreendam que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação.

A partir de tais afirmações, convido vocês para um passeio por três diferentes vídeos que, seguramente, contribuirão para a nossa prosa.

Primeiro, um vídeo voltado à organização da BNCC, especificamente da área de Linguagens:

Agora, para nos auxiliar a refletir sobre essa “nova proposta”, posta em evidência pela relação entre a área de Linguagens e o componente de Língua Portuguesa, segue o segundo vídeo, contando com a competente voz do professor Egon Rangel (PUC-SP):

Como ressaltado pelo professor Egon, é importante pensarmos nos textos contemporâneos e “na referência que uma linguagem faz à outra”, sendo os gêneros multimodais exemplos típicos desse convívio plural de linguagens.

Por fim, chegamos ao terceiro vídeo, da professora Maria Alice Junqueira (CENPEC), que retrata não apenas o convite da BNCC ao “encontro de linguagens”, mas chama a atenção para os focos de trabalho em cada prática de linguagem (leitura/escuta; escrita; oralidade e análise linguística/semiótica) do componente de Língua Portuguesa:    

Para terminar, seguem outros dois passeios virtuais, que poderão acolher, respectivamente, à primeira e à segunda perguntas de nossos leitores:

Como de costume, passo a voz a vocês, para comentários!

Bj, obrigada pelas perguntas e até já,

Olímpia

Comentários

Ver mais comentários
Adicionar comentário
Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.
Clique aqui para se identificar
Título
Comentário
Parceiros
Futura
 
Undime
 
Consed
Coordenação técnica
Cenpec
Iniciativa
Itau
 
Ministerio da Educação
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Minas Gerais, 228 Higienópolis, CEP 01244-010 São Paulo/SP
Central de atendimento: 0800-7719310